quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN estreia no Cine Com-Tour


Amanhã, dia 24, estreia o filme que é estrelado por Tilda Swinton.



Sinopse:

Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Lucy (Ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.

Trailer: 

http://www.youtube.com/watch?v=YQw5WpZSAFw


Ficha Técnica:

título original: We Need to Talk About Kevin
gênero:Drama
duração:1 hr 50 min
ano de lançamento: 2012
estúdio: BBC Films | Artina Films | Atlantic Swiss Productions | Footprint Investment Fund | Forward Films
direção: Lynne Ramsay
roteiro: Lynne Ramsay e Rory Kinnear baseados no livro de Lionel Shriver
produção: Jennifer Fox, Luc Roeg e Robert Salerno
música: Jonny Greenwood
fotografia: Seamus McGarvey

Premiações:

GLOBO DE OURO
2012
Indicação
Melhor Atriz - Drama - Tilda Swinton

BAFTA
2012
Indicações
Melhor Filme Britânico
Melhor Diretor - Lynne Hamsey
Melhor Atriz - Tilda Swinton

FESTIVAL DE CANNES
2011
Ganhou
Menção Especial ao Mérito Técnico

FESTIVAL DE LONDRES
2011
Ganhou
Melhor Filme

EUROPEAN FILM AWARDS
2011
Ganhou
Melhor Atriz - Tilda Swinton

Curiosidades

- Inspiração:
Adaptado do best-seller homônimo de Lionel Shriver lançado em 2003.

- Filmagens:
Filmado em Nova York e em Stamford, no estado de Connecticut, nos Estados Unidos.

- Desconforto na plateia:
Exibido no Festival de Cannes 2011, o filme causou incomodo na platéia da sessão de gala com o tema pesado sobre violência nas escolas.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Fonte das Mulheres estreia hoje no Cine Com-Tour


Sinopse: 
Em um pequeno vilarejo situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, as tradições islâmicas são seguidas a risca. Entre elas, a existência da mulher como procriadora é regra básica. Um outro mandamento faz com que elas tenham que buscar água em fonte distante e de difícil acesso, enquanto os homens matam o tempo bebendo, falando da vida ou discutindo entre si. Certo dia, Leila (Leila Bekthi), jovem e alfabetizada, resolve que a melhor maneira de transformar esta rotina e fazer com que os homens assumam esta tarefa é cortar o que eles mais gostam: o sexo. A polêmica decisão grevista do grupo acaba interferindo nas relações entre os habitantes e provoca uma verdadeira revolução cultural, mudando para sempre as vidas no povoado. 


Ficha Técnica:

título original: La source des femmes
gênero: comédia dramatica
duração: 2 hr 15 min
ano de lançamento: 2012
direção: Radu Mihaileanu
roteiro: Alain-Michel Blanc e Radu Mihaileanu
produção: Luc Besson, Radu Mihaileanu, Souad Lamriki, André Logie, Marie Masmonteil, Gaetan David e Denis Carot
música: Armand Amar
fotografia: Glynn Speeckaert

Premiações:
FESTIVAL DE CANNES 2011
Seleção oficial - Competição

Curiosidades:

- Fatos reais originando ficcionais
A verdadeira origem do filme está em uma notícia de jornal publicada em 2001, que falava sobre uma aldeia no interior da Turquia e o que as mulheres de lá tinham feito para forçar os seus maridos a resolver o problema de abastecimento de água: uma greve de amor.

- Fonte de inspiração
Segundo o diretor e roteirista Radu Mihaileanu, o filme foi inspirado na peça "Lisístrata", de Aristófanes, e o humor contido nela.

- Nome do filme
Ainda segundo ele, o uso da palavra "fonte" deve-se ao fato de que ele considera as mulheres fonte de tudo que é sereno.

- Parceiros musicais
O compositor Armand Amar já tinha trabalhado antes com o cineasta franco/romeno nos filmes Um Herói do Nosso Tempo (2005) e O Concerto (2009).

- Literatura citada no filme
O clássico "Mil e Uma Noites", de Scheherazade, é mencionado mais de uma vez.

- História local, produção multicultural
Inteiramente falado na língua árabe, essa co-produção da França, Bélgica e Itália foi dirigida por um diretor francês de origem romena.

- Locações
Inteiramente rodado no Marrocos, numa aldeia situada a 50 Km de Marrakesh.

- O método de trabalho: 30 dias de "confinamento".
O diretor mudou-se com o elenco e a equipe técnica para o local das filmagens e ficaram por lá durante 30 dias. a troca entre eles foi muito intensa, para dar veracidade nas relações retratadas no filme. Só depois desse período é que as filmagens começaram.

- Desafio do idioma
O cineasta Radu Mihailean fez questão de rodar o filme no dialeto marroquino Darija, algo que ele e boa parte do elenco não dominavam.

- Ficção e realidade se misturam
As atrizes Leila Bekhti e Karim Leklou tiveram seus nomes reais "batizando" o de seus personagens.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

TESTES PARA OS COROS DA UEL


Os Coros da UEL (infantil, juvenil, adulto e terceira idade) estão com inscrições abertas para o ano de 2012 dos dias 27/02 a 9/03. 
As pessoas poderão se inscrever gratuitamente. As audições ocorrerão nos dias de ensaio já estabelecidos (ver abaixo); os interessados devem apresentar-se com no mínimo meia hora de antecedência ao início dos ensaios.

É necessário observar os seguintes critérios e características para integrar os coros:

Quanto à idade
Coro Infantil – crianças entre 8 e 13 anos.
Coro Juvenil – jovens entre 14 e 19 anos.
Coro da UEL – adultos – mulheres e homens entre 20 e 55 anos.
Coro Tempos Dourados – senhoras a partir de 55 anos. 
Coro do Campus – alunos, servidores e professores da UEL.
O critério idade visa o desenvolvimento vocal adequado às faixas etárias específicas.

Quanto à experiência musical
Não é necessário ter experiência coral anterior, no entanto deseja-se que as pessoas apresentem alguns requisitos, como repetição de modelos melódicos vocais e rítmicos propostos. 

Quanto a horários
Os Coros têm seus ensaios duas vezes na semana em horários pré-estabelecidos, sendo imprescindível a frequência aos mesmos para poder participar dos grupos. Abaixo seguem os horários.
Coro Infantil – às terças e quintas-feiras das 18h às 19h30.
Coro Juvenil – às segundas e quartas-feiras das 18h às 20h.
Coro da UEL – às segundas e quartas-feiras das 18h30 às 21h.
Coro Tempos Dourados – as terças e quintas-feiras das 14h30 às 16h. 
Coro do Campus – às segundas e quartas-feiras das 12h30 às 13h45, na sala 104 CCH – Campus UEL.

Quanto ao preenchimento das vagas
As vagas têm número limitado conforme as necessidades vocais (vozes soprano, contralto, tenor e baixo) de cada coro. As mesmas serão preenchidas conforme a ordem de chegada e conforme a disponibilidade dos grupos.

Maiores informações pelos fones: 3322-5224 – período da tarde com Maria e Emília.
A Divisão de Música da UEL fica na Rua Tupi, 210.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Ouro Verde está vivo



"Alguém morreu?" Perguntou uma menina para a mãe ao ver uma performance que acontecia em frente ao Cine Teatro Universitário Ouro Verde por volta das 15h30, ontem (14/02). Não, não era um velório. Era uma manifestação de amor pelo teatro que pegou fogo no último domingo (12/02) à tarde. Comovido com a tragédia, o coletivo "As incríveis laranjas podres performáticas" juntou-se a um grupo de estudantes que criou um evento no facebook com o intuito de homenagear esse símbolo da nossa cidade. 

O coletivo resgatou um trabalho já feito anteriormente denominado "Um canto para alguém, enfim" que consiste em ocupar espaços esquecidos ou, no caso do Ouro Verde, espaços muito importantes para a cidade. Munidos de instrumentos musicais e algum objeto que traga boas lembraças da infância, os atores interagem com esses espaços com o objetivo de dar a eles uma nova forma e um novo jeito de pensá-los. O coletivo "As incríveis laranjas podres performáticas" é composto por alunos de Artes Cênicas da UEL. Juliana do Espírito Santo, 21, é uma das integrantes do coletivo e explica que levou para sua performance uma fotografia de quando era criança. "Eu sempre sonhei em ser atriz e para mim o Ouro Verde representa um pouco desse sonho de infância".


Uma rosa ao Ouro Verde

Já, a primeira ideia de fazer uma homenagem ao teatro foi de um grupo de jovens que criou um evento no facebook intitulado "Ofereça uma rosa!". Eles convidaram os cidadãos londrinenses a levarem uma rosa para a frente do teatro e a "entregarem" a ele fazendo, assim, uma homenagem. Um poema foi lido por todos os participantes enquanto as flores eram oferecidas. Michele  Mrtvi, 16, uma das organizadoras do evento, afirmou que a intenção era também chamar a atenção das pessoas para a importância que o Ouro Verde possui. "Gosto muito de música clássica e o Ouro Verde sempre abrigou importantes festivais", afirma Michele ao lembrar dos concertos da OSUEL e da falta de outros espaços que abriguem este tipo de programação na nossa região.

A Casa de Cultura da UEL agradece às demonstrações de carinho da população. Seja pela internet ou por homenagens em frente ao teatro, ou ainda,  por um simples comentário de alguma lembrança boa que este espaço carrega. O teatro Ouro Verde pertece a cada um de nós. Ele não morreu. Todas as providências estão sendo tomadas para que, o mais breve possível, ele volte a ser palco das mais incríveis expressões artísticas.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A CHAVE DE SARAH estreia no Cine Com-Tour


O drama que trata do colaboracionismo francês no período nazista estreia hoje.



Sinopse:

1942, ocupação nazista na França. Sarah Starzynski (Mélusine Mayance) é uma jovem judia que vive em Paris com os pais (Natasha Mashkevich e Arben Bajraktaraj) e o irmão caçula Michel (Paul Mercier). Eles são expulsos do apartamento em que vivem por soldados nazistas, que os levam até um campo de concentração. Na intenção de salvar Michel, na ultima hora Sarah o tranca num armário escondido na parede de seu quarto e pede que ele não saia de lá até que ela retorne. A situação faz com que Sarah tente a todo custo retornar para casa, no intuito de salvá-lo. Décadas depois, a jornalista Julia Jarmond (Kristin Scott Thomas), americana trabalhando em Paris, trabalha em reportagem sobre o período em que a França esteve dominada. Ao investigar sobre o assunto, ela conhece detalhes do colaboracionismo e ainda encontra um elo entre sua família e a história de Sarah, unica sobrevivente dos Starzynski.

Trailer: 


http://www.youtube.com/watch?v=-DaWXz2oPL8



Ficha Técnica:
título original: Elle S'Appelait Sarah
gênero: drama/suspense
duração:1 hr 51 min
ano de lançamento: 2011
direção: Gilles Paquet-Brenner
roteiro: Serge Joncour e Gilles Paquet-Brenner, baseado em livro de Tatiana de Rosnay
produção: Stéphane Marsil
música: Max Richter
fotografia: Pascal Ridao

Elenco: 
Kristin Scott Thomas
Aidan Quinn

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Medianeras no Cine Com-Tour


O drama romântico que se passa em Buenos Aires estreia amanhã, dia 3.


Sinopse: 

Martin (Javer Drolas) é jovem e está sozinho, passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira como a cidade de Buenos Aires está crescendo, desordenada e desumanizada. Como trabalha em casa, pouco sai e fica o tempo todo conectado na internet. E é através dela que conhece Mariana (Pilar López de Ayala), aficcionada por chats. Eles iniciam um relacionamento virtual, mas sem saber que moram na mesma quadra.


Ficha Técnica:

Título original: Medianeras
Gênero: drama romantico
Duração:1 hr 35 min
Estúdio: Zarlek Producciones | Pandora Filmproduktion | Rizoma Films
Distribuidora: Imovision (Brasil)
Direção: Gustavo Taretto
Roteiro: Gustavo Taretto
Produção: Hernán Musaluppi e Natacha Cervi
Música: Gabriel Chwojnik
Fotografia: Leandro Martínez
Lançamento: 2011 (Argentina, Alemanha, Espanha)
Atores: Pilar López de Ayala, Javier Drolas, Rafael Ferro, Carla Peterson.
Duração: 95 min
Gênero: Drama

Premiações:

FESTIVAL DE GRAMADO 2011
Melhor Filme Estrangeiro - Júri Oficial
Melhor Diretor - Júri Oficial

Curiosidades:

- Inteiramente rodado em Buenos Aires, Argentina;

- A origem do filme foi um curta de mesmo nome rodado em 2005;

- Orçamento estimado de US$ 11 milhões;

- Selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Gramado 2011;

- Exibido no Festival de Berlim (Alemanha), em fevereiro de 2011 e em julho do mesmo ano no Festival de Cinema Karlovy Vary (República Tcheca);




Novo endereço da DAC

Atenção pessoal,

A Divisão de Artes Cênicas está em um novo endereço. Agora os trabalhos são realizados na Avenida Celso Garcia Cid, 205.