segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

OSUEL E CORO UEL REALIZAM ÚLTIMO CONCERTO DE 2009


A Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) e o Coro UEL apresentam-se no Cine Teatro Universitário Ouro Verde na noite de 9 de dezembro (quarta-feira) para o último concerto da Temporada 2009, ano que marcou o aniversário de 25 anos da orquestra. Sob a regência da Maestrina Elena Herrera, será interpretada a Sinfonia nº 2 (Op. 52) - “Lobgesang”, de Felix Mendelssohn (1809-1847), em homenagem aos duzentos anos que o compositor completaria neste ano. O concerto começa as  20h30 com entrada livre.


“Lobgesang” significa “Canto de Louvor” e será interpretada pela primeira vez em Londrina, pela OSUEL. A sinfonia foi composta na ocasião dos 400 anos da prensa de Gutemberg, uma homenagem que o compositor Mendelssohn prestou ao conterrâneo pela sua revolucionária invenção.


Especialmente para o evento, três conceituadas vozes líricas foram convidadas a subirem ao palco: a soprano Denise Tavares, premiada no Brasil e no exterior, apresentou-se em concertos no Brasil, Chile, Alemanha e atualmente participa dos mais importantes eventos culturais do país como solista; Najla Santiago, também soprano, desde 2004 atua em projetos didáticos de ensino e difusão da música erudita. Atualmente colabora como solista em corais do interior de São Paulo e no Paraná e seu repertório inclui a interpretação de missas, oratórios e óperas; o tenor Paulo Mandarino, que já realizou turnês pela Europa, apresentando-se nas cidades de Roma, Milão, Paris, Viena e Budapeste. Além de sua carreira de cantor, Mandarino dedica-se à formação de novos cantores na cidade de São Paulo.

Temporada 2009






A OSUEL realizou neste ano mais de 35 apresentações em diversos locais, todos com entradas gratuitas. Em setembro de 2008, com a criação do projeto “OSUEL – 1a orquestra sinfônica do Paraná a caminho dos seus 25 anos” e a contratação da maestrina Elena Herrera (Cuba, Brasil), diversas atividades foram desenvolvidas, entre elas, o curso de Apreciação Musical (de setembro a dezembro), os concertos didáticos (para professores e estudantes das escolas públicas da cidade), concertos de música de câmera com a OSUEL etc...


Em maio deste ano a Casa de Cultura UEL trouxe para Londrina o renomado compositor brasileiro Edmundo Villani-Cortês, tendo realizado um concerto com a OSUEL em sua homenagem. Em abril, prestou merecida homenagem ao músico e arranjador Vitor Gorni e, em setembro, com patrocínio da SETI, dá início ao `Projeto Sinfônica da UEL_CirculAÇÃO Paraná´, com o compositor, pianista e arranjador André Mehmari que, juntamente com os músicos Sérgio Reze (bateria) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo), realizaram um concerto no Cine Teatro Universitário Ouro Verde com a orquestra, também sob a regência de Elena Herrera. A OSUEL, ainda nesse ano comemorativo de seus 25 anos, foi convidada a se apresentar durante o FILO, reinaugurando a Concha Acústica do Zerão e, também, fazendo o concerto de abertura no 29o. Festival de Música de Londrina.  




Serviço:
9 de dezembro de 2009
Cine Teatro Universitário Ouro Verde
20h30min
Entrada livre





Nenhum comentário:

Postar um comentário