segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Músico da Casa de Cultura participa de encontro nacional de viola da gamba

No Encontro Brasileiro de Viola da gamba 2016 foi decidido a criação da Associação Brasileira do instrumento e a próxima sede do evento


O encontro desse ano foi realizado em Brasília. Durante três dias (do dia 9 ao dia 11 de setembro) os presentes partilharam conhecimento, estudaram formas de estimular a união dos músicos, ampliarem a difusão do instrumento e seus recursos no século XXI.
Com o auxílio do gambista Elimar Plínio Machado, músico da Divisão de Música da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e responsável pelo grupo NEUMA Ensemble Universitário de Música Antigua, Londrina foi a sede escolhida para o próximo encontro.
O principal tópico das discussões foi a criação de uma Associação Brasileira de Viola da gamba. A professora convidada Sarah Mead da Universidade de Brandeis/ EUA compartilhou sua experiência como membro da Associação Americana de Viola da gamba e inspirando os músicos brasileiros.

Ainda sobre a criação da associação foram discutidos os aspectos legais e jurídicos do processo e da manutenção da associação que busca o aprimoramento técnico-musical, conhecer profissionais renomados da área e atividades em grupo. Iniciou-se ainda a discussão de um pré-estatuto e decidiu-se o encaminhamento da proposta a todos os gambistas brasileiros residentes no país ou no exterior para que possam contribuir com suas ideias e sugestões, tornando a participação fundamental para uma entidade forte e promissora Possivelmente, no próximo encontro que será realizado em Londrina em 2017, a associação já estará formada e se torne o I Encontro da Associação Brasileira de viola da gamba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário