terça-feira, 29 de abril de 2014




Duo Clavis se apresenta em Encontro Latino Americano de Percussão em Uberlândia – MG
         
           A dupla de músicos Marcello Casagrande (timpanista da OSUEL) e Mateus Gonsales, que formam o Duo Clavis, se apresentará no VI Encontro Latino Americano de Percussão na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, que acontece nos dias 30 de abril ao dia 4 de maio. O Duo, que se utiliza do vibrafone, da marimba e do piano em seus concertos, subirá ao palco no segundo dia do evento (01/05), às 11 horas, na Sala Camargo Guarnieri, localizada no Campus Santa Mônica da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).
Duo Clavis foi formado em 2010, pelos músicos londrinenses Marcello Casagrande (vibrafone/marimