terça-feira, 25 de junho de 2013

Orquestra Prelúdio apresenta concerto matutino “Para a Máquina de Escrever” neste domingo

O grupo busca transmitir mensagens aos jovens
 através da prática musical


A Orquestra Prelúdio UEL realizará concerto matutino no próximo dia 30, às 10h30, no Cine Com-Tour/UEL. Esse concerto, que faz parte do projeto de extensão “Música em Circulação”, traz o tema faz menção à máquina de escrever. Equipamento esse que nessa obra se constitui como um instrumento de percussão.

O concerto, voltado os jovens, é desenvolvido a partir da perspectiva da música como prática universal, transmissora de mensagens. A partir daí incluímos a peça musical e inédita em Londrina “The Typewriter e Jazz Pizzicato”, do grande compositor e pedagogo americano Leroy Anderson. Muitas das suas composições foram introduzidas pela Boston Pops Orchestra, sob a direção de Arthur Fiedler e John Williams, que descreveu Anderson como "um dos grandes mestres americanos de música leve orquestral".

Em nossa prática, buscamos alcançar o avanço das tecnologias, incluindo no ensino aos jovens as composições que estão presentes nas sondas espaciais Voyager 1 e Voyager 2, que carregam consigo um disco de cobre revestido a ouro, contendo, dentre outras informações, uma apresentação para outras civilizações como excertos de música étnica, de obras de Beethoven e Mozart, e "Johnny B. Goode" de Chuck Berry.

O concerto para máquina de escrever se assemelha em muito às sondas, já que traz jovens transmissores de mensagens, que se utilizam de seu instrumento musical para passar mensagens aos mais variados contextos, a todos jovens de qualquer idade, de qualquer lugar e à plateia desta apresentação.

O objetivo é desenvolver pedagogicamente a inclusão mediante a prática musical coletiva e o aperfeiçoamento técnico e artístico, associado a um trabalho voltado para o desenvolvimento das habilidades específicas relacionadas ao instrumento e à prática de orquestra pelo jovem.



Serviço:
Realização: CASA DE CULTURA/UEL
Concerto “Para a Máquina de Escrever” da Orquestra Prelúdio – Temporada 2013
Local: Cine Com-Tour/UEL
Data: 30 de Junho, as 10h30
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário