sexta-feira, 9 de agosto de 2013

“CONCERTOS NO CAMPUS” TRAZ CAMERATA DE VIOLÕES NESTA TERÇA-FEIRA

O evento destaca a participação de alunos e professores do curso de música da UEL


O “Concertos no Campus” desse mês será realizado na próxima terça-feira, 13, às 12h, no Anfiteatro do CESA. A apresentação traz a performance de alunos do Curso em Licenciatura em Música da UEL e da Camerata de Violões, coordenada pelo Prof. Inácio Rabaioli. No programa, se apresentarão também os alunos Brenno Castello Branco Lopes (violino), Douglas Marque (piano), Rafael Fernandes Regilio de Souza (violino) e Wagner Collins (violino). A pianista da OSUELIrina Ratcheva, será a acompanhadora no repertório camerístico. 

Toda a comunidade universitária terá a oportunidade de assistir um programa bem diversificado, com obras de Bach, Vivaldi, Bruch, Pixinginha, Piazzolla, H.Pascoal, M.Penella, A.Barrios e C.Machado.

Além do repertório ja consagrado, o concerto trará a primeira audição da  peça "À Reich - cânone minimalista diatônico", escrita especialmente para este concerto pelo Prof. Tadeu Taffarello, também do Curso, para piano a quatro mãos.

A PEÇA

"À Reich - cânone minimalista diatônico" foi escrita em homenagem à maneira de tocar do compositor Steve Reich (NY, 1936). A obra estrutura-se  a partir de  uma nota base à qual vão sendo acrescidas notas ascendentes até formar uma escala maior. Por trás desse procedimento simples das alturas, encontra-se um procedimento rítmico de defasagem canônica que faz com que a peça soe muitas vezes mais como uma textura do que como uma melodia. Algo bem parecido com os procedimentos empregados por Reich em suas peças minimalistas. "À Reich" pode ser tocada por qualquer formação, em qualquer escala maior e por qualquer quantidade de instrumentos, desde que se tenha ao menos 2 para garantir a defasagem. 

O GRUPO
A Camerata de Violões, integrada por alunos do curso de Licenciatura em Música do Departamento de Música e Teatro de UEL, tem por objetivo central a prática coletiva de música instrumental para violão. O grupo foi criado em 2004, a partir do interesse de alguns alunos da disciplina de violão e foi levada a termo sob a coordenação do Prof. Inácio Rabaioli. Desde então, vem atuando em apresentações no campus da UEL e em diversos locais da cidade de Londrina, tendo participado de várias edições do Festival de Música de Londrina.

Atualmente o grupo está vinculado ao Projeto de Extensão “Grupo de Performance OCA”, do Departamento de Música e Teatro da UEL. Fazem parte do Grupo os alunos Alerson de Oliveira, André Pires, Claudinei Filho, Jaime Gonçalves, Renan Lourenço e Inácio Rabaioli. Em seu repertório estão contempladas obras de compositores como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Hermeto Pascoal, Celso Machado, Astor Piazzolla, dentre outros. Todas as músicas foram compostas para violão em grupo ou arranjadas para essa formação instrumental
SERVIÇO:
PROJETO "CONCERTOS NO CAMPUS"

Dia: 13 de agosto de 2013 (terça-feira)
Local: Anfiteatro do CESA, Campus Universitário (UEL)
Horário: 12h00
Entrada Franca
Promoção e Realização: CASA DE CULTURA/UEL
Apoio: CESA/PROEX/PROGRAD


Contato: Irina Ratcheva: 9938 4003

Nenhum comentário:

Postar um comentário