sexta-feira, 27 de novembro de 2009

OSUEL SE APRESENTA DIA 28 NO CINE TEATRO UNIVERSITÁRIO OURO VERDE



Dia 28 de novembro, sábado, a Casa de Cultura UEL promove novo concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, às 20h30, com entrada livre. Nesse ano foram realizados uma série concertos e projetos pedagógicos, em comemoração aos 25 anos da Orquestra, que é reconhecida como a primeira sinfônica do Paraná. O concerto desse sábado faz parte do projeto aprovado pela SETI intitulado ´Orquestra Sinfônica da UEL_CircuAÇÃO Paraná: Concertos Didáticos | Apreciação Musical | Concertos Temporada 2009´.


 
A regência estará a cargo da maestrina Elena Herrera. Cubana de nascimento, Herrera desenvolve um trabalho na Orquestra Sinfônica da UEL cmo regente titular e diretora artística desde setembro de 2008. A maestrina é reconhecida pela sua trajetória na Pedagogia Musical, na Regência Orquestral com importantes Orquestras do Brasil e do exterior.

 
Neste sábado, serão apresentadas obras do período barroco, do compositor italiano Tomaso Albinoni, do período romântico do russo Peter Ilich Tchaikovsky e a obra clássica de um dos compositores da "Trindade Vienense", Franz Joseph Haydn, que em 2009 completa 200 anos de morte.

 
Marcos Aquino de Souza será o solista no “Concerto para oboé (Op. 9 nº 2) em ré menor”  de  Albinoni. Aquino iniciou seus estudos de oboé em 1981, no Conservatório Dramático e Musical “Carlos de Campos” de Tatuí. Atuou como principal oboísta por vários anos na Orquestra e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí-SP e de outras orquestras. Já o músico Nildo Rocha Baía será o solista na obra do russo Tchaikovsky, “Concerto para Violino (Op.35) em Ré Maior”. Baía iniciou os seus estudos de música aos 12 anos na Universidade Federal do Pará. Aos 13 anos ingressou na classe de violino e participou de vários festivais. Desde 1995 é membro integrante da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, com a qual atuou várias vezes como solista.



 Serviço: CONCERTO OSUEL
Cine Teatro Universitário Ouro Verde
28 de novembro de 2009
20h30
Entrada Livre

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mudança no Valor do Ingresso do Cine Com Tour UEL

Os valores dos ingressos do Cine Com Tour UEL passarão a custar R$10,00 (inteiro) e R$5,00 (meio) a partir do dia 04 de dezembro. Os valores não eram alterados desde a inauguração da sala de cinema da Universidade Estadual de Londrina no Shopping Com Tour em 2005 e, portanto, estavam defasados.

Comunicamos também que entre os dias 28 de novembro a 03 de dezembro a programação do Cine Com Tour UEL estará voltada para a Mostra de Cinema de Londrina, realizada pela Kinoarte - Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, com apoio da Casa de Cultura UEL, com entrada franca.

Para mais informações sobre a mostra acesse: http://mostralondrina.blogspot.com

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Show de lançamento do CD “A Mulher das Palavras”

A jornalista e escritora Karen Debértolis lança seu primeiro cd na Casa de Cultura da UEL – Artes Plásticas nessa sexta feira, dia 27 de novembro, às 20h. Nesse trabalho ela apresenta algumas letras inéditas e outras tiradas do seu livro Calidoscópio, publicado em 1995. Karen e Bruno Morais assinam o cd e contam com a participação dos músicos Mizão, Flávio Nunes, Leonardo Cacione, Filipe Barthem, Rafael Fuca, André Vercelino e Edna Aguiar.

O cd é resultado de um projeto aprovado pelo Promic em 2007. Segundo a escritora, essa produção estabelece uma relação intrínseca entre letra e música. . “Nesse projeto não houve a história de música de acompanhamento. O trabalho estabeleceu uma relação entre a vertente da ‘spoken words’ com o jazz, a MPB e o rock. Queria que os músicos tivessem uma compreensão do texto para criar as melodias, criar um diálogo, onde música e palavra se entretecessem”, defende Karen. A jornalista também se preocupou com sua preparação vocal, que contou com o apoio da cantora londrinense Meire Valdin.

O lançamento do CD “A Mulher das Palavras” será na forma de um pocket show, ou seja, um show de curta duração mas que promete envolver o público. 

Juntamente com o show, o Coletivo Manada vai fazer mais uma performance na Casa de Cultura. O grupo é composto por alunos de Artes Visuais e alguns colaboradores da Universidade Estadual de Londrina formado em março deste ano, que realizam performances artísticas com o apoio da Casa de Cultura da UEL – Artes Plásticas. A ideia do Coletivo é continuar ocupando, literalmente, o espaço. O grupo vai dormir na vitrine, fazendo uso de pijamas, escovando os dentes, simulando o ato de preparação para deitar. 

Performance do Coletivo Manada e lançamento CD “A Mulher das Palavras”, dia 27 de novembro, às 20h na Casa de Cultura da UEL – Artes Plásticas.

Serviço
Show de Lançamento “A Mulher das Palavras” – Karen Debértolis
Local: Casa de Cultura da UEL _ Artes Plásticas
Endereço: Av. JK, 1973
Horário: 20h
Entrada Franca
Preço do CD: 10 reais.

Para ouvir algumas faixas do CD, “A Mulher das Palavras” acesse: 
http://www.myspace.com/karendebertolis


Dança Contemporânea no Paraná



Espetáculo da Cecilia Gama Cia. de Dança, de Maringá, participante do projeto - Foto Divulgação 

Artistas, pesquisadores e professores de dança de sete cidades do Paraná circulam pelo estado com espetáculos, oficinas e palestras



 Nos dias 29 e 30 de novembro, Londrina recebe o projeto Dança contemporânea no Paraná: circuito compartilhado, que reúne 21 pessoas, entre produtores, artistas, pesquisadores e professores de dança, de sete cidades do estado: Guarapuava, Curitiba, Londrina, Campo Mourão, Ponta Grossa, Maringá e Umuarama.

Configurado a partir do princípio de descentralização, o Circuito Compartilhado busca promover o diálogo sobre a dança contemporânea no Paraná e identificar maneiras de despertar sua potencialidade.

Para isso prevê encontros de dança em três cidades: Campo Mourão, Guarapuava e Londrina. Todas as atividades serão gratuitas e abertas à comunidade. Fazem parte da programação palestras sobre políticas públicas, painéis sobre as condições da dança nas cidades envolvidas, apresentações de dança contemporânea com mediação de profissional, oficinas e mostras de vídeo.

O projeto está sendo viabilizado com recursos do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2008. Tem a concepção e a coordenação de Marila Velloso, bailarina, doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e professora de dança da Faculdade de Artes do Paraná.


Serviço:

Dias 29 (domingo) e 30 (segunda) de novembro das 9h às 12h15 e das 14h30 às 21h
Local: Casa da Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Divisão de Artes Cênicas: Rua Duque de Caxias, 3391, Centro.
Entrada franca
Realização: Fundação Nacional de Arte (Funarte)/Ministério da Cultura
Empreendimento: Contacto Associação Cultural
Apoio: Unicentro, Casa de Cultura UEL, Sesc PR Campo Mourão e Fórum de Dança de Curitiba

Mais informações em:
Uno, espetáculo do  Grupo de Dança da FAP,
participante do projeto - Foto Luana Navarro - Divulgação
 

Programação:

OFICINAS

Dia 29/11

Oficina 1 – Das 9h às 10h30
Laban: coreologia e a criação em dança, com Juliana Greca (Guarapuava/PR)

O foco desta oficina é a teoria de Laban sobre movimento. A partir daí, acessaremos caminhos que auxiliam no processo de criação em dança abordando não só a teoria sobre eukinética, como também experiências práticas de pesquisa de movimento.
Destina-se a: interessados em dança, atores, bailarinos, professores de arte e educação física. Requisitos: papel, caneta e vir com roupas confortáveis.

Oficina 2 - Das 10h45h às 12h15
O Corpo: A escuta e a criação, com Rosemeri Rocha e Mariana Baptista (Curitiba/PR)

Parte-se do entendimento que o corpo é o foco e a própria matéria-prima para criação do movimento e escuta do ambiente. Portanto, a proposta focaliza o estudo da anatomia e da fisiologia como ponto de partida para investigar as possibilidades de movimento do corpo. Através da experiência da percepção, o criador investiga, identifica e registra as sensações. Constrói sua pesquisa individual e se relaciona com o material selecionado durante a oficina.
Conteúdo: Partes do corpo (mãos, coluna, cabeça-quadril e pernas); Improvisação  com o material absorvido da investigação; Partituras individuais.              
Destina-se a: pessoas maiores de 14 anos.

Dia 30/11

Oficina 1 - Das 9h às 10h30
Para articular, com Gevana Freitas (Umuarama/PR)

Trabalhos envolvendo alongamento, movimentos articulares e pesquisa de movimentos.
Destina-se a: qualquer adulto disponível (a partir de 16 anos) ou interessado em uma experiência através de uma aula de dança.

Oficina 2 - Das 10h45 às 12h15
Dança Contemporânea e princípios do Body-Mind Centering®, com Marila Velloso (Curitiba/PR)

Aula de dança contemporânea que articula padrões pré-vertebrados e o sistema de fluidos como suporte para a movimentação em dança.
Destina-se a: bailarinos profissionais, criadores-intérpretes, e pessoas interessadas com alguma vivência em dança.

CONVERSA-PALESTRA seguida de MOSTRA DE VÍDEOS

Dia 29/11, das 14h30 às 16h30

Dança enquanto Área de atuação política, com Marila Velloso

Reflexão acerca da dança como área de atuação política abrangendo a temática do Sistema Nacional de Cultura e Plano Nacional de Dança, campos de representatividade específica, a importância das mobilizações e da organização da sociedade civil.

17h Mostra de vídeo

Dia 30/11, das 14h30 às 16h30

Dança Contemporânea no Paraná: Circuito compartilhado, com colaboradores e co-organizadores do projeto

Apresentação de contextos de dança de determinadas cidades paranaenses e debate sobre questões pertinentes a realidade local de Guarapuava com o público presente. Apontamentos sobre a atuação do Fórum de Dança de Curitiba e Contacto Associação Cultural. Levantamento de proposições conjuntas para a expansão do campo da dança no estado.

APRESENTAÇÕES

Dia 29/11 às 18h

1) Cia UNIPAR de Dança Contemporânea (Campus Umuarama/PR)
Imagens desconexas

Através de laboratórios corporais e pesquisas acerca do agir cotidiano das pessoas, o grupo trouxe para o centro de seu novo trabalho discussão sobre as aproximações e distanciamentos nas interpretações que se pode ter de um mesmo objeto, de um momento, um flash na vida das pessoas. O ser ou o estar em cena, em uma janela, em um lugar que possa determinar quem somos, ou o que pretendemos ser.

Somos cegos ao óbvio
Preferimos escutar o silencio a ouvir qualquer grito;
Escondemos-nos atrás de nos mesmos
Atrás de imagens e visões óbvias e mediocremente iguais a tantas outras
Reproduzimos Imagens Desconectadas daquilo que realmente acreditamos.

Ficha técnica
Coreógrafa: Solmara Castello Branco de Oliveira
Intérpretes-criadores: Valeria Silva e Paulo Vitor Quinalia
Direção Geral: Solmara Castello Branco de Oliveira
Criação Cênica e Iluminação: Solmara Castello de Oliveira
Figurino: Paulo Quinalia e Tatiana Biaca.

2) Grupo NEAC - Núcleo Experimental de Artes Corporais (Londrina/PR)

ColecionaDOR (solo)

A experiência de ser estudante de dança deixa marcas indeléveis no corpo (lembrança, psicologia, comportamento, anatomia, visão de mundo). A profissionalização é uma opção pela vida artística que ali se revela em contornos singulares (cada um é um, cada corpo com sua história). O conceito de dor voluntária, neste projeto, assume o sentido da opção pela transformação corporal (na aquisição de técnicas e na sujeição aos processos criativos das várias ordens) e a manutenção dos estados criativos e a construção da presença cênica. Num dado momento, na maturidade do corpo e do entendimento de si (se isto realmente existe) o artista depara-se com uma outra realidade de seu corpo: a nova realidade de um corpo já maduro. No entanto, os autores deste projeto pretendem estabelecer processos comunicativos a partir de uma estética da exploração desta história, revelada inicialmente pelo relato das dores que sentem no momento presente e pela rememoração de suas dores físicas, em partituras cênicas. Além de falar da dor, escrutiná-la. Partindo da dor voluntária como sacrifício do artista perante o público, resultando numa empatia ímpar, numa cumplicidade orgânica entre o olho (corpo) que vê e o artista (corpo) que se revela.

Ficha técnica
Intérprete: Cláudio de Souza
Direção: Aguinaldo de Souza

3) Grupo de Dança da FAP (Curitiba/PR)

UNO

UM, base e ponto de partida. Trata-se da atualização de um corpo carregado de conceitos geradores de uma pesquisa colaborativa, que hoje se desestabiliza em seus próprios princípios existentes. Uno, busca o equilíbrio dinâmico dos contrários reconciliados na individualidade e na continuidade de uma obra.

Ficha Técnica
Direção e Concepção: Rosemeri Rocha
Criadoras-intérpretes: Isabela Schwab, Mariana Batista, Peter Abudi e Aline Vallim
Cenário Sonoro: McNutello e Clonboy
Edição da Trilha: John Crystian

Dia 30/11 às 19h

1) Cecília Gama Cia de Dança: Percurso de uma companhia de dança (Maringá/PR)

Conversa/palestra com Cecília Gama e/ou Sylviane Guilherme, sobre a Cecília Gama Companhia de Dança que desenvolveu suas atividades na cidade de Maringá entre os anos de 2000 e 2005. Apresentação do histórico do grupo e dos trabalhos iniciais e do espetáculo Fiaeu. Traremos ainda vídeos dos processos do segundo trabalho que estávamos construindo, mas que, entretanto, não pôde ser finalizado... Ainda!

2) Margha Vine (Londrina/PR)

Improviso 5248

Explora os estados que os diferentes sistemas do organismo propõem, a fim de construir imagens da poesia do movimento sonoro. Uma sensação de preenchimento, atividade, presença e plenitude. Imagens sonoras, táteis, visuais, gustativas e cinestéticas: liberdade e consciência para expressar novas experiências. Na não-forma, existe contida a probabilidade de inúmeras formas se manifestarem. E na fluidez sutil da vida, todos os organismos ocupam o mesmo espaço. Não há separação. “Por quase toda minha vida na terra, vivi como uma personagem de história em quadrinhos, sem uma consciência de mim mesma, adaptada ao turbilhão da experiência em sociedade. Apenas uma rara vez, a consciência da própria existência me percorrera o corpo como um calafrio, e pela primeira vez me senti viva. Percebi ser apenas um dia na eternidade, um piscar de olhos no tempo. Um breve ato entre uma inspiração e uma expiração. Uma impermanência. O mundo está preenchido por sofrimento. Mas também existem muitas coisas boas. Muitas as quais me afeiçoo. Mas nada daquilo que amo e a que me apego perdura”.

Ficha Técnica
Criação e interpretação: Margha Vine

3) Zéfira Cia Cênica (Guarapuava/PR)

 Às Vezes Sempre

Da necessidade de realizar sempre as mesmas determinadas tarefas, a obsessão se torna uma constante, gerando um novo padrão de comportamento perante as situações do cotidiano.
Enfatiza-se o estado dos corpos gerados por comportamentos excessivos, proporcionando certos estranhamentos perante a sociedade.

Ficha Técnica
Direção: Graciana Moreira Justo e Thaísa Dias Marques.
Iluminação: Graciana Moreira Justo.
Figurino: Graciana Moreira Justo e Thaísa Dias Marques.
Elenco: Angélica Moreira Justo, Graciana Moreira Justo e Thaísa Dias Marques.

4) Verve Companhia de Dança (Campo Mourão/PR)

Non Invito (Vídeo de curta-metragem / 2007 / 16 minutos)

Projeto piloto que estuda a viabilidade de realização de um longa-metragem.  Após o primeiro minuto, toda a cena é feita em um único plano-sequência. A câmera acompanha a personagem principal sem cortes. O desafio será produzir um longa-metragem em uma única tomada de câmera.

Ficha Técnica
Direção, concepção e imagens: Fernando Nunes
Intérpretes-criadores: Mariusa Bregoli, Austin Andrade, Chris Vine, Ryan Lebrão, Patrícia Zarske, Diego Oliveira e Rodolfo Greco
Trilha Sonora: Chris Vine
Design de Luz: Silvio Vilczak
Assistente Técnico: Milton Lima
Assistente de Produção: Marizeli Bregoli
Apoio de Produção: Célia Guedes
Edição: Incite FX
Produção: V8 Comunicação
 

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ENCONTROS INTERATIVOS 8ª SEMANA

 A Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas (Av. J.K., 1973) convida o público para participar de suas atividades semanais. São os Encontros Interativos que pretendem possibilitar momentos de discussão, produção e fruição das artes através de linguagens como pintura, desenho, fotografia, vídeo e as novas tecnologias. Nesta semana, 24, 25 e 26 novembro 2009, abordaremos como temática a produção do artista Flávio de Carvalho. 
 

Café com lápis 
Dia 24 (terça-feira) das 14h30 às 16h30
Nas tardes de terça feira os encontros acontecem com atividades práticas de atelier buscando fomentar as produções artísticas e estimular as discussões e reflexões partir dos trabalhos realizados. Nessa oficina pretende-se discutir, pensar e desenvolver a prática do desenho e da pintura, percebendo na produção em grupo, novos caminhos e possibilidades diante das expressões artísticas em suportes bidimensionais. 
Partindo do traço e da cor, abordaremos os trabalhos de Flávio de Carvalho, para compor o “espaço” utilizando esses suportes.
Obs: É imprescindível que os interessados tragam seus materiais de preferência. 
 
Pipocação
Dia 25 (quarta-feira) das 14h30 às 16h30
Nessa tarde exploraremos as imagens dos trabalhos de Flavio de Carvalho e vídeos referentes à época em que o artista desenvolveu sua produção.
 
Bafafá
Dia 26 (quarta-feira) das 14h30 às 16h30
Nas tardes de quinta-feira são momentos de leituras e debates que buscam estimular as reflexões e o aprofundamento a partir de textos sobre as manifestações artísticas. Nesta semana iremos debate a partir da leitura do texto – “TRECHO DO CATÁLOGO ‘FLÁVIO DE CARVALHO’” de Denise Mattar. O texto pode ser encontrado no link http://www.niteroiartes.com.br/cursos/la_e_ca/catalogoflavio.htmlOu no blog ( a partir do dia 22 de novembro)
http://www.artesplasticascasadeculturauel.blogspot.com

 
O Bafafá dessa semana vai contar com a participação especial de Maria Carla de Araujo Moreira, professora de História da Arte no Departamento de Artes Visuais da UEL.

CHE 2 - A GUERRILHA


O Cine Com Tour UEL exibe esta semana a segunda parte do filme CHE, que conta a história do revolucionário argentino Ernestro Guevara de Sierna. Depois de exibir em junho a  primeira parte do filme, que se situa em torno da Revolução Cubana, a Casa de Cultura exibe agora a parte mais delicada da vida de Che Guevara, a guerrilha no território boliviano.
As sessões ocorrem diariamente às 20h30 e nos Sábados, Domingos e feriados tem sessão também às 16h00. Na sexta-feira o ingresso está a 4 reais. Nos demais dias, o ingresso está por 8 reais (inteiro) 4 reais (meio).




CHE - A GUERRILHA
  • sinopse:
Após a Revolução Cubana, Ernesto "Che" Guevara (Benicio Del Toro) está no auge de sua popularidade e poder. Até que, repentinamente, desapareceu. Che ressurge incógnito na Bolívia, onde organiza um pequeno grupo de cubanos e bolivianos para dar início à grande revolução latino-americana.

ficha técnica:

  • título original:Che: Part Two
  • gênero:Drama
  • duração:02 hs 15 min
  • ano de lançamento:2008
  • classificação: 12 anos
  • siteoficial:http://www.cheofilme.com.br/
  • estúdio:Wild Bunch / Laura Bickford Productions / Morena Films / Telecinco
  • distribuidora:URD Pictures / Europa Filmes
  • direção: Steven Soderbergh
  • roteiro:Peter Buchman e Benjamin A. van der Veen
  • produção:Laura Bickford e Benicio Del Toro
  • música:Alberto Iglesias
  • fotografia:Steven Soderbergh
  • direção de arte:Juan Pedro de Gaspar
  • figurino:Sabine Daigeler
  • edição:Pablo Zumárraga
  • áudio: espanhol
  • legenda: português


elenco:

  • Benicio del Toro (Ernesto "Che" Guevara)
  • Carlos Bardem (Moisés Guevara)
  • Demián Bichir (Fidel Castro)
  • Joaquim de Almeida (Presidente René Barrientos)
  • Pablo Durán (Pacho)
  • Eduard Fernández (Ciro Algarañaz)
  • Marc-André Grondin (Régis Debray)
  • Óscar Jaenada (Darío)
  • Kahlil Mendez (Urbano)
  • Cristian Mercado (Inti)
  • Jordi Mollá (Capitão Mario Vargas)
  • Gastón Pauls (Ciros Bustos)
  • Antonio Peredo (Coco)
  • Jorge Perrugoría (Joaquin)
  • Lou Diamond Phillips (Mario Monje)
  • Franka Potente (Tania)
  • Othello Rensoli (Pombo)
  • Armando Riesco (Benigno)
  • Nestor Rodulfo (Miguel)
  • Catalina Sandino Moreno (Aleida March)
  • Norman Santiago (Tuma)
  • Rodrigo Santoro (Raul Castro)
  • Mark Umbers (George Roth)
  • Yul Vazquez (Alejandro Ramírez)
  • Maria D. Sosa (Aledita)
  • Carlos Acosta (Antonio Dominguez Flores)
  • Marisé Alvarez (Vilma Espín)
  • Stephen Casmier (Capitão Mitchell)
  • James D. Dever (Major Ralph "Pappy" Shelton)
  • Roberto Sanmartin (Capitão Gary Prado)
  • Matt Damon (Schwartz)
  • Pedro Casablanc (Coronel Joaquin Zenteno)
  • Tomás del Estal (General Alfredo Ovando Candia)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

SHOWS DE CHRIS VINE NOS DIAS 19 E 20

O designer sonoro Chris Vine fará dois shows nos dias 19 e 20 de novembro na Casa de Cultura da UEL _Artes Plásticas com improvisações sonoras. O show "Fever Wind" traz a proposta de montar uma trilha sonora ao vivo durante a apresentação, tudo com produções instantâneas que nascem dos equipamentos eletrônicos do britânico. Vine usa e abusa da eletricidade do teclado, guitarra, e sintetizadores para envolver o público. “A ideia é apresentar a trilha sonora ao vivo, criar texturas, experimentações”, afirma.

 
Chris Vine é compositor, designer de som e tem boa parte do seu trabalho direcionado para trilhas sonoras do cinema, propagandas e documentários. Seu trabalho é voltado para trilhas de filmes do circuito alternativo do cinema europeu, assim como de algumas propagandas produzidas por lá. Ele já transitou com trabalhos da Áustria, Alemanha, França, Suíça e Itália e atua no ramo sonoro há 30 anos.
 
Ao mesmo tempo em que se desenrolará a apresentação musical “Fever Wind”, Vine também vai fazer algumas projeções de imagens produzidas pelo seu amigo e ex-colega de trabalho David Fulton. O norteamericano fotografou pequenos organismos do fundo do mar e o resultado será mostrado no show da Casa de Cultura. "O trabalho ficou muito bonito" garante Vine. 
 
Chris Vine se apresenta na Casa de Cultura da UEL, dias 19 e 20 de novembro, às 19h. A entrada é franca.
 
Serviço
Show Chris Vine
Local: Casa de Cultura - Divisões de Artes Plásticas -Av. Juscelino Kubstcheck, 1973
Dias: 19/11/09 e 20/11/09
Horário: 19h
Entrada: Livre

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Lygia Clark nos Encontros Interativos dessa semana

A Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas, Avenida JK, 1973, convida o público para participar de suas atividades semanais. São os Encontros Interativos que pretendem possibilitar momentos de discussão, produção e fruição das artes através de linguagens como pintura, desenho, fotografia, vídeo e as novas tecnologias. Nessa semana, 17,18 e 19 de novembro de 2009, daremos continuidade à temática da produção da pintora e escultura Lygia Clark.

SEMANA LYGIA CLARK

Café com lápis: 17/11 (terça-feira) 14h30 às 16h30
Nas tardes de terça feira os encontros acontecem com atividades práticas de atelier buscando fomentar as produções artísticas e estimular as discussões e reflexões partir dos trabalhos realizados.

Pipocação: 18/11 (quarta-feira) 14h30 às 16h30
As quarta –feiras são reservadas às projeções de vídeo-arte seguidas de debates e interações reflexivas.
Atividade: Projeções de vídeos sobre os trabalhos de Lygia Clark.

