sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

“Enquanto o Sol Não Vem”: A volta ao lar, à francesa



“Enquanto o Sol Não Vem”, a partir desta sexta-feira no Cine Com-Tour UEL, é o terceiro filme dirigido pela atriz francesa Agnès Jaoui depois de “O Gosto dos Outros” (2000) e “Questão de Imagem” (2004). Novamente ela escreveu o roteiro com o marido, Jean-Pierre Macri, e como é habitual, ambos reservaram para eles mesmos os papeis principais. O terceiro personagem em importância ficou com Jame Debbouze (o dono da frutaria em “Amelie Poulin”), que mais uma vez demonstra seu enorme talento, sobretudo nas seqüências mais cômicas.
     Agathe Villanova (Agnès) é uma reconhecida escritora feminista que volta à sua casa no sul da França para passar uns dias, um lugar que nunca foi de seu agrado e que abandonou logo que pode. Ali ele vai ajudar a irmã a cuidar das coisas da mãe, que morreu recentemente. No casarão familiar mora a velha doméstica argelina Mimouna e seu filho adulto Karim. Este decide aproveitar que a famosa Agathe está de passagem para realizar um documentário sobre ela, com a ajuda do amigo Ponsard, cineasta sem expressão. É só pelo carinho que Agathe tem pela empregada que ela aceita a propoata

     A diretora Agnes Jaoui  confia muito em seus interpretes principais e secundários, a quem dá muita liberdade porque filme quase todo seu filme em planos-sequencias muito bem resolvidos. Este seu terceiro filme é conscientemente mais ligeiro que os anteriores. Aborda assuntos de interesse como política, relações entre classes sociais, o cinema, o feminismo e sobretudo a vitimização , já que seus personagens se sentem injustamente tratados pela vida, mesmo não ficando claro se eles tem razão ou não. O que parece é que a cineasta desta vez quis fazer um entretenimento menos ambicioso, e em vista desta desenvoltura aparecem ótimos momentos de comédia, alguns dramáticos, outros não, especialmente aqueles que narram a caótica rodagem do documentário.


Carlos Eduardo Lourenço Jorge




ENQUANTO O SOL NÃO VEM

(Parlez-moi de la pluie, 2008)

Sinopse:
Agathe Villanova (Agnes Jaoui) é uma feminista que ocupa posição de prestígio na cena política da França. Ela volta para sua casa na região após uma viagem que durou dez dias. Ali ela ajuda sua irmã Florence (Pascale Arbillot) a cuidar da mãe. Florence vive com o marido, os filhos e Mimouna (Mimouna Hadji), velha empregada que veio há muito tempo da Argelia com sua família.. Enquanto isso, o filho de Mimouna, Karim (Jamel Debbouze), e seu amigo Michel Ronsard (Jean-Pierre Bacri) decidem fazer um documentário sobre Agathe para uma série de filmes sobre mulheres bem-sucedidas.

 

FICHA TÉCNICA
Diretora: Agnès Jaoui
Elenco: Jean-Pierre Bacri, Jamel Debbouze, Agnès Jaoui, Pascale Arbillot, Guillaume De Tonquedec, Frédéric Pierrot, Mimouna Hadji, Florence Loiret-Caille.
Produção: Jean-Philippe Andraca, Christian Bérard
Roteiro: Agnès Jaoui, Jean-Pierre Bacri
Fotografia: David Quesemand
Duração: 110 min.
Ano: 2008
País: França
Gênero: Comédia Dramática
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Les Films A4
Classificação: 12 anos







Nenhum comentário:

Postar um comentário