quarta-feira, 30 de abril de 2014


Quizomba terá oficina de violão, Quizombinha, 
Pisada da Jurema e Regra Três


O projeto “Quizomba: o samba e outros batuques realiza a segunda edição da temporada 2014 no próximo domingo, dia 4, cumprindo a proposta de ofertar vivências didáticas e artísticas aos participantes. A programação se inicia às 14h com o Quizombinha, voltado a crianças e suas famílias, e segue até às 22h, na Vila Cultural Kinoarte.

Na programação do Quizombinha haverá oficina de pintura utilizando a técnica de impressão com carimbos de ideogramas adinkras e um espaço especialmente preparado para os bebês e os pequeninos.

Entre as atrações previstas, um dos destaques fica para a oficina "Violão também é batuque", que dará novo timbre à atividade normalmente dominada pela percussão. Até 20 pessoas poderão participar do workshop, que abordará aspectos técnicos e práticos da execução de ritmos brasileiros de matriz africana ao violão. Os interessados deverão ter alguma experiência de aprendizado e são convidados a trazerem seus instrumentos. Já a participação para ouvintes que queiram conhecer os ritmos e a didática é aberta, sem limite de inscrições. A oficina será ministrada pelo professor, compositor e músico Rafael Fuca, e está marcada para as 16h.

Na sequência, às 18h, o grupo Pisada da Jurema se apresenta com um repertório baseado em músicas da tradição oral, como o coco, cacuriá, trupé, jongo e ciranda. O grupo, que está consolidando também um trabalho autoral, é formado por mulheres e vem pesquisando ritmos da religião de matriz africana, como o coco de terreiro, afoxé e maracatu.

O Quizomba encerra com a presença do grupo Regra Três, que tem no repertório obras de grandes nomes do samba e da música popular brasileira, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, entre outros.

O projeto é produzido pelo Coletivo Quizomba, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC e apoio das vilas culturais Alma Brasil e Kinoarte, além do Departamento de Arte Visual da UEL. Serão realizadas ao todo oito edições, sempre no primeiro domingo do mês (exceto em julho). O objetivo é valorizar o samba e a cultura popular brasileira e dar a eles lugar e condições para coexistir, compreendendo-os como instrumento de expressão artística, política, cultural e espiritual.

PROGRAMAÇÃO
14h Quizombinha: atividades culturais para crianças
16h Oficina Violão também é batuque: Oficina de ritmos brasileiros no violão
18h Show com Pisada da Jurema
20h Show com Regra Três
Durante todo o evento: Feira de Artes do Quizomba

Entrada: Gratuita até as 16h. Após este horário, custa R$10.
Vila Cultural Kinoarte: R. Faria Lima, 1.399.

Nenhum comentário:

Postar um comentário