terça-feira, 14 de agosto de 2012

ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO "NUNCA MAIS MINTA PRA MIM"

FLÁVIA JUNQUEIRA NA DaP - DIVISÃO DE ARTES PLÁSTICAS 
• DIA 15 DE AGOSTO ÀS 15H

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: 
OS RITUAIS CENOGRÁFICOS DA CASA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA 

• ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO: “nunca mais minta pra mim”



FLÁVIA JUNQUEIRA 

Vive e trabalha em São Paulo. Graduada em artes plásticas pela FAAP, São Paulo. Exposições: “A casa em festa”, Galeria Zíper, São Paulo, 2010. Prêmio “Energias na Arte”, Instituto Tomie Othake, São Paulo, 2009; entre outras. Em 2010 a artista integra o Programa Independente da Escola São Paulo - PIESP. 

Flávia Junqueira realiza um trabalho no qual mescla fotografia, performance e gestos cenográficos. A artista constrói meticulosamente cenas nas quais ela mesma surge sempre com o mesmo semblante – neutro e melancólico - sugada em meio a um excesso de bens materiais. À primeira vista, as obras de Junqueira parecem sedutoras ao olhar do homem contemporâneo, mas basta atentar-se um pouco mais ao que é apresentado para perceber que a superfície é enganosa. 

O que surge atraente e evoca alegria, como na série “A casa em festa”, esconde uma escassez de afeto e humanidade. Como os balões negros segurados pela jovem vestida de rosa sentada sobre um mar de confetes, um pedaço de papel de parede rasgado no teto, os três bolos de aniversário sobre uma só mesa; sempre existem pistas de que, em meio ao colorido pulsante e os ícones familiares, há algo sorrateiro prestes a fazer tudo desabar. Assim, o trabalho de Junqueira remonta criticamente a nossa época na qual “aparecer” e “ter” são verbos imperativos, assim como é obrigatória a busca cega pelo bem estar, sucesso e prazer; sendo todos estes movimentos desprovidas de uma genuína vontade do indivíduo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário