quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO CINE COM-TOUR

PARA AS CRIANÇAS


SINOPSE:

Na Argélia, década de 1920, o rabino Sfar vive com sua filha Zlabya, além de um papagaio tagarela e um gato sem nome. O gato devora o papagaio e começa a falar sem parar. Para não ficar longe de sua amada dona, o gato decide se converter ao judaísmo, e passa a compreender melhor os fundamentos da religião. Ao mesmo tempo, a chegada inesperada de um judeu russo à cidade obriga o Rabino e seu amigo, um líder islâmico, a fazerem uma cruzada pela África, local marcado pelas mais diversas crenças religiosas, raças e línguas. Vários novos amigos - e inimigos - cruzam o caminho desta caravana.

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Antoine Delesvaux, Joann Sfar
Elenco: Vozes originais de Mathieu Amalric, Hafsia Herzi, Karina Testa, François Damiens, Mohamed Fellag, Daniel Cohen, Eric Elmosnino, Joann Sfar, Maurice Bénichou, Jean-Pierre Kalfon, François Morel.
Produção: Antoine Delesvaux, Clement Oubrerie, Joann Sfar
Roteiro: Sandrina Jardel, Joann Sfar
Fotografia: Jérôme Brézillon
Trilha Sonora: Olivier Daviaud
Duração: 100 min.
Ano: 2011
País: França, Áustria
Gênero: Animação - cópia original legendada
Cor: Colorido
Classificação: 12 anos

TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=dXN3XPHfYW8

CURIOSIDADE:

- O Gato do Rabino tem sua origem no livro homônimo de Joann Sfar. Além de escritor, Sfar adaptou, dirigiu e produziu o filme.


PRÊMIOS:

- Vencedor do César de Melhor Animação em 2012.
- Vencedor do Crystal de Melhor Filme no Festival de Filmes de Animação de Annecy, França.


                                      PARA OS ADULTOS




SINOPSE:

Nova York, final dos anos 40. Sal Paradise (Sam Riley) é um aspirante a escritor que acaba de perder o pai. Ao conhecer o libertário Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um jovem andarilho alucinante, Sal é apresentado a um mundo até então desconhecido, onde há muita liberdade sexual e largo consumo de drogas. A personalidade magnética do recém-chegado conquista Sal e juntos partem para conhecer os Estados Unidos numa jornada de autoconhecimento, longe de uma vida monótona e cheia de regras. Esta parceria eles dividem com Marylou (Kristen Stewart), que é apaixonada por Dean. 

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Walter Salles

Elenco: Kristen Stewart, Amy Adams, Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Garrett Hedlund, Alice Braga, Sam Riley.

Produção: Charles Gillibert, Nathanaël Karmitz, Jerry Leider, Rebecca Yeldham, Walter Salles

Roteiro: Jose Rivera

Fotografia: Eric Gautier

Trilha Sonora: Gustavo Santaolalla

Duração: 137 min.

Ano: 2011

País: EUA

Gênero: Drama

Cor: Colorido

Estúdio: American Zoetrope / Film4 / MK2 Productions / Video Filmes

Classificação: 16 anos

TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=uUzklNReJbs

CURIOSIDADES:

- Baseado no best seller "On the Road", um dos símbolos da contracultura Pé na Estrada”, escrito por Jack Kerouac nos anos 50. 

- O livro foi eleito pela revista “Time” como um dos 100 melhores escritos em inglês entre 1923 e 2005. 

- A produção executiva é de Francis Ford Coppola, que comprou os direitos em 1979 e não conseguiu tocar o projeto adiante por décadas. 

- Ao longo das décadas, vários roteiros foram escritos em tentativas de adaptar o livro "Pé na Estrada" para o cinema. Segundo o diretor Walter Salles, 15 roteiros haviam sido escritos antes da versão usada no filme. 

- Durante o processo de confecção do roteiro, Walter Salles e o roteirista Jose Rivera tiveram acesso a uma cópia do manuscrito de "Pé na Estrada", que estava com o irmão da última mulher do autor Jack Kerouac. O início do manuscrito era bastante diferente do livro e influenciou o roteiro do filme. 

- No início dos anos 90, numa das várias tentativas de levar o livro "Pé na Estrada" ao cinema, o ainda pouco conhecido Johnny Depp recusou uma proposta para interpretar o personagem Sal Paradise. 

- A atriz Kristen Stewart entrou para o elenco do filme bem antes de ficar conhecida graças à série Crepúsculo. Ela foi indicada ao diretor Walter Salles pelos colegas Alejandro González Inárritu e Gustavo Santaolalla, que haviam visto seu desempenho em Na Natureza Selvagem (2007). Na época Salles teve que anotar seu nome, já que nunca tinha ouvido falar dela.

- Em conversa com o diretor, Kristen Stewart declarou ser fã do livro e que faria qualquer coisa para interpretar Marylou. Na época ela tinha entre 16 e 17 anos, a mesma idade da personagem. Entretanto, atrasos na produção fizeram com que as filmagens apenas começassem anos depois, quando a atriz já era bastante conhecida. 

- A atriz Lindsay Lohan esteve cotada para interpretar a personagem Marylou. 

- O ator Viggo Mortensen foi escalado para um papel no filme muito por ser um profundo conhecedor da cultura beat, que teve como um de seus ícones Jack Kerouac, autor de "Pé na Estrada". 

- Para melhor compreender o universo de "Pé na Estrada", Walter Salles resolveu rodar antes um documentário sobre o percurso citado no livro. Desta forma ele e uma pequena equipe percorreram o mesmo caminho, entrevistando pessoas e captando informações sobre a ambientação a ser utilizada em Na Estrada

- Antes do início das filmagens, Walter Salles reuniu o elenco por três semanas em um acampamento sobre a cultura beat. Segundo a atriz Kristen Stewart, neste período todos ouviram entrevistas de Jack Kerouac e discutiram literatura. 

- As filmagens começaram em agosto de 2010, em Montreal, no Canadá. De lá o elenco viajou para Quebec, Calgary, México, Arizona, Louisiana, Califórnia, Argentina e Chile. 

- Ao chegar para as filmagens em Nova Orleans, Viggo Mortensen levou consigo as roupas de seu personagem, as armas que poderia usar na época retratada e uma máquina de escrever. Além disto, havia feito uma pesquisa aprofundada sobre o que o autor William F. Burroughs estava lendo na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário