quarta-feira, 20 de maio de 2009

OSUEL SE APRESENTA NESTA SEXTA-FEIRA

Os homenageados da noite serão o compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes e o alemão Johannes Brahms



A Casa de Cultura da UEL apresenta Concerto da 'Temporada 2009' da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) que será realizado no dia 22 de maio, sexta-feira, no Teatro Ouro Verde, às 20h30, com entrada livre.

A regência é da maestrina Elena Herrera (Cuba/ Brasil) que desenvolve um trabalho de revitalização da orquestra desde setembro de 2008 e assume a Direção Artística e regência titular até dezembro deste ano. Cubana de nascimento, a maestrina Elena Herrera, tem sido reconhecida pela sua trajetória na Pedagogia Musical e na Regência Orquestral. Formou-se em Piano em 1972; estudou com os professores Cecílio Tieles, Silvio Rodríguez Cárdenas e Jose Maria Bidot. Em 1978 iniciou seus estudos de Regência Orquestral. Foi discípula do maestro alemão Olaf Koch e dos maestros cubanos Jorge Lopez Marin e Orestes Urfé.. Em 1982 formou-se como Regente e Licenciada em Música no no Instituto Superior de Artes de Cuba.

No programa, duas peças do renomado compositor Edmundo Villani-Côrtes serão apresentadas: Djopoi (Oferenda) e Concerto para Trompete e Orquestra com os três movimentos Allegro (Ponteio para as Altosas), Lento Fluente (Aqüífero Guarany) e Presto (Valsa Rancheira). O segundo momento da apresentação será uma homenagem a Johannes Brahms e sua Sinfonia nº 2 (Op. 63) em Ré Maior.

Edmundo Villani-Côrtes nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1930. É mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Música pelo Instituto de Artes da Universidade de São Paulo. Possui mais de 300 obras gravadas em mais de 40 CDs no mundo todo.

Outro destaque é a apresentação do solista e trompetista Cícero Pereira Cordão Neto, nascido em Itaporanga em 1970. Tem experiência de mais de duas décadas com a música clássica. Em 1983 estreou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Como solista atuou no “Duo Londrina” de trompete e piano com a pianista Luciana Gastaldi. Em 1993 venceu o concurso solista OSUEL. Já participou de turnês pelo Brasil e Argentina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário