quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Encontros Interativos na DAP

Encontros Interativos _ Artes Plásticas


Nas tardes de quarta-feira, a Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas convida a todos os interessados em produzir, pensar e discutir ARTE a participarem da nossa programação.


03 de novembro
Branco no Branco. Sobre papéis faremos desenhos / pinturas / colagens tendo como elemento principal à composição e a cor. A idéia é transformar a superfície neutra do papel, interferindo o mínimo possível na sua cromaticidade, ainda que ocupando toda a área física desse suporte.
Materiais necessários: Tragam suas ferramentas e material para desenho - papéis, lápis, canetas, canetinhas, pinceis e tintas.

10 de novembro
Nesta quarta exploraremos as manipulações das imagens. Iremos partir de imagens previamente selecionadas, impressas em suportes diversos como: fotografias, imagens de revistas e recortes de jornais. As imagens serão manipuladas através de recortes, colagens e desenhos de observação. Os corpos dos modelos-vivos serão propostos como  elemento articulador de novas composições imagéticas.
Materiais necessários: Imagens para manipular , papéis diversos para as colagens, estilete, tesoura, cola, durex e materiais para desenho.

17 de novembro
A proposta desta semana parte das sonoridades. Partindo de uma composição musical de John Cage construiremos uma instalação coletiva, guiados pelas instigações sonoras da partitura desse artista. Criando uma composição visual de sensorialidades distintas das habituais em um espaço de ateliê.
"Quando eu era jovem, um de meus professores costumava se queixar de que assim que eu começava uma música, já a encaminhava para o final. (...) Eu introduzi o silêncio. Eu era um solo - digamos assim - no qual o vazio podia crescer."(CAGE, http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u223.jhtm)
Assim se expressou o compositor de vanguarda John Cage, artista performer músico, que concebeu o silêncio como parte fundamental e geradora da criação musical.
Materiais necessários: Os participantes poderão trazer materiais que possam contribuir com a prática proposta, instrumentos, sucatas ou qualquer material sonoro.

24 de novembro

Intervenção urbana - Finalizando as atividades dos encontros interativos 2010, realizaremos uma ação coletiva de intervenções urbanas, agregando propostas diversas, como: colagens de stiquers, performances, pic-nic, happenings e outras manifestações artísticas, elaboradas pelos participantes e executadas nessa tarde com todos os interessados que deverão comparecer às 14:00h para proliferarmos as idéias ao grupo, saindo às 15:00 da Casa Branca para realizarmos as atividades pelas ruas da cidade.
Materiais necessários: Como os participantes poderão propor suas ações, é necessário que os mesmos tragam os materiais necessários para a prática de suas propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário