quinta-feira, 5 de maio de 2016

Segundo concerto da série "O Som que Toca a Alma" será realizado hoje


Série busca interpretar repertórios com formações reduzidas

Por Heloisa Moutinho
O grupo de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) realizará o segundo concerto da série camerística “O som que Toca a Alma”. Serão apresentadas a "Sinfonia em Sol Maior" de Albinoni, "Rêverie" de Schumann entre outras obras de Mozart, Piazzolla e Strauss II.
O primeiro concerto da série foi na noite da última quinta-feira (29), com a apresentação do octeto de metais da OSUEL, na Primeira Igreja Batista em Londrina. O repertório da noite teve clássicos dos períodos Barroco e Renascentista.
Mais de 50 pessoas compareceram ao concerto. Neide Barreiro, 66, disse “A música faz parte da minha vida. Eu sou da igreja, canto no coral e sempre assisto aos concertos”. Ruti Oliveira, 73, foi pela primeira vez em um concerto da OSUEL e disse: “as música alegra os ouvidos”. Ela explicou que mesmo não sabendo as diferenças dos instrumentos, achou muito interessante a potência, o volume e a variedade dos metais.
Entre uma peça e outra, o músico Cícero Cordão Neto explicava sobre o desenvolvimento dos instrumentos (trompas, trompetes, trombones e tuba) e da música, ambientando o período no qual as obras foram criadas e a importância de seus compositores para a história da música.
“O som dos metais surgiu nos tempos antigos, mas com o propósito de sinalizar algo, uma guerra, um perigo. Somente a partir dos séculos XVI e XVII eles passaram a ser utilizados em manifestações artísticas, durante o período Barroco e Renascentista”, explicou Cordão, durante a apresentação.
Serviço
Dedicado ao dia das Mães, o próximo Concerto da Série Camerística será hoje (05/05), na Primeira Igreja Batista em Londrina, às 19h30, com entrada gratuita e aberta a todos.

Para acompanhar a OSUEL curta a página no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário