quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CASA DE CULTURA UEL apresenta




No dia 02 de dezembro, às 10h30min no Cine Com-Tour, a Orquestra Prelúdio UEL fará um concerto matutino para o público com entrada franca. 

O tema do concerto faz menção a uma das mais lindas partituras do compositor e músico italiano do estilo barroco tardio também conhecido como “padre ruivo”. O repertório do concerto, traz várias peças musicais inéditas em Londrina como o concerto La tempesta di mare escrito para violino, e que será apresentado somente o primeiro movimento com a participação do jovem solista Gustavo Henrique Bruniera Soares. 

O concerto para violoncelo de Boismortier que será apresentado na íntegra pelo solista da OSUEL Arthur Alves, que brindará a plateia com música francesa no estilo barroco italiano. O barroco se desenvolve para uma forma instrumental que alterna entre partes do tutti (ripineo) e do solo (concertino) e terminando com um rondó que emprega o tutti com o mesmo tema. 

O galante estilo clássico do compositor Austríaco Wolgang Amadeus Mozart estará representado em mais uma música inédita em Londrina, a Musical Joke K 522, divertimento sinfônico de uma beleza inusitada que utiliza da harmonia e ritmo para parodiar alguns compositores e suas obras. Traz em si melodias lindas e solos de violino e trompa, a piada musical intencionalmente escrita para ser divertida, fica bem caracterizada pela forma como a música termina. A dança húngara nº5 de Johannes Brahms é uma melodia cigana linda que dispensa comentários de beleza, exige sintonia do grupo pois o andamento passa por alterações características desconcertantes que variam entre o apaixonado, eletrizante e determinado. Concluindo e desejando a todos um feliz natal e próspero 2013 a orquestra termina o concerto com a canção natalina Jingle Bells. 

O concerto da Orquestra Prelúdio UEL tem por objetivo desenvolver pedagogicamente a inclusão e o aperfeiçoamento técnico e artístico, este associado a um trabalho voltado para o desenvolvimento das habilidades específicas relacionadas ao instrumento e à prática de orquestra pelo jovem. 

Juraci Barbosa


Programa

Abertura


· 1° Movimento do Concerto para violino in Eb Major (La tempesta di Mare)


Compositor: Antonio Lucio Vivaldi


Solista:
Gustavo Henrique Bruniera Soares



· Concerto para violoncelo

Compositor: Joseph Bodin de Boismortier


Solista: Arthur Alves


· Divertimento (a Musical Joke)

Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart, 1787 k 522

Solista: Johanny Veiga Barbosa


· Dança Hungara nº 5

Compositor : Johannes Brahms


· Silent Nigth

Compositor: Franz Gruber


· Jingle Bells

Compositor: Traditional

Nenhum comentário:

Postar um comentário