segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Exposição IN CORPÓREO na Divisão de Artes Plásticas


A Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura UEL convida a todos para uma visita à  exposição IN CORPÓREO. De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 16h.


A exposição conta com a participação da artista convidada Margarida Holler, do Ateliê Fidalga (SP, capital) e dos alunos: Adolfo Emanuel, Carolina Panchoni, Carolina Sanches, Cláudia Flora, Emanuel Monteiro, Iuri Souza, Marcia Gehring e Mariana Franzim.


No dia 28 de outubro, sexta-feira, às 19h30, haverá uma mesa redonda com apresentações de trabalhos teóricos dos alunos Camila Carnelós, Lucas Martinucci e Vanessa Deister. A curadoria é de Margarida Holler, Vanessa Tavares, Marcos Aulicino  e Luli Hata; expografia de Elke Coelho. 
Incorpóreo

"A exposição na casa de Cultura de Londrina contempla a seleção de trabalhos do projeto Corpo Arte: Reflexão e Poética, projeto de pesquisa do Departamento de Artes Visuais da UEL que teve início no segundo semestre de 2009 e desde então, conta com a produção de pesquisas tanto em arte quanto sobre arte, ou seja, com dois focos de preocupação, uma de natureza teórica e outra da prática da criação artística. Teoricamente, a busca é por analisar a obra de artistas que têm o corpo como foco, investigando as motivações individuais e como elas se relacionam com as questões contemporâneas da arte e da cultura. Na poética, busca-se acompanhar e orientar trabalhos de pesquisa em artes plásticas que tenham como preocupação a significação e ressignificação do corpo na cultura contemporânea.

A exposição conta também com a participação da artista convidada Margarida Holler, do Ateliê Fidalga (SP, capital) que também contribuiu na curadoria e na elaboração das oficinas que serão oferecidas ao longo do período de exposição.

Margarida reflete sobre seu próprio trabalho e sua relação com a corporeidade:
'O interesse pela evolução dos materiais é ponto de referência que permeia o campo de experimentação nos estudos que desenvolvo. Paralelamente investigo imagens do corpo humano em livros de anatomia e nas configurações vistas em códigos de representações médicas, tais como tomografias (tomo do grego tomos = pedaço e grafia = escrita das camadas do corpo). Os processos de construção destas imagens, leitura e interpretação, propõem pontos de reflexão de como a superfície do desenho é construída nas imagens médicas. Esta formulação teórica desdobra-se em matéria prima para o desenvolvimento do trabalho que no momento estou colocando em prática.'"

Marcos Aulicino

Em paralelo:


Thaís Rodrigues Birelo - "YKING"
Pinturas/Desenhos
W.C. Arte - Ocupação do banheiro




Divisão de Artes Plásticas:
3322-6844

Nenhum comentário:

Postar um comentário