quinta-feira, 3 de setembro de 2009

TROUPE TANGARÁ APRESENTA ESPETÁCULO PÂNDEGA EM LONDRINA


A Casa de Cultura UEL_Artes Cênicas promove neste sábado (05 de setembro), às 20h, o espetáculo Pândega, apresentado pela Troupe Tangará no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. O ingresso custa o valor simbólico de R$1,00 (preço único) e pode ser adquirido a partir das 19h na entrada do espetáculo. O dinheiro arrecadado será utilizado para a compra de assinaturas de jornais e revistas para a Divisão de Artes Cênicas e para o Centro de Documentação da Casa de Cultura UEL.


O substantivo feminino “pândega” tem como significado a festança, a farra e a brincadeira e define bem o conceito deste espetáculo circense. A Troupe Tangará toma o termo emprestado para dar nome a uma celebração cênica do encontro entre a técnica e virtuose presentes na herança do circo tradicional, com o rigor e frescor do novo circo. Em Pândega se dá o encontro entre artistas veteranos, que exibem performances clássicas do circo, e da ala jovem com sua inovação de repertório. Este encontro promete um divertido e dinâmico desafio jocoso.


No entanto, esta “rivalidade” se dilui aos poucos e casais se formam, misturando técnicas e repertórios, experiência e jovialidade, chegando assim ao ápice da festa. Tudo isso para demonstrar que o desejo de todos é o mesmo: juntar bom circo e teatro não para contar a história do velho contra o novo circo, mas das eternas e divertidas relações de um diante do outro. Porque afinal de contas, velho e novo circo são circunstâncias meramente teóricas e restringidas pelo tempo. A boa arte é viva e popular, e por isso é para sempre.

A Troupe Tangará foi fundada em janeiro de 2007 pelo casal Carlos Tangará e Selma Tangará seguindo os moldes do “novo circo” e atualmente desenvolve seu trabalho com shows, performances, oficinas recreativas em diversos espaços como praças, teatros, salões etc. Seus membros são artistas circenses tradicionais, estudantes de Artes Cênicas e Educação Física, atletas da ginástica olímpica e alunos oriundos de escolas de circo e projetos sociais.


Nome do Espetáculo: Pândega

Data/Horário: 05/09/2009 - 20h

Preço: R$1,00 (preço único)

Local: Cine Teatro Universitario Ouro Verde

Gênero: Circo

Produção Cultural: Daniel Bortoletto

Direção Artística (teatro): Diego Zadra

Direção Técnica (circo): Carlos Tangara

Produção: Selma Gerolamo Ribeiro

Operador de Som: Gisele Franco

Luz (criação e operação): Nuno Theodoro

Tempo de duração: Aproximadamente 01h10m

Faixa etária indicada: Livre


Elenco:

Adalberto Severiano

Ana Carolina Podboy

Diego Fernando Zadra

Guilherme Santana

Gustavo Henrique Ferreira

Juliana Tangará

Lucas da Silva Cunegatto

Mayara Fernanda Macedo

Pedro Giovani Queisada

Taiane Marques Guerino

Nenhum comentário:

Postar um comentário