terça-feira, 10 de maio de 2016

Exposição "Sobre o que pode ser familiar" vai até o dia 20

Projeto faz parte do edital Arte Londrina 4

Por Heloisa Moutinho


Inaugurada no dia 15 de abril, a exposição apresenta trabalhos que mostram composições de famílias, cenários cotidianos e relações entre as pessoas. No conjunto das obras, dos 14 artistas selecionados, há panos de pratos, barras de sabão, ilustrações e novas formas de enxergar a arte moderna. No catálogo do Arte Londrina 2, Danillo Villa, curador da Divisão de Artes Plásticas (DaP), cita que os trabalhos desses editais “tratam da complexidade que é buscar no entorno o que deve ser mostrado, numa esperta e sofisticada operação de aproveitamento de recursos materiais e emocionais.” A terceira exibição do Arte Londrina 4 será inaugurada no dia 27 de maio, sexta-feira.

Arte Londrina

Em 2011, a Exposição “Cartografias Cotidianas” foi inaugurada com o intuito de levar a arte contemporânea para todo tipo de público. Segundo Elke Coelho e Danillo Villa, chefe da DaP, o desejo era de apresentar uma arte acompanhada de informação de qualidade podendo gerar um entendimento democrático das possibilidades críticas das obras. Com objetos cotidianos o público seria provocado a reagir às criações, repensando sobre o local onde vive e descobrindo um novo valor estético.
Em 2012, Catografias Cotidianas mudou de nome e passou a ser “Arte Londrina”, que nesse ano chega à sua quinta edição. Cada série é composta por três exposições, sendo uma no ano de lançamento do edital e outras duas no ano seguinte.


Trabalho de Efe Godoy (Foto: Divulgação - Divisão de Artes Plásticas)     
Curadoria

Para o desenvolvimento da curadoria, Danillo Villa convida um artista cujo trabalho tenha relevância no cenário nacional das artes para ajudá-lo no processo. A partir dos dossiês enviados, é iniciada a seleção. Nesse momento são detectadas similaridades conceituais entre as obras, “Dessa forma são definidas as exposições, pela reincidência de um determinado assunto, por uma possível leitura de um conjunto. Depois disso, pesquisadores são convidados a colaborar com pontos de vistas abordando conceitos cuja curadoria caracteriza cada mostra”, explica Villa.

Serviço

Exposição “Sobre o que pode ser familiar” – Arte Londrina 4
De segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Divisão de Artes Plásticas (Av. Juscelino Kubitscheck, 1973)
Para visitas agendadas ligar no (43) 3322- 6844

Edital Arte Londrina 5

As inscrições para o Edital Arte Londrina 5 estão disponíveis até o dia 19 de junho e são gratuitas. Podem participar do processo de seleção artistas nacionais, naturalizados e estrangeiros. Os interessados podem enviar o dossiê de obras para o e-mail: dapartelondrina@gmail.com.

Trabalho de Maristela Cabello no Arte Londrina 4
 (Foto: Divulgação - Divisão de Artes Plásticas)
Para mais informações acesse o site da Dap  ou a página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário