sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CASA DE CULTURA/UEL CONVIDA:



O CONCERTO UEL/MIDIOGRAF, é uma realização da Universidade Estadual de Londrina e MIDIOGRAF Gráfica e Editora que se entrelaçam para homenagear o Cine Teatro Ouro Verde e comemorar os 20 anos de implantação da Midiograf nesta cidade e que, através da diversidade cultural presente na música, dança e canto coral, busca resgatar a cidadania com um evento beneficente em prol das entidades de Londrina.

O Concerto contará com a participação da OSUEL, Coro do Campus, Coro UEL, Grupo AlCores, Grupo Sansey Yosakoi Soran, Ballet FUNCART Zona Norte e Entrepassos Cia de Dança. Os convites serão trocados por 2kg de alimentos não perecíveis ou materiais de limpeza ou 1 pacote de fraldas infantis ou geriátricas. As doações serão organizadas e distribuídas pelo Rotary Internacional.

O CONCERTO será sábado (10 de novembro) às 20H no Ginásio de Esportes Moringão, localizado naRua Gomes Carneiro, 315.



ORQUESTRA SINFÔNICA DA UEL


A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, primeira orquestra sinfônica do Paraná, foi criada oficialmente em 14 de março de 1984, na gestão do Reitor Dr. Marco Antônio Fiori, tendo como objetivos: interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira; dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através de integração com o ensino, pesquisa e extensão. A Orquestra é uma entidade cultural que visa estimular a apreciação musical da população a ponto de possibilitar aos cidadãos ferramentas para que os mesmos ampliem o seu repertório musical histórico assim como possam formular uma opinião crítica sobre as mais diversas manifestações estéticas ao longo da história da música ocidental.

A OSUEL é formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público e a incumbência de iniciar este trabalho coube ao Maestro Othônio Benvenuto, que já em 1978 realizava as primeiras experiências com um pequeno grupamento instrumental intitulado “Conjunto Música”, que aos poucos foi crescendo e atuando junto ao Coral da UEL.

Sucedendo ao trabalho pioneiro do maestro Benvenuto, a OSUEL foi dirigida pelos maestros: José Eduardo Gramani, Cláudia Feres, Norton Morozowicz, Evgueni Ratchev, Wagner Polistchuk, Martin Tuksa, Henrique Vieira e Elena Herrera (Cuba, Brasil) e Maurizio Colasanti.

Paralelamente aos concertos de gala, apresenta os “Concertos Didáticos”, projeto educacional com o objetivo de, através de aulas-concertos, contribuir para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, a partir do conhecimento da estrutura e composição de uma orquestra sinfônica, isto é, seus instrumentos e a importância de cada um no conjunto orquestral. A OSUEL busca, desta forma, despertar o interesse pela música de concerto, estimulando o público a refletir e a desenvolver o hábito da escuta crítica bem como o papel da música na sociedade contemporânea.

Em 1999, a OSUEL gravou o primeiro CD e no final de 2000 realizou a gravação ao vivo em concerto da ‘Temporada Ouro Verde’ do segundo CD intitulado Compositores Brasileiros. Em outubro de 2003, recebeu a “Comenda Ouro Verde”, homenagem prestada pela Câmara Municipal de Londrina.

MAURIZIO COLASANTI


Maurizio Colasanti, está bem estabelecido internacionalmente como um dos maestros mais ecléticos e dinâmicos de sua geração. Precoce talento musical iniciou estudos de música com E. De Renzis com cinco anos de idade e tocou seu primeiro concerto como solista aos sete.Tem atuado como regente com grandes orquestras nas principais salas de concertos do mundo. Durante a temporada 2012, ele estreou na Orchestra della Magna Grecia, Orchestra Sinfonica di San Remo, Orchestra Sinfonica della Provincia di Chieti, Adana Symphony Orchestra, Istambul Symphony Orchestra, Festival Brahms, Wigmore Hall (Londres), Orquestra Sinfônica del Estado de México e Guanajuato Simphonic Orchestra (México), Orchestra Teatro Lirico di Cagliari (Le Chant du Rossignol de Stravinsky e Gianni Schicchi de Puccini), Orchestra Teatro Politeama Palermo (La Rondine de Puccini), Teatro Marrucino (Rigoletto de Verdi). Atualmente é Diretor Artistico da Società Italiana della Musica e del Teatro, e Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina - OSUEL.

CORO UEL


A trajetória do CORO UEL iniciou-se em 1972 quando, por solicitação do Reitor Prof. Dr. Ascêncio Garcia Lopes, a Srª Semíramis Lück foi convidada a formar um grupo coral envolvendo a comunidade universitária. Sua sucessora foi Marília Brandão.

Em 1976 assume a regência do grupo o professor Othonio Benvenuto, de marcante personalidade e bagagem musical. Impôs uma nova estrutura ao grupo, aumentando consideravelmente o numero de cantores. A partir daí o Coro começa a destacar-se no cenário musical nacional. Em 1978 gravou o primeiro disco e classificou-se em 2º lugar no 6º Concurso de Corais do Rio de Janeiro realizado na Sala Cecília Meirelles, promovido pelo Jornal do Brasil, tendo sido o mais importante concurso de coros do país. Com uma atuação ascendente, 1980 obteve o 1º lugar no mesmo concurso e lançou seu segundo disco.

Despertando cada vez maior interesse da comunidade, o Coro chegou a contar com mais de 100 vozes. Nos anos que se seguiram marcou presença em eventos em Curitiba, no interior, e em outros Estados. Em 1978 apresentou-se na Argentina, nas cidades de Buenos Aires, Necochea, Concepción del Uruguay e Mar del Plata.

A partir de 1990 o Coro esteve sob a regência da Profª Lucy Maurício Schimiti. De 1999 a junho de 2003 seu regente foi Denis Pereira do Amaral Camargo. Em julho de 2003 assumiu a regência do Coro UEL o Profº Vilson Gavaldão de Oliveira, grande destaque do cenário coral brasileiro. A sua proposta foi implementar o Movimento Coral UEL, Coro Infantil, Coro Juvenil, Oficina Coral, Coro HU em Canto, Coro Tempos Dourados, Coro do Campus, Musicalização Infantil, Oficina de Musica Jovem, Madrigal da UEL e Grupo Feminino da UEL. Em 10 de outubro de 2003, através da Câmara Municipal de Vereadores, o Coro UEL recebeu a Comenda Ouro Verde, pelos 30 anos de serviço prestados a comunidade londrinense. Em 2004 esteve excursionando por Botucatu-SP e São João Del Rey, Itajubá e poços de Caldas, em Minas Gerais.

De 2007 a 2009, Jailton Santana assumiu o Coro UEL. Desenvolveu repertório diversificado com ênfase em música sacra. O Coro UEL esteve sob sua regência apresentando-se no Festival de Música de Londrina, como também em Piracicaba SP em 2010. Em novembro de 2010 o Coro apresentou-se também no Festival Internacional de Corais de Criciúma tendo como maestros convidados Vilson Gavaldão de Oliveira e Jailton Santana.

Desde outubro de 2010, Paloma Scucuglia e Regina Balan estão regendo o referido grupo. Relançaram a “Série Música nas Igrejas” dentro das comemorações de aniversário do Coro, além de desenvolverem peças sinfônicas, eruditas, populares e internacionais. O Coro UEL esteve em 2011 participando do festival de Coros de Piracicaba SP, no Encontro Nacional de Coros de Marília e também no Festival UNICANTO de Corais de Londrina. No ano de 2012 participou da abertura do Festival de Música de Londrina juntamente com a OSUEL. Em setembro cantou no Festival Internacional de Corais de Maringá e, em outubro, o grupo viajou para a cidade do Rio de Janeiro, apresentando-se no Conservatório Brasileiro de Música e, também, na Catedral Metodista do Catete.

CORO DO CAMPUS


O Coro do Campus iniciou suas atividades no ano de 2003 sob a regência de Denis Camargo, Regina Balan e Vilson Gavaldão. O Coro do Campus tem como proposta congregar professores, servidores e alunos do campus da UEL. O Coro ensaia no horário do almoço dando preferência ao repertório de músicas populares. Apresenta-se com regularidade em eventos no campus da UEL. Já esteve cantando em várias cidades como Barretos SP, Ivaiporã PR. Atualmente é regido por Denis Camargo.



ENTREPASSOS CIA DE DANÇA


A Entrepassos Cia de Dança foi constituída em 2011, a fim de tratar da dança de salão como arte e cultura e seus integrantes são todos voluntários que buscam levar a dança nos mais diferentes âmbitos sociais. Além da função artístico-cultural, a Entrepassos Cia também desenvolve o processo ensino-educação através das oficinas, cursos ou aulas regulares em academias, associações e instituições. Busca-se também, o aprimoramento técnico onde a qualidade e performance dos trabalhos tem alcançado os segmentos sociais. A Companhia é formada por pessoas simpatizantes da dança de salão ou já profissionais da dança. 

Os trabalhos da Entrepassos Cia de Dança são divulgados através da participação em eventos sem fins lucrativos. 

Desde a sua constituição, a coordenação está sob a direção da Profª Lucília Kunioshi Utiyama. 

Atualmente, a Entrepassos Cia de Dança desenvolve suas ações em parceria com o NAFI – Programa de Atividade Física no Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário