segunda-feira, 29 de abril de 2013

Casa de Cultura da América Latina busca promover culturas ibero, latina e africana

Vocês conhecem a Casa de Cultura da América Latina?

Criada, em 1987, para promover e divulgar a arte e a cultura latino-americana, a Casa de Cultura da América Latina (CAL/UnB)  busca consolidar-se como espaço voltado para a promoção das culturas ibero, latina e africana, em todas as suas vertentes e linguagem. Além de promover eventos culturais, ela também tem contribuído na preservação das produções artísticas da Universidade de Brasilia (UnB).

A instituição é possui um importante Acervo de arte moderna, arte contemporânea, popular e etnográfica e é composta por três galerias de arte: CAL; Acervo  e de Bolso. No seu auditório, funciona o Cinema da Casa da Cultura da América Latina (CineCAL), projeto que exibe filmes produzidos, em sua maioria, nos países da América Latina, África e Península Ibérica.


A CAL está todas as galerias ocupadas devido a Exposição do Corpos Informáticos.



"Depois de quase dois anos sem abrigar exposições, as três galerias da Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB) abriram seus espaços para receber, desde a noite de 11 de abril, a mostra Charivari dos garis, proposta do grupo Corpos Informáticos que tem como princípio o processo de criação colaborativo.


A exposição, que brotou do conceito de charivari, abarca interpretações diversas. Implica ações privilegiadas, versa em festas, em manifestações, inverte os papéis, faz críticas incisivas ao poder hegemônico, provoca, permite múltiplas possibilidades de sensações e percepções, como também visa pequenas coisas abandonadas e ao espaço de contemplação desviado e distorcido.
Partindo do que é abandonado, jogado fora, a mostra transformou as galerias em um ateliê/depósito. Muitas das obras surgiram no momento em que os “garis” chegaram às galerias, no “aqui e agora”; outras, já estavam acabadas, produzidas. Desenho, pintura na parede, escultura, vídeo e instalação são algumas das linguagens que foram utilizadas pelos artistas dentro do processo experimental, criativo e de contaminação.
Além da exposição, a partir de 22 de abril (segunda-feira), o Corpos promove uma série de oficinas, performances, palestras, mostra de vídeos fora e dentro dos espaços da CAL tendo como tema Performance, corpo e política. O evento prossegue até 27/04 (sábado), com a presença de artistas do grupo e outros convidados do Distrito Federal e de outros estados.
Realizando pesquisas artísticas em performance, videoarte, videoinstalação, vídeo-perfomance, performance em telepresença e web-arte (www.corpos.org), o Corpos Informáticos surgiu na Universidade de Brasília, em 1992.
Serviço

Exposição Charivari dos Garis, proposta do Corpos Informáticos

Abertura: 11 de abril de 2013 (quinta-feira), às 19h
Local: Galeria CAL, Acervo e de Bolso da Casa da Cultura da América Latina da UnB
SCS Quadra 4, Edifício Anápolis. Telefone: 61 3321.5811


A exposição, curadoria coletiva e montagem: Bia Medeiros, Camila Soato, Cecília Mori, Felipe Olalquiaga, Fernando Aquino, Jackson Marinho, Julia Milward, Moisés Crivelaro, Marcio Mota, Maria Eugênia Matricardi, Mateus de Carvalho Costa, Moisés Crivelaro, Polyanna Morgana, Renato Rios e Rodrigo Cruz.
Visitação: até 12 de maio de 2013, terça a domingo, das 9h às 19h
Entrada franca"

Com informações de: http://www.casadacultura.unb.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário