sexta-feira, 6 de maio de 2016

Grupo NEUMA Ensemble Universitário de Música Antiga comemora 20 anos com concerto


“Oriente e Ocidente - Viagem sonora às tradições” terá no
repertório músicas tradicionais de origens árabe, judia e cristã

Por Heloisa Moutinho

Na foto, a formação atual do NEUMA. (Da
esquerda para direita Marjorie Báccaro, Thaís
Cristine, Elimar Plínio e abaixo, Pedro Liro)
A proposta do grupo para a apresentação é fazer das diferentes culturas um elo de união entre povos. Utilizando as canções, o grupo deseja do público desconstrução de preconceitos relacionados a crenças religiosas. Elimar Plínio Machado, diretor do NEUMA, explica mais sobre a proposta: “Em um século tão marcado de violência, fundamentalismos e suas cruzadas modernas nada mais apropriado e sensível que a música para nos mostrar que somos todos iguais e temos os mesmos desejos, anseios, esperanças, frustrações e tantos outros sentimentos, como todo ser humano”.

Programa
No programa há canções de tradição oral, como uma oração cantada judaica e uma árabe com mais de 700 anos de tradição. Peças trovadorescas do gênero Chanson d’amour de Folquet, além de Cantigas de Louvor, um Saltarello italiano, uma canção para dançar, um moteto e em árabe, Surat, trazendo a afirmação sobre Deus em quatro pequenos versos, que segundo a tradição foram trazidos a Maomé pelo Arcanjo Gabriel.

História
O NEUMA Ensemble Universitário de Música Antiga nasceu da proposta de aplicação prática dos estudos do músico Elimar Plínio Machado na Schola Cantorum Basiliensis – Basiléia/Suíça e da criação de um núcleo de estudos e performance da música medieval na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no ano de 1995, tendo seu primeiro concerto no ano de 1996.
O grupo, tem integrantes de 16 a 30 anos, baseando seu trabalho nos pilares da UEL (ensino, pesquisa e extensão) e a cada ano desenvolve uma proposta diferente proporcionando aos integrantes desafios e novos referenciais ao público. Desta forma, o NEUMA vem atuando na cidade e região contribuindo para o desenvolvimento artístico-musical de seus integrantes e da comunidade.

Serviço
Concerto comemorativo dos 20 anos do NEUMA - 
Data: 7 e 8 de maio
Local: Igreja Rainha dos Apóstolos – Avenida Tiradentes, 43 – Londrina
Horário: 20h30min
Entrada gratuita e aberta a todos


Para mais informações acesse o EVENTO e para ter mais informações sobre as atividades da Casa de Cultura curta nossa página no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário