segunda-feira, 18 de maio de 2009

CONCERTO SINFÔNICA JOVEM UEL

Dando início aos concertos de 2009, a Sinfônica Jovem UEL se apresentou no dia 17 de maio, às 10h30min, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, com entrada livre.

No programa, Abertura para uma comédia de Hanns Eisler (1898-1962), o Concerto para viola e orquestra de Carl Stamitz (1746-1801) e a Sinfonia “Inacabada” de Franz Schubert.

A Sinfônica Jovem UEL é um projeto da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina que possibilita a jovens músicos da cidade, da região e até de outros estados a vivência musical dentro de um contexto orquestral.

Através do contato com autores e obras significativas do universo da “musica clássica”, os participantes podem desenvolver suas potencialidades musicais, familiarizando-se com as dinâmicas próprias que uma atividade orquestral demanda. Esse contexto artístico-pedagógico propicia àqueles que desejam abraçar a carreira de músico de orquestra uma rica experiência a caminho da profissionalização.

COMPOSITORES

Hanns Eisler nasceu em Leipizig, Alemanha, em 1898 e foi um compositor que, muito peculiarmente, via a música como um instrumento de conscientização crítica do ouvinte. Atuando como um compositor profundamente engajado politicamente e tendo como pressuposto os princípios da teoria marxista, teve predileção por temas onde a ação popular na condução de seu próprio destino fosse a tematização. Ficou muito conhecido por musicar poemas de Bertold Brecht.

O Concerto para Viola e Orquestra de Carl Stamitz é uma obra obrigatória dentro do repertório violístico. Composto dentro dos ideais estéticos do classicismo, a obra apresenta três movimentos: Allegro, Andante moderato e Rondó. Esse Concerto terá como solista o musico Jhonatan dos Santos, integrante da orquestra sinfônica jovem.

Para finalizar o programa, foi interpretada a Sinfonia Nº. 8 de Franz Schubert, codinominada “inacabada” em virtude de constituir-se apenas de dois movimentos - Allegro moderato e Andante com moto - contrariando a tradição vigente em sua época de apresentar os quatro movimentos costumeiros. Não se sabe ao certo os motivos que levaram o autor a não concluir, haja vista Schubert haver iniciado a composição de um terceiro movimento, bem como ter ainda escrito uma nona Sinfonia. Contudo, a despeito dessa peculiaridade, a obra é freqüentada por grandes orquestras em todo o mundo em virtude de sua beleza e dramaticidade.

O concerto está sob a direção artística do violinista Flávio Collins Costa, músico da OSUEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário