quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Atenção Músicos: Venham Tocar com a OSUEL


A Casa de Cultura da UEL oferece uma oportunidade aos músicos que queriam ter experiência musical com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL). Estão abertas as inscrições para a participação no processo de Chamamento Público para o credenciamento e cadastramento de músicos, realizado pela Universidade Estadual de Londrina. 


A proposta é para a condição de prestação de serviço, sem vínculo empregatício. Será feira uma audição pública no mês de novembro de 2009, onde o candidato deverá interpretar duas obras de livre escolha sendo uma do período clássico, além de leitura à primeira vista de uma obra de escolha da maestrina Elena Herrera, com duração máxima de até 15 minutos. Os músicos selecionados serão cadastrados e poderão ser convocados para Concertos da OSUEL, de acordo com as necessidades estipuladas pela Casa de Cultura UEL, órgão responsável pelas atividades da Orquestra. As inscrições vão até 14 de outubro e podem ser feitas na Casa de Cultura UEL, na rua Tupi, 210. 

O pagamento da prestação desse serviço será por participação em cada Concerto e corresponde a R$ 1.000,00 (um mil reais) ou R$ 700,00 (setecentos reais), de acordo com a atuação e experiência em Orquestra Sinfônica, comprovada no ato na inscrição.

As especialidades dos instrumentos musicais, assim como outras informações, constam no Edital 001/2009 PROAF/DM 001/2009, no Link direto: 

https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/lic/lic_cham_pub_mat.php&p_ano_licitacao=2009&p_cod_local=1&p_tip_licitacao=96&p_num_licitacao=1

Aproveite essa rara oportunidade de tocar com a OSUEL, sob a direção da maestrina Elena Herrera (Cuba, Brasil)

Encontros Interativos desta semana


Café Com Lápis - terça-feira- 29/09 - 14h30min


Nas tardes de Terça Feira os encontros acontecem uma série de encontros para a produção de atividades de atelier, com o objetivo de discutir, pensar e desenvolver práticas artísticas utilizando diversas linguagens.

Atividade: desenho do corpo através de imagens refletidas por espelhos fixos no ambiente – os exercícios pretender explorar as possibilidades de recortes e ângulos criadas por meio do corpo e seus reflexos.

Obs: os participantes deverão trazer seus materiais.



Pipocação - quarta-feira – 30/09 – 14h30min


Serão exibidas projeções de vídeo-arte seguidas de debates e interações reflexivas.

Atividade: Projeções de vídeos de artistas que tarbalham com a linguagem da fotografia e do vídeo. Nesta semana serãoa prsentados os trabalhos de Rosangela Renné por Mavi Veloso, graduando do quarto anos de Artes Visuais



Bafafá – quinta-feira- 01/10 – 14h30min


Um momento de conversa e debates que procuram estimular as reflexões e o aprofundamento a partir de textos sobre manifestações artísticas.

Atividade: Debate do texto “A Luz e o Cego” DE Evgen Bavcar com Fernanda Magalhães.

O texto a ser debatido está no link abaixo:




sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"ENCONTROS INTERATIVOS”


Projeto da Casa de Cultura da UEL proporciona discussões sobre a integração entre o homem e a arte

Começa hoje, 23 de setembro, o projeto Encontros Interativos, que busca criar um espaço de reflexão das manifestações artísticas. A proposta é convidar o público a visitar e participar das atividades realizadas pela Casa de Cultura da UEL_Artes Plásticas. A Casa recebe a exposição de fotografia Bilder Von Tanz – Imagens da Dança através do Goethe Institut Curitiba, até dia 25 deste mês, e é por este viés que o Encontros Interativos inicio aos seus trabalhos discutindo a dança, a partir do corpo.

A tarde começa com o Café com Lápis, que são encontros para realizar atividades de atelier e desenvolver práticas artísticas. Os interessados devem trazer o material para esta oficina que pode ser papel, grafite, lápis de cor, giz de cera, carvão, canetinhas, etc. Fica a critério de cada um trazer o que desejar. Hoje a intenção é desenhar as linguagens do corpo em movimento, os sinais da dança e a representação bidimensional.

Amanhã, quinta-feira, 24 de setembro, o encontro é mais reflexivo, mas com muito papo sobre o assunto: é o Bafafá que são as tardes de discussões sobre as manifestações artísticas. O assunto desta semana é o mundo da dança. Para os interessados, o texto de amanhã está disponível no Blog da Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas http://www.artesplasticascasadeculturauel.blogspot.com

E para finalizar, entra em cena o Pipocação com as tardes reservadas para as projeções de vídeo-arte. Além dos vídeos, para esta sexta (25/09) está programado um bate papo com Daysa Darcin – graduanda em Artes Visuais pela UEL.

Somente esta semana a programação inicia na quarta feira e segue até sexta. A partir da próxima, os Encontros Interativos vão acontecer `as terças, quartas e quintas, sempre das 14h30 às 16h30.

Vale lembrar que as atividades de cada semana são interligadas entre si e com a programação das outras semanas, podendo, no entanto, serem usufruídas isoladamente. A estrutura dos Encontros Interativos é amarrada por questões que abordam o corpo na arte, as representações e suas linguagens. Cada encontro irá abordar uma proposta de reflexão e todas juntas formam uma rede, que será tecida pelos participantes das atividades. Os Encontros Interativos são direcionados para artistas, estudantes e interessados em desenvolver uma linguagem no campo das artes, que queiram aprimorar e discutir assuntos como a fotografia, o desenho e as novas tecnologias a partir do desenvolvimento de uma poética.



Serviço

Local: Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas - Av. Juscelino Kubstcheck, 1973, Londrina, PR.

Dias: Primeira semana, 23, a 25/09/09, excepcionalmente, quarta, quinta e sexta-feira, e a partir do dia 29/09/09, todas as terças, quartas e quintas-feiras.

Horário: 14:30h as 16:30h

Ingresso: Livre

Acessem nossos blogs : www.casadecultura-uel.blogspot.com
ou www.artesplasticascasadeculturauel.blogspot.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Curso de Apreciação Musical

A Casa de Cultura UEL promove, a partir do dia 22 de setembro, o curso de Apreciação Musical, com a maestrina da OSUEL, Elena Herrera. O curso integra o projeto “Orquestra Sinfônica da UEL _ CirculAÇÃO Paraná: Concertos Didáticos | Apreciação Musical | Concertos Temporada 2009” com patrocínio da SETI_Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

Os encontros serão realizados todas as terças-feiras, durante cinco semanas, das 19h às 21h. As inscrições já iniciaram e continuarão até o dia 29 de setembro deste ano, com o limite de 45 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Casa de Cultura UEL (rua Tupi, 210, próximo à Av. Higienópolis). O curso será ministrado na própria Casa, no Centro de Documentação.  

O curso irá abordar aspectos históricos, técnicos e éticos da música ocidental da Idade Média ao século XXI. O participante terá a oportunidade de escutar repertórios musicais de diferentes estilos e tendências musicais, de variadas épocas, a fim de refletir sobre o papel da música na sociedade e na educação. 
 
 Elena Herrera (Cuba/ Brasil) desenvolve um trabalho de revitalização da orquestra desde setembro de 2008 e assume a Direção Artística e regência da OSUEL. Cubana de nascimento, a maestrina Elena Herrera, tem sido reconhecida pela sua trajetória na Pedagogia Musical e na Regência Orquestral. Formou-se em Piano em 1972; estudou com os professores Cecílio Tieles, Silvio Rodríguez Cárdenas e Jose Maria Bidot. Em 1978 iniciou seus estudos de Regência Orquestral. Foi discípula do maestro alemão Olaf Koch e dos maestros cubanos Jorge Lopez Marin e Orestes Urfé.. Em 1982 formou-se como Regente e Licenciada em Música no no Instituto Superior de Artes de Cuba. 


Serviço:

Curso de Apreciação Musical
Quando: 22 e 29 de setembro, 06 de outubro, 24 de novembro e 01 de dezembro. 
Horário: 19h às 21h
Onde: Casa de Cultura UEL – Centro de Documentação (rua Tupi, 210)
Inscrições: 22 a 29 de setembro (8h às 12h / 14h às 20h)
Vagas: 45
Inscrições Gratuitas

"ENCONTROS INTERATIVOS”


Terças, quartas e quintas na divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura UEL


A divisão de Artes Pláticas da Casa de Cultura UEL está promovendo uma série de encontros que objetivam a interação/ reflexão entre homem e arte. As terças-feiras são realizados o "Café com Lápis" série de encontros para a produção de atividades de atelier, com o objetivo de discutir, pensar e desenvolver práticas artísticas utilizando diversas linguagens. Nas quartas-feiras é realizado o "Bafafá", um momento de conversa e debates que procuram estimular as reflexões e o aprofundamento a partir de textos sobre manifestações artísticas. Por fim, as quintas-feiras acontece o "Pipocação", onde são exibidas projeções de vídeo-arte seguidas de debates e interações reflexivas.

Serviço:

Local: Casa de Cultura - Divisões de Artes Plásticas -Av. Juscelino Kubstcheck, 1973
Dias: Todas as terças, quartas e quintas-feiras
Horário: 14:30h as 16:30h
Ingresso: Livre

ESPETÁCULO "MOVIMENTO MÍNIMO”



Os formandos 2009 do Curso de Artes Cênicas da UEL apresentam de 24 a 27 de setembro o espetáculo “Movimento Mínimo” no Cine Teatro Universitário Ouro Verde às 20h30. Com seis atores no palco, o espetáculo se constrói com base nos detalhes dos movimentos do cotidiano humano. Nestes detalhes ficam evidentes as referências da peça na literatura, no Balé Clássico e no movimento minimalista.

“Movimento Mínimo” resulta da pesquisa de alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina dentro do “Programa de Formação Complementar: Prática de Encenação”, que objetiva a realização de pesquisas e experimentações de diversas linguagens teatrais, para promover a interdisciplinaridade do teatro e outros meios artísticos de comunicação, como a música e a dança.

Os seis atores do grupo são dirigidos pela professora Ceres Vittori. A trilha sonora, composta pelo músico Wander Lourenço, segue a estética minimalista e dialoga com a construção visual e corpórea dos atores. Além destas participações, a cooperação de professores da Universidade, profissionais e empresas contribui para o processo de montagem do espetáculo.

Os movimentos e a posturas do Balé Clássico se encontram como a base da criação de partituras corporais que segue a estética do Movimento Minimalista. A literatura tem sua expressão dentro de “Movimento Mínimo”. Servirá como um estímulo para a criação e pontuação da peça. Serão utilizados textos como “O Inferno” de Dante Alighieri, o “Apocalipse” de João e ainda alguns escritos de Friedrich Nietzsche, William Shakespeare, Carlos Drummond de Andrade e John Milton.

Além desta montagem, ainda estão em produção três montagens teatrais dos formandos do Curso de Artes Cênicas, que foram divididos em quatro grupos com a direção dos professores do departamento do curso. Para assistir a peça é solicitado 1kg de alimento para a entrada.


Ficha Técnica

Direção: Ceres Vittori
Elenco:
Cristiane Monteiro
Carolina Villaça
Diego Trevisan
Isadora Vidal
Nayara Zattoni
Silvana Xavier
Assistente de direção: Daiane Baumgartner
Trilha Sonora Original: Wander Lourenço
Figurino: Adriane Gomes
Iluminação: Thais D’Abronzo, Borracha
Visagismo: O Grupo
Preparação Vocal: Camilo Scandolara
Programação Visual: Guilherme Marques
Operação de Som: Érica de Toledo

Operação de Luz: Leonardo Alves
Assistente de Produção: Jodair Moreno
Contra-regragem: Marina de Souza Pitombeira


Serviço:

Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde
Dias: 24,25,26,27 de Setembro de 2009
Horário: 20:30h
Ingresso: 1kg de Alimento não perecível
Duração: 55min

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A PARTIDA no Cine Com Tour UEL

Com o prêmio de melhor filme Estrangeiro no Oscar 2009, A Partida é o longa japonês que estréia amanhã no Cine Com Tour UEL. O filme dirigido por Yojiro Takita chegou ao Brasil no segundo semestre deste ano.
As sessões do Cine Com Tour UEL são sempre exibidos diariamente às 20h30, com mais duas sessões extras no sábado e domingo às 16h00. O filme será exibido até o dia 24.




A Partida


Sinopse
Daigo (Masahiro Motoki) é um violoncelista que perde o emprego numa orquestra de Tóquio e decide voltar junto com sua esposa para o interior na localidade onde nasceu. Lá, arruma um emprego que atrai o preconceito de muita gente: Daigo é encarregado de preparar os mortos para seus funerais. O filme recorre a uma tradicional cerimônia fúnebre japonesa para mostrar, com toques de ironia e sentimento, como a valorização de cada momento da vida é importante - até mesmo em momentos de perdas afetivas. O roteiro é de Kundo Koyama, baseado no livro Coffinman: The Journal of a Buddhist, de Aoki Shinmon. Muito bem recebido pela crítica, o filme foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009.


Ficha técnica:

(Okuribito)
duração: 02 hs 10 min
título original:Okuribito
gênero: Drama
classificação etária: 10 anos
ano de lançamento( Japão ): 2008
site oficial:http://www.departures-themovie.com/
legenda: português BR
áudio: japonês
estúdio:Amuse Soft Entertainment / Dentsu / Mainichi Hoso / Sedic / Shogakukan / Tokyo Broadcasting System / Shochiku Company / Asahi Shimbunsha
distribuidora:Paris Filmes
direção: Yojiro Takita
roteiro:Kundo Koyama
produção:Toshiaki Nakazawa, Toshihisa Watai e Ichirô Nobukuni
música:Joe Hisaishi
fotografia:Takeshi Hamada
edição:Akimasa Kawashima

elenco:

Masahiro Motoki (Daigo Kobayashi)
Tsutomu Yamazaki (Ikuei Sasaki)
Ryoko Hirosue (Mika Kobayashi)
Kazuko Yoshiyuki (Tsuyako Yamashita)
Kimiko Yo (Yuriko Kamimura)
Takashi Sasano (Shokichi Hirata)

prêmios:

- Ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.

- Ganhou o Grand Prix des Amériques, no Festival de Montreal.

- Ganhou o prêmio de Melhor Filme – Júri Popular, no Festival de Palm Springs.





COM-TOUR UEL - Av. Tiradentes, 1241(Shopping COM-TOUR)
PERÍODO: de 18 a 24 de setembro
HORÁRIOS: 20h30min (Diarimente) 16h00 (Sábado e Domingo)
VALORES: R$ 4,00 (meio) e R$ 8,00 (inteiro)

(sexta-feira sempre meio ingresso R$ 4,00)

Visita dos alunos do Vicente Rijo na Exposição Imagens da Dança

Nesta semana, os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Vicente Rijo foram visitar a Exposição Bilder Von Tanz - Imagens da Dança na Casa de Cultura Artes Plásticas. Alguns deles tinham ali o primeiro contato com uma mostra de artes plásticas. A partir do primeiro olhar e a explicação da monitora os estudantes compreenderam o significado da arte comtemporânea, que parte da valorização dos aspectos conceituais.
O grupo foi recebido por Juliana Miranda responsável pela parte pedagógica da Casa de Cultura Artes Plásticas, que conversou sobre a arte fotográfica da exposição. Mostrar o movimento da dança por meio do estático é um dos desafios que a fotografia é algo que ainda provoca o espectador. Além de promover essa discussão, a exposição provoca uma reflexão sobre a dualidade da dança comtemporânea e dança clássica, a expressão corporal e o registro do movimento artístico do gênero na Alemanha.




Movimento e fotografia - que contradição!



Movimento – motor de qualquer modificação – compreende-se como o princípio do vivo e contemporâneo em si mesmo. Ele tem seu ápice estético na dança artística, significando movimento levado pela música, melodia e ritmo. Dança simboliza dinâmica e modificação constante.

A fotografia é simultaneamente um movimento e uma perda. Uma perda por não poder captar a duração de um movimento corporal específico. A fotografia fragmenta o espaço e divide o tempo. Permanece um vestígio da luz refletida sobre uma superfície bidimensional, um segmento congelado. A fotografia da dança cria um momento estático sendo decorrentemente mais ‘artística’ que as artes plásticas, uma vez que ela ‘fotografa’ aquilo do qual ela apenas pode captar um fragmento. A fotografia da dança mostra o corpo como uma mescla de tempo e luz, como movimento quase intangível e nele se confronta com a ambivalência da dinâmica e da captação momentânea/do momentâneo.

A exposição Imagens da dança compreende 50 fotografias – coloridas e em p/b, bem como instalações de vídeo com fotografias de dança selecionadas de artistas/fotógrafos da Alemanha. Baseada em famosas companhias de dança internacionais como William Forsythe e Sasha Waltz, a mostra oferece um panorama representativo de uma forma de arte na região limítrofe entre documentação e autonomia artística. Concebida como exposição itinerante, após sua estréia na Alemanha em abril de 2006, o material iniciou uma turnê mundial com o apoio do Goethe-Institut.

Fotógrafos participantes da mostra: Andréa Esswein, Dominik Mentzos, Agnes Noltenius, Vanessa Ossa, Joerg Reichard, Bettina Stöss, Bernd Uhlig, Gert Weigelt e Peter







quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ENCONTRO COM ANDRÉ MEHMARI

A Casa de Cultura UEL e o Depertamento de Música e Teatro do CECA (Centro de Educação Comunicação e Artes) da Universidade Estadual de Londrina realizam no próximo dia 18 o 'Encontro com André Mehmari', na Casa de Cultura UEL (rua Tupi, 210), em que o músico conversa com estudantes de música e interessados sobre seu processo de criação, suas composições, arranjos. O encontro é aberto ao público.

18 setembro 2009_6a. feira

14h30min

Casa de Cultura UEL

entrada livre

direcionado para estudantes de música e pessoas interessadas em música

Realização: CASA DE CULTURA UEL e Departamento de Música e Teatro | CECA_UEL

Patrocínio: SETI_Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia

Apoio

Crillon Palace Hotel

Tribuna FM

PROEX_Pró-Reitoria de Extensão_UEL

terça-feira, 15 de setembro de 2009

André Mehmari e OSUEL dia 20 de setembro

A Casa de Cultura realiza no dia 20 de setembro o concerto “OSUEL & Mehmari”. O pianista, arranjador e compositor André Mehmari voltará a Londrina para dividir o palco com a Orquestra Sinfônica da UEL em uma única apresentação. O concerto será realizado às 20h30min no Cine Teatro Universitário Ouro Verde com entrada livre. A regência estará a cargo de Elena Herrera com participação de Zé Alexandre (contrabaixo) e Sérgio Reze (bateria). Este concerto integra o projeto “OSUEL 25 anos”, com o patrocínio da SETI – Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e apoio do Hotel Crillon e Tribuna FM. 
 
No programa estão composições de Mehmari como “Que Falta Faz Tua Ternura”, “Choro da Contínua Amizade”, “Uma Valsa em Forma de Árvore”, entre outras. Há também música de compositores como Chico Buarque, Tom Jobim, Pixinguinha, Edu Lobo e Dmitri Shostakovitch, todas com arranjos do próprio Mehmari. Haverá a participação contrabaixista Zé Alexandre que participou do projeto Miramari. O baterista Sergio Reze também marcará presença na apresentação, o músico acompanha trabalhos de Mehmari, como o CD “Lachrimae” e CD em trio com Célio Barros. 
 
Nascido na cidade de Niterói em 22 de abril de 1977, André Mehmari é um músico de grande destaque nacional, sendo autor de composições e arranjos para orquestras como OSESP, Quinteto VIlla-Lobos, OSB e Quarteto de Cordas da Cidade de S.P. Sua discografia já reúne cinco cds e a participação, como pianista e arranjador, em vários projetos. Mehmari já esteve em Londrina para lançar seu CD Miramari (produzido em parceria com o músico Gabriele Mirabassi) e se apresenta pela primeira vez com a OSUEL.  

No dia 18, às 14h30min, vai haver um´Encontro com André Mehmari´, no Teatro Ouro Verde, em que ele estará dialogando com as pessoas interessadas e apresentando seu processo de criação, suas composições, arranjos. Esse encontro conta com o apoio do Departamento de Música e Teatro e é aberto. 
  
A regência é da maestrina Elena Herrera (Cuba/ Brasil) que desenvolve um trabalho de revitalização da orquestra desde setembro de 2008 e assume a Direção Artística e regência titular. Cubana de nascimento, a maestrina Elena Herrera, tem sido reconhecida pela sua trajetória na Pedagogia Musical e na Regência Orquestral. Formou-se em Piano em 1972; estudou com os professores Cecílio Tieles, Silvio Rodríguez Cárdenas e Jose Maria Bidot. 
 
 
Serviço: “André Mehmari & OSUEL” 

Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde 
Data: 20 de setembro 
Hora: 20h30min 
Entrada Franca 




sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Caramelo é a estréia do Cine Com-Tour UEL desta sexta-feira



Cinco mulheres com problemas pessoais se encontram regularmente em um salão de beleza, onde conversam abertamente. Esta é a estória o que longa Caramelo (Sukkar Banat),estréia de hoje no Cine Com-Tour UEL retrata. O filme conta universo feminino em Beirute com uma sensualidade sútil e muito bom humor. Uma curiosidade é que a diretora de CARAMELO a libanesa Nadine Labaki também atua como protagonista do filme.

A sessão começa às 20h30min, com o mesmo horário de exibição diarimente. Uma sessão extra às 16h00 no sábado e domingo também é realizada. O preço dos ingressos estão por 8 reais (inteira) e 4 reais (meia).


sinopse

Beirute. Cinco mulheres costumam se encontrar regularmente no salão de beleza Sibelle: Layale (Nadine Labaki), amante de um homem casado e que sonha com o dia em que ele se separará; Nisrine (Yasmine Elmasri), que está prestes a se casar mas não é mais virgem e não sabe como contar isto ao noivo; Rima (Joanna Moukarzel), que sente atração por mulheres; Jamale (Gisèle Aouad), que tem medo de envelhecer; e Rose (Sihame Haddad), que abriu mão de sua vida para cuidar da irmã mais velha. No salão os temas prediletos do quinteto são o amor, sexo e os homens.

ficha técnica:
título original:Sukkar Banat
gênero:Comédia
duração:01 hs 35 min
ano de lançamento: 2007
classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.
idioma: Árabe, Francês.
legenda: Português(Brasil)
estúdio:Bac Films / arte France Cinéma / Roissy Films / Sunnyland / Les Films des Tournelles / Centre National de la Cinématographie / Les Films de Beyrouth / Ministère des Affaires Étrangères
distribuidora:Imovision
direção: Nadine Labaki
roteiro:Rodney El Haddad, Jihad Hojeily e Nadine Labaki
produção:Anne-Dominique Toussaint
música:Khaled Mouzannar
fotografia:Yves Sehnaoui
direção de arte:
figurino:Caroline Labaki
edição:Laure Gardette
efeitos especiais:
atores: Nadine Labaki , Yasmine Elmasri , Joanna Moukarzel , Gisèle Aouad , Adel Karam

elenco:

Nadine Labaki (Layale)
Yasmine Elmasri (Nisrine)
Joanna Moukarzel (Rima)
Gisèle Aouad (Jamale)
Adel Karam (Youssef)
Sihame Haddad (Rose)
Aziza Semaan (Lili)
Fatmeh Safa (Siham)
Dimitri Staneofski (Charles)
Fadia Stella (Christine)
Ismail Antar (Bassam)

curiosidades

- Foi o representante do Líbano ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

- O orçamento de Caramelo foi de 1,3 milhão de euros.

COM-TOUR UEL - Av. Tiradentes, 1241(Shopping COM-TOUR)
PERÍODO: de 11 a 17 de setembro
HORÁRIOS: 20h30min (Diarimente) 16h00 (Sábado e Domingo)
VALORES: R$ 4,00 (meio) e R$ 8,00 (inteiro)
(sexta-feira sempre meio ingresso R$ 4,00)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Osuel Câmara dia 10 de setembro

Dia 10 de setembro (quinta-feira) a Casa de Cultura UEL promove novo concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, às 20h30 com entrada livre. No programa estarão composições de Albinoni, Händel, Elgar, Parpinelli, Strauss Jr. e Mozart.

A regência estará a cargo de Evgueni Ratchev, natural da Bulgária e mestre em Violino pela Academia Superior de Música de Sófia. Em 1987 veio para o Brasil e criou o Quarteto de Cordas de Belém, fundando também a Orquestra de Câmara do Pará. Desde 1996 é Spalla da Orquestra Sinfônica da UEL, ocupando o cargo de maestro adjunto nesta mesma orquestra no período de 1996 a 2008.

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina foi criada oficialmente em 14 de março de 1984 com os objetivos de interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira e dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através de integração com o ensino, pesquisa e extensão. É formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público.





quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Exposição Imagens da Dança foi prorrogada



A Casa de Cultura UEL _Artes Plásticas prorrogou a exposição Imagens da Dança até 25 de setembro. A Casa de Cultura juntamente com o Goethe-Institut Curitiba apresentam esta exposição que reúne os trabalhos de vários fotógrafos da cena da dança na Alemanha com foco no movimento e no corpo dos artistas. As fotografias são expressões de coreografias imagéticas pessoais e oferecem tanto um olhar representativo quanto subjetivo sobre uma forma artística. A exposição mescla aspectos de documentação e autonomia artística dos fotógrafos.

A exposição Imagens da Dança compreende 50 fotografias – coloridas e em preto e branco, bem como instalações de vídeo com fotografias de dança selecionadas de artistas e fotógrafos alemães. É baseada em famosas companhias de dança internacionais como William Forsythe e Sasha Waltz. Concebida como exposição itinerante, após sua estréia na Alemanha em abril de 2006, o material iniciou uma turnê mundial com o apoio do Goethe-Institut e agora chega em Londrina por meio da Casa de Cultura UEL_Divisão de Artes Plásticas. Entre os fotógrafos participantes estarão Andréa Esswein, Dominik Mentzos, Agnes Noltenius, Vanessa Ossa, Joerg Reichard, Bettina Stöss, Bernd Uhlig, Gert Weigelt e Peter Welz.

A arte da dança envolve essencialmente o movimento do corpo e sua aderência ao ritmo, à música e melodia. A fotografia, por sua vez, é uma captura de um quadro único no espaço-tempo através da captação da luz em um suporte bidimensional. Imagens da Dança mostra como duas manifestações artísticas contemporâneas diferentes – uma dinâmica e outra estática – podem estabelecer um diálogo frutífero e permeado de reflexões.

Serviço:
Local: Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas (Av. Juscelino Kubischeck, 1970)
Horário: Segunda à sexta, 8h às 12h e 14h às 18
Data: até 25 de setembro
Entrada: livre
Assessoria de Imprensa | Casa de Cultura UEL
3323-8562 | Fax 3322-0913
casacultdivulga@uel.br

Novas vozes, nova chance: estão abertas vagas para os coros da Casa de Cultura


A Casa de Cultura UEL realiza avaliação vocal para os interessados em ingressar nos Coros Infantil, Juvenil, Coro UEL e Coro Tempos Dourados. A avaliação vocal será feita pela Divisão de Música até 11 de setembro.

O Coro Infantil trabalha a questão vocal de uma maneira lúdica. O objetivo é propiciar o desenvolvimento musical das crianças por meio do canto em grupo, mesmo que não possua nenhuma experiência vocal anterior. Os ensaios vão ser realizados todas as terças e quintas das 18h às 19h30. A idade mínima para participar do Coro Infantil é de 8 anos.

Já o Coro Juvenil é direcionado para adolescentes que se encontram em processo de mudança vocal, com realização de exercícios específicos para essa faixa etária. Este Coro vai ensaiar todas as segundas e quartas das 17h às 20h.
O Coro UEL é direcionado a jovens e adultos e objetiva propiciar a aquisição de conhecimentos históricos, teóricos, técnicos e estéticos, que permitam ao jovem e adulto compreender, apreciar, produzir e interpretar música vocal. Os ensaios são sempre das 18h30 às 21h às segundas e quartas.

Encantando há 8 anos, o Coro Tempos Dourados é direcionado para a terceira idade (melhor idade). Os ensaios estão > marcados para as segundas e quartas-feiras sempre das 16h às 17h30.

Mas para aqueles que tem intenção de desenvolver atividades de percepção musical por meio da voz e do corpo antes de ingressar nos coros, a Casa de Cultura da UEL oferece oficinas de música e voz, que visam, com atividades de criação, escutas e análises, estimular a percepção vocal, o ouvido e o corpo do participante.
Os interessados em participar dos coros ou das oficinas devem procurar a Casa de Cultura da UEL, Divisão de Música, (R. Tupi, 210), até dia 11 de setembro, das 18 às 19 horas.

Mais informações pelo Telefone (43) 33225224

TROUPE TANGARÁ APRESENTA ESPETÁCULO PÂNDEGA EM LONDRINA


A Casa de Cultura UEL_Artes Cênicas promove neste sábado (05 de setembro), às 20h, o espetáculo Pândega, apresentado pela Troupe Tangará no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. O ingresso custa o valor simbólico de R$1,00 (preço único) e pode ser adquirido a partir das 19h na entrada do espetáculo. O dinheiro arrecadado será utilizado para a compra de assinaturas de jornais e revistas para a Divisão de Artes Cênicas e para o Centro de Documentação da Casa de Cultura UEL.


O substantivo feminino “pândega” tem como significado a festança, a farra e a brincadeira e define bem o conceito deste espetáculo circense. A Troupe Tangará toma o termo emprestado para dar nome a uma celebração cênica do encontro entre a técnica e virtuose presentes na herança do circo tradicional, com o rigor e frescor do novo circo. Em Pândega se dá o encontro entre artistas veteranos, que exibem performances clássicas do circo, e da ala jovem com sua inovação de repertório. Este encontro promete um divertido e dinâmico desafio jocoso.


No entanto, esta “rivalidade” se dilui aos poucos e casais se formam, misturando técnicas e repertórios, experiência e jovialidade, chegando assim ao ápice da festa. Tudo isso para demonstrar que o desejo de todos é o mesmo: juntar bom circo e teatro não para contar a história do velho contra o novo circo, mas das eternas e divertidas relações de um diante do outro. Porque afinal de contas, velho e novo circo são circunstâncias meramente teóricas e restringidas pelo tempo. A boa arte é viva e popular, e por isso é para sempre.

A Troupe Tangará foi fundada em janeiro de 2007 pelo casal Carlos Tangará e Selma Tangará seguindo os moldes do “novo circo” e atualmente desenvolve seu trabalho com shows, performances, oficinas recreativas em diversos espaços como praças, teatros, salões etc. Seus membros são artistas circenses tradicionais, estudantes de Artes Cênicas e Educação Física, atletas da ginástica olímpica e alunos oriundos de escolas de circo e projetos sociais.


Nome do Espetáculo: Pândega

Data/Horário: 05/09/2009 - 20h

Preço: R$1,00 (preço único)

Local: Cine Teatro Universitario Ouro Verde

Gênero: Circo

Produção Cultural: Daniel Bortoletto

Direção Artística (teatro): Diego Zadra

Direção Técnica (circo): Carlos Tangara

Produção: Selma Gerolamo Ribeiro

Operador de Som: Gisele Franco

Luz (criação e operação): Nuno Theodoro

Tempo de duração: Aproximadamente 01h10m

Faixa etária indicada: Livre


Elenco:

Adalberto Severiano

Ana Carolina Podboy

Diego Fernando Zadra

Guilherme Santana

Gustavo Henrique Ferreira

Juliana Tangará

Lucas da Silva Cunegatto

Mayara Fernanda Macedo

Pedro Giovani Queisada

Taiane Marques Guerino

Estréia do Cine Com Tour UEL: Tinha Que Ser Você


A estréia desta sexta-feira do Cine Com Tour UEL é o filme do diretor Joel Hopkins, "Tinha Que Ser Você". O longa retrata a experiência de um compositor que é demitido após perder um vôo, o que o leva a um bar para afogar as mágoas. É lá que conhece uma mulher que transformará sua vida. Com Dustin Hoffman, Emma Thompson e James Brolin.

O filme será exibido de 4 a 10 de setembro, diariamente às 20h30min e com aquela sessão extra no sábado e domingo às 16h00.


Tinha Que Ser Você

Sinopse

Harvey Shine (Dustin Hoffman) é um compositor de jingles que está com o emprego em risco. Marvin (Richard Schiff), seu chefe, o alertou de que terá apenas mais uma chance. Em um fim de semana ele viaja a Londres para acompanhar o casamento de Susan (Liane Balaban), sua filha, mas precisa estar de volta a Nova York na segunda, devido a uma reunião importante. Ao chegar Harvey descobre que Susan escolheu Brian (James Brolin), seu padrasto, para levá-la ao altar. Aborrecido, Harvey decide deixar o casamento antes da recepção e parte para o aeroporto, mas perde o vôo. Com isso ele é demitido por Marvin, o que o leva até um bar para afogar as mágoas. É lá que conhece Kate (Emma Thompson), uma funcionária do Departamento de Estatísticas Nacionais que se sensibiliza por ele.


Ficha Técnica:
título original:Last Chance Harvey
gênero:Romance
duração:01 hs 32 min
ano de lançamento:2008 ( EUA Inglaterra )
classificação: 12 anos
áudio: inglês
legenda: português
atores: Dustin Hoffman , Emma Thompson , Eileen Atkins , Kathy Baker , Liane Balaban
site oficial:http://www.lastchanceharvey.com/
estúdio:Overture Films / Process Productions
distribuidora:Imagem Filmes
direção: Joel Hopkins
roteiro:Joel Hopkins
produção:Tim Perell e Nicola Usborne
música:Dickson Hinchliffe
fotografia:John de Borman
direção de arte:Suzanne Austin e Patrick Rolfe
edição:Robin Sales
figurino:Natalie Ward
efeitos especiais:Special Effects GB


Elenco:

Dustin Hoffman (Harvey Shine)
Emma Thompson (Kate Walker)
Eileen Atkins (Maggie Walker)
Kathy Baker (Jean)
Liane Balaban (Susan)
James Brolin (Brian)
Richard Schiff (Marvin)
Tim Howard (Johnnie)
Wendy Mae Brown (Aggie)
Bronagh
Gallagher (Oonagh)
Jeremy Sheffield (Matt)
Daniel Lepaine (Scott)
Patrick Baladi (Simon)
Adam James (Josh Hillman)
Michael Landes (Peter Turner)
Kate Harper (Jill)


Prêmios:

Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Ator – Comédia/Musical (Dustin Hoffman) e Melhor Atriz – Comédia/Musical (Emma Thompson).



COM-TOUR UEL - Av. Tiradentes, 1241(Shopping COM-TOUR)
PERÍODO: de 04 a 10 de setembro
HORÁRIOS: 20h30min (Diarimente) 16h00 (Sábado e Domingo)
VALORES: R$ 4,00 (meio) e R$ 8,00 (inteiro)
(sexta-feira sempre meio ingresso R$ 4,00)

NOVAS VOZES, NOVA CHANCE

Estão abertas vagas para os coros da Casa de Cultura da UEL

Casa de Cultura UEL realiza avaliação vocal para os interessados em ingressar nos Coros Infantil, Juvenil, Coro UEL e Coro Tempos Dourados. A avaliação vocal será feita pela Divisão de Música até 11 de setembro.
O Coro Infantil trabalha a questão vocal de uma maneira lúdica. O objetivo é propiciar o desenvolvimento musical das crianças por meio do canto em grupo, mesmo que não possua nenhuma experiência vocal anterior. Os ensaios vão ser realizados todas as terças e quintas das 18h às 19h30. A idade mínima para participar do Coro Infantil é de 8 anos.
Já o Coro Juvenil é direcionado para adolescentes que se encontram em processo de mudança vocal, com realização de exercícios específicos para essa faixa etária. Este Coro vai ensaiar todas as segundas e quartas das 17h às 20h.
O Coro UEL é direcionado a jovens e adultos e objetiva propiciar a aquisição de conhecimentos históricos, teóricos, técnicos e estéticos, que permitam ao jovem e adulto compreender, apreciar, produzir e interpretar música vocal. Os ensaios são sempre das 18h30 às 21h às segundas e quartas.
Encantando há 8 anos, o Coro Tempos Dourados é direcionado para a terceira idade (melhor idade). Os ensaios estão > marcados para as segundas e quartas-feiras sempre das 16h às 17h30.
Mas para aqueles que tem intenção de desenvolver atividades de percepção musical por meio da voz e do corpo antes de ingressar nos coros, a Casa de Cultura da UEL oferece oficinas de música e voz, que visam, com atividades de criação, escutas e análises, estimular a percepção vocal, o ouvido e o corpo do participante.
Os interessados em participar dos coros ou das oficinas devem procurar a Casa de Cultura da UEL, Divisão de Música, (R. Tupi, 210), até dia 11 de setembro, das 18 às 19 horas.
Mais informações pelo Telefone (43) 3322 5224