Bafafá: 19/11 (quinta-feira) 14h30 às 16h30
Nas tardes de quinta-feira são momentos de leituras e debates buscam estimular as reflexões e o aprofundamento a partir de textos sobre as manifestações artísticas.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

HEBERT DE PERTO estréia hoje no Cine Com Tour UEL


Herbert de Perto
sinopse:

Através de uma série de conversas e vídeos, o cantor e compositor Herbert Vianna relembra sua trajetória de vida, do primeiro violão ao grupo Paralamas do Sucesso, do trágico acidente aéreo até os dias de hoje. Familiares, amigos como Bi e Barone, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), profissionais do meio musical e também médicos, dão depoimentos sobre a carreira e a incrível perseverança do músico que o levou a vitória contra a morte.

ficha técnica:


  • título original:Herbert de Perto
  • gênero:Documentário
  • duração:01 hs 37 min
  • ano de lançamento:2006
  • classificação: 14 anos
  • áudio: português
  • site oficial:
  • estúdio:TV Zero
  • distribuidora:A&E Mundo / Imagem Filmes
  • direção: Roberto Berliner , Pedro Bronz
  • roteiro:Chris Alcazar
  • produção:
  • música:
  • fotografia:Paulo Violeta, Reynaldo Zangrandi, Renato Carlos e André Horta
  • direção de arte:
  • figurino:
  • edição:Pedro Bronz
  • efeitos especiais:
  • titulo original: (Herbert de Perto)

elenco:

  • Herbert Viana
  • João Barone
  • Bi Ribeiro
  • Tereza Vianna
  • Dado Villa-Lobos
  • Pedro Ribeiro
  • Maurício Valladares
  • Zé Fortes
  • Hermano Vianna
  • Paulo Niemeyer
  • Gilberto Gil
  • Hermano Paes Vianna
  • Lúcia Willadino
 

curiosidades

- Exibido no Festival É Tudo Verdade 2006.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

“A Distância da Lua” fantasia aliada a comicidade

Formandos de Artes Cênicas da UEL apresentam espetáculo no Ouro Verde



O Cine Teatro Universitário Ouro Verde será o palco do espetáculo "A Distância da Lua”, um projeto realizado pelos formandos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina. A peça estará em cartaz  de12 a 15 de novembro sempre às 20h30min. Para assistir,  basta apresentar na Portaria do Teatro 1kg de alimento não perecível.


"A Distância da Lua” é inspirada livremente do conto do livro "As Cosmicômicas" do escritor italiano Ítalo Calvino. A história do espetáculo se passa em alto mar, em que uma barca conduz pessoas que vão e voltam da Lua para coletar a valiosa papa lunar.


A peça é uma espécie de paródia de ficção cientifica, acompanhada de uma boa dose de fantasia, em que se extrai a comicidade de ações e eventos absurdos. "A Distância da Lua” resgata a tradição cênica baseada na palavra.


Além de sete atrizes e dois atores, o espetáculo conta com Sandra Parra como preparadora vocal e corporal e  direção  de Heloisa Bauab. O espetáculo é uma realização do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina.



 Ficha Técnica:
Direção e coordenação de Dramaturgia: Heloísa Bauab
Preparação corporal e vocal: Sandra Parra
Elenco:
Beatriz Barjud
Camila Luiza
Dafne Buscarini
Fernanda Carvalho
Gabriella Delgado
Gabriela Marffe
Gustavo Garcia
Helena Ribeiro
Rodrigo Cassiano
Trilha Sonora: Fabio Furlanete e Gustavo Garcia
Operador de Audio:Carolina Knoll
Desenho de luz e montagem técnica: Laboratório de Iluminação Cênica – Coordenação

Thais D'Abronzo - Estagiários: Afonso Braga, Carla Fernanda Jonas Marquezini Marina Pitombeira e Nayara Gobbis
Edição de vídeo: Gustavo Garcia
Figurino: O grupo - Coordenação: Dafne Buscarini e Camila Luiza
Maquiagem e cabelo: Camila Luiza
Produção: Fernanda Carvalho
Assistentes de produção: Carolina Knoll e Jodair Moreno
Arte Grafica e fotografia: Camila Fontes


Serviço: “A distância da Lua”

Data: De 12 a 15 de novembro
Local: Cine Teatro Universitario Ouro Verde 
UEL
Hora: 20h30min
Ingresso: 1kg de alimento não perecível


                                                                                          Foto: Camila Fontes



terça-feira, 10 de novembro de 2009

Divisão de Artes Plásticas prorroga as inscrições de Mostra de Artes Visuais

As inscrições para a Mostra de Artes Visuais de 2010 da Casa de Cultura da UEL foram prorrogadas até dia 30 de novembro. Pode participar todo e qualquer artista que deseja expor seu trabalho no espaço.

Os interessados podem retirar a ficha de inscrição no blog da Casa de Cultura (casadecultura-uel@blogspot.com) ou na divisão de Artes Plásticas (Av. JK 1973). O candidato deve preenchê-la e anexar cinco fotos coloridas de trabalhos realizados recentemente, o currículo, além de um texto descrevendo a proposta do trabalho que deseja apresentar.

O material deve estar reunido em um envelope e endereçado para Casa de Cultura UEL - Divisão de Artes Plásticas Av. Jk 1973, Londrina PR, Cep 86 020 000. As inscrições podem ser feitas até dia 30 de novembro e o material precisa ser encaminhado até essa mesma data de postagem.

A Divisão de Artes Plásticas oferece divulgação da exposição, além da organização, montagem e desmontagem da mesma. Como é um espaço cultural, não objetiva a comercialização. De qualquer forma, a mostra é uma forma de contato com outros artistas, além de pessoas interessadas no assunto.

O início do calendário da Mostra de Artes Visuais é em março de 2010.

Mais informações pelo telefone 3322 6844 ou pelo e-mail dap@uel.br



Serviço:

Mostra de Artes Visuais 2010
Local: Casa de Cultura UEL Av. JK 1973
Inscrições: até 30 de novembro
Informações: casadecultura-bloguel@blogspot ou 3322 6844

Dom Helder Camara – O Santo Rebelde terá sessão única no Cine Com Tour UEL

Informamos que o filme em cartaz no Cine Com-Tour UEL, Almoço em Agosto, irá ser exibido somente até dia 11 de novembro (quarta-feira). Dia 12 deste mês haverá a sessão única do filme Dom Helder Camara – O Santo Rebelde, às 20h30. A promoção é da Cáritas Arquidiocesana de Londrina. Informações sobre os próximos filmes em breve serão divulgadas.

O polêmico Helder Camara



"Dom Helder Camara - O Santo Rebelde", de Erika Bauer, documenta a trajetória de um dos líderes político-religiosos mais importantes e polêmicos da história recente do Brasil: o cearense Helder Camara, nomeado Arcebispo de Olinda e Recife em 1964, personalidade decisiva no combate à ditadura militar instalada na época em nosso país. Um resgate da marcante e intensa participação de Dom Helder na luta por uma igreja mais próxima do povo, e a favor dos excluídos.

O documentário traz a público, imagens raras obtidas em instituições nacionais e internacionais - como o Instituto Nacional do Audiovisual da França - e com cineastas que acompanharam a movimentação do Dom Helder na Europa, onde ele falava livremente, ao contrário do que acontecia no Brasil.

Os preciosos depoimentos são um capítulo a parte. Foram ouvidos nomes como Leonardo Boff, Dom Marcelo Carvalheira, Dom José Maria Pires (dom Pelé), Dom Mauro Morelli, Lucinha Moreira, Padre Reginaldo, o historiador e um dos biógrafos de Dom Helder, que escreveu o livro que inspirou a cineasta, Nelson Pilleti, a escritora Rose Marie Muraro, entre outros.

São testemunhos que completam este painel histórico e cinematográfico que recorda aos mais velhos e apresenta aos mais jovens a importante figura de Dom Helder Camara.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Não haverá Encontros Interativos nesta semana

Excepcionalmente nesta próxima semana, nos dias 10,11,12 de novembro, a Casa de Cultura UEL _ Artes Plásticas não vai realizar os Encontros Interativos. A equipe que promove as atividades, juntamente com a chefe da divisão de Artes Plásticas - Fernanda Magalhães - estarão viajando. O destino é a 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul que está sendo realizada em Porto Alegre – RS. A proposta do grupo é conhecer as instalações artísticas, imergir na proposta da interatividade apresentada pela Bienal, além da troca de experiências, trazendo novas ideias para as atividades desenvolvidas na Casa de Cultura _ Artes Plásticas.


A equipe retorna no dia 13 e dará continuidade aos Encontros Interativos nos dias 17, 18, e 19 de novembro.


Já a exposição (des)ocupação reocupAÇÃO continua aberta ao público, em horário comercial: das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Serviço
Local: Casa de Cultura UEL Artes Plásticas
Endereço: Av. JK 1973
Contato: 3322 6844 (Casa de Cultura UEL _ Artes Plásticas)

Sinfônica Jovem UEL e Prelúdio


Sinfônica Jovem e Prelúdio: Jovens músicos no palco

 Os jovens músicos se apresentam no Cine Teatro Universitário Ouro Verde neste domingo e realizam concerto de música orquestral.


A Casa de Cultura UEL apresenta neste domingo, dia 8, o concerto da Sinfônica Jovem UEL e Orquestra Prelúdio, com direção de Flávio Collins Costa e Juraci Barbosa. A apresentação será no Cine Teatro Universitário Ouro Verde às 10h30min com entrada livre.
A Orquestra Prelúdio sobe pela primeira vez neste ano ao palco para abrir o concerto com um repertório mais pedagógico, como Music by Hans Zimmer de Davy Jones e Wheel of fortune de Hans Zimmer, e composições de nomes importantes da música de concerto, como os alemães Bach e Haendel. De Bach será executada a Badinerie, da Suíte em Si menor, e de Haendel, Fughette. Com a direção artística do violinista Juraci Barbosa, a Orquestra Prelúdio visa atender a crianças e jovens iniciantes no estudo da música.
Na seqüência, a Sinfônica Jovem da UEL, sob a direção artística de Flávio Collins, executará obras de Haendel, Mozart, Dittersdorf e Ravel. O público também terá a oportunidade de apreciar a interpretação dos solistas José Hugo Neto, integrante da Sinfônica Jovem, no clarinete, do Concerto em Lá maior pra clarinete e orquestra de Mozart. Francisco Chagas (contrabaixo) e Natanael Fonseca (viola), integrantes da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), serão os solistas na Sinfonia concertante para contrabaixo e viola, de Dittersdorf. De Haendel será executada a Música para os reais fogos de artifício e do compositor Ravel a Pavane para uma princesa morta, obra de estilo impressionista.
A Orquestra Prelúdio e a Sinfônica Jovem da UEL propiciam aos seus integrantes uma experiência musical por meio do contato com autores e estilos musicais variados, oportunizando ainda que jovens músicos possam atuar como solistas frente a um grupo sinfônico.





Serviço:
Orquestra Sinfônica da UEL e Coro UEL
Local: Teatro Universitário Ouro Verde
Data: 08 de novembro
Horário: 10h30min
Entrada Livre

Almoço em Agosto no Cine Com Tour UEL



ALMOÇO EM AGOSTO

Sinopse: Giovanni (Gianni di Gregorio), homem de meia-idade, mora com a mãe viúva em Roma. Suas contas acumulam-se e o tradicional feriado de 15 de agosto se aproxima. Sabendo de sua dificuldade financeira, o proprietário do apartamento faz uma proposta: se Giovanni hospedar sua mãe no feriado, perdoará parte de suas dívidas com o aluguel
Ficha Técnica:

Diretor: Gianni di Gregorio
Elenco: Gianni di Gregorio, Valeria di Franciscis, Marina Cacciotti, Maria Calì, Grazia Cesarini Sforza, Alfonso Santagata, Luigi Marchetti, Marcello Ottolenghi.
Produção: Matteo Garrone
Roteiro: Gianni Di Gregorio
Fotografia: Gian Enrico Bianchi
Duração: 75 min.
Ano: 2008
País: Itália
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Estúdio: Archimede / Ministero per i Beni e le Attività Culturali (MiBAC)
Classificação: 12 anos
Áudio: Iataliano
Legenda: Português

- Melhor Filme de Estreia do 65º Festival de Veneza

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Encontro Interativos desta semana

A Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas, Avenida JK, 1973, convida o público para participar de suas atividades semanais. São os Encontros Interativos que pretendem possibilitar momentos de discussão, produção e fruição das artes através de linguagens como pintura, desenho, fotografia, vídeo e as novas tecnologias. Nesta semana, 03, 04 e 05 nov 2009, contamos com a seguinte programação.


SEMANA LYGIA CLARK

Café com lápis: 03/11 (terça-feira) 14:30H às 16:30H

Nas tardes de terça feira os encontros acontecem com atividades práticas de atelier buscando fomentar as produções artísticas e estimular as discussões e reflexões partir dos trabalhos realizados.

Atividades: Experimentações com os OBJETOS RELACIONAIS confecção e experimentações coletivas.

Materiais: Os participantes devem trazer materiais como sacos de plástico vazios, bolinhas de isopor, tecidos com texturas, fitas adesivas, sacos estopa, algodão, retalhos, papéis, plumas, plumantes, travesseiros, almofadas, bóias, colchões de água, colchões infláveis e outros materiais que possam constituir os objetos sensoriais


Pipocação: 04/11 (quarta-feira) 14:30H às 16:30H

As quarta –feiras são reservadas às projeções de vídeo-arte seguidas de debates e interações reflexivas.

Atividade: Projeções de vídeos sobre os trabalhos de Lygia Clark com os Objetos Relacionais e debates.


Bafafá: 29/10 (quinta-feira) 14:30H às 16:30H

Nas tardes de quinta-feira são momentos de leituras e debates buscam estimular as reflexões e o aprofundamento a partir de textos sobre as manifestações artísticas.

Faça o download do texto desta semana aqui.
Download

SHOW COM CHRIS VINE


Artista britânico se apresenta nos dias 19 e 20 de novembro na Casa de Cultura da UEL
O designer sonoro Chris Vine fará dois shows nos dias 19 e 20 de novembro na Casa de Cultura da UEL _Artes Plásticas com improvisações sonoras. O show "Fever Wind" é traz a proposta de montar uma trilha sonora ao vivo, durante a apresentação, tudo com produções instântaneas que nascem dos equipamentos eletrônicos do britânico. Vine usa e abusa da eletricidade do teclado, guitarra, e sintetizadores para envolver o público. O Show Fever Wind terá cerca de uma hora de duração.
Chris Vine é compositor, designer de som e tem boa parte do seu trabalho direcionado para trilhas sonoras do cinema, propagandas e documentários. Seu trabalho é voltado para trilhas de filmes do circuito alternativo do cinema europeu, assim como de algumas propagandas produzidas por lá. Ele já transitou com trabalhos da Áustria, Alemanha, França, Suíça e Itália e atua no ramo sonoro há 30 anos.
Ao mesmo tempo em que se desenrolará a apresentação musical Fever Wind, Vine também vai fazer algumas projeções de imagens produzidas pelo seu amigo e ex-colega de trabalho David Fulton. O norteamericano fotografou pequenos organismos do fundo do mar e o resultado será mostrado no show da Casa de Cultura. "O trabalho ficou muito bonito" garante Vine.
Chris Vine se apresenta na Casa de Cultura da UEL, dias 19 e 20 de novembro, às 19h. A entrada é franca.
Serviço:
Show Chris Vine
Local: Casa de Cultura - Divisões de Artes Plásticas -Av. Juscelino Kubstcheck, 1973
Dias: 19/11/09 e 20/11/09
Horário: 19h
Ingresso: Livre
Contato Chris Vine: 9937 9904