quarta-feira, 7 de outubro de 2009

GRUPO NEUMA comemora 14 anos de atividades em concerto com o GRUPO ATEMPO



Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga, conjunto da Divisão de Música da Casa de Cultura UEL comemora seus 14 anos de atividades com um concerto de música medieval com o grupo convidado ATEMPO, no sábado dia 10 de outubro no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, às 20h00. A entrada é franca.



No programa estão composições de música medieval de Landini e de florentinos contemporâneos ou próximos de sua geração como Gherardello da Firenze e Guilielmus de Francia.  Todos tem a característica em comum de, através da ballata, um gênero de métrica regular e tributário da dança, evocarem os estados da alma amorosa.  


O grupo NEUMA se dedica ao trabalho de pesquisa, estudo e prática de música medieval, com a recriação de instrumentos antigos. Neste ano o NEUMA desenvolve um repertório voltado à tradição musical medieval priorizando o repertório francês secular do autor Adam de la Halle. Com quatorze anos de existência, o grupo vem se destacando no cenário da música antiga.

O grupo ATEMPO convidado para a comemoração foi formado em 1992 e tem ampla atuação na música antiga, inclusive com expressão nacional. O grupo participa de concertos, festivais e seminários e publica artigos em edições universitárias e internet. O  Atempo alcançou os fundamentos necessários para interpretar o seu repertório com base na teoria e no contraponto medievais através de vivência de estudos na Europa.


Serviço: Concerto de Música Medieval com Grupo NEUMA e grupo ATEMPO
Data: 10/10/2009
Hora: 20h
Entrada: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário