quinta-feira, 29 de julho de 2010

Estreia nesta sexta o filme Criação no Cine Com-Tour UEL


ficha técnica:
título original: Creation
gênero: Drama
duração: 01 hs 48 min
ano de lançamento: 2009
site oficial: http://www.creationthemovie.com
estúdio: Ocean Pictures / BBC Films/ UK Film Council / Recorded Picture Company
distribuidora: Newmarket Films / Imagem Filmes
direção: Jon Amiel
roteiro: John Collee, baseado em livro de Randal Keynes
produção: Jeremy Thomas
música: Christopher Young
fotografia: Jess Hall
direção de arte: Bill Crutcher, Pongnarin Jonghawklang, Gary Jopling e Stuart Rose
figurino: Louise Stjernsward
edição: Melanie Oliver
efeitos especiais: Crazy Horse Effects / Fugitive Studios / Machine
classificação: 12 anos

sinopse:
“Criação”, dirigido por Jon Amiel, conta como a morte de uma filha e a religiosidade da esposa de Charles Darwin influenciaram a concepção da obra “A Origem das Espécies” – livro que revolucionou a biologia e desafiou dogmas da igreja. O roteiro, baseado na história real, foi escrito por John Collee e inspirado no livro “Annies’s box”, do ambientalista inglês Randal Keynes, tataraneto de Darwin.
A história se passa em meados do século XIX na pacata e um tanto assombrada Down House, a casa de campo em que a família vivia na Inglaterra. Ali o cientista instalou seus laboratórios e criou dez filhos, entre eles a precoce Anne Darwin (Martha West), que ainda pequena encantava o pai com seu interesse pelas plantas e animais.
Darwin (Paul Bettany) já havia rodado o mundo a bordo do navio H.M.S. Beagle e se debruçava sobre a escrivaninha para escrever sua obra quando Anne (Martha West), aos dez anos, ficou doente e morreu.
O episódio deprime o cientista e abre uma crise entre ele e a esposa Emma (Jennifer Connelly). A morte da filha também abala a fé do naturalista, que se sente mais encorajado a publicar suas teorias sobre a evolução. Ao mesmo tempo, o afastamento da igreja aumenta os problemas entre Darwin e Emma, profundamente religiosa.
O filme não é propriamente um libelo da razão contra a fé, mas deixa claro que a obra de Darwin abalaria para sempre algumas teorias da igreja católica, como a tese do Criacionismo, segundo a qual o homem e os animais teriam sido criados por Deus com sua anatomia atual, e não evoluído de formas primitivas e comuns a todos os seres vivos, como sugeriu o cientista.
O nome “Criação”, além de evocar o Criacionismo, lembra o processo de geração de “A Origem das Espécies”, e a até mesmo a criação da pequena Annie.
Quem gosta de história da Ciência vai se entusiasmar com muitos momentos do filme de Jon Amiel. Entre as discussões que ilustram o roteiro estão trechos da viagem do H.M.S. Beagle, em especial sua passagem pela Argentina. Também aparecem no filme o biólogo Thomas Huxley e o botânico Joseph Hooker, apoiadores das teorias de Darwin.
Charles Darwin (Paul Bettany) tem em torno de 40 anos e leva uma vida pacata em uma vila inglesa. Darwin é devotado à sua família, mas ao mesmo tempo é bastante distante deles. A causa principal é o vazio existente com sua esposa Emma (Jennifer Connelly). Darwin apenas se sente bem quando escapa para seu escritório, onde discute o dia com sua filha Annie (Martha West), de apenas 10 anos. Só que há um problema: Emma está morta, há muitos anos. Darwin conversa, ou acredita conversar, com seu fantasma. É o jeito que ele encontra para amenizar a dor e o conflito que sente, ao perceber que a existência de Deus não se encaixa no mundo real.


elenco:
Paul Bettany (Charles Darwin)
Jennifer Connelly (Emma Darwin)
Jeremy Northam (Reverendo Innes)
Toby Jones (Thomas Huxley)
Benedict Cumberbatch (Joseph Hooker)
Jim Carter (Parslow)
Martha West (Annie Darwin)

curiosidades:
- Randal Keynes, autor do livro o qual Criação é baseado, é tataraneto de Charles Darwin;
- Este é o 3º filme em que Paul Bettany e Jennifer Connelly atuam juntos. Os anteriores foram Uma Mente Brilhante (2001) e Coração de Tinta - O Livro Mágico (2008);
- Paul Bettany e Jennifer Connelly se casaram durante as filmagens de Criação;
- O orçamento de Criação foi de 10 milhões de libras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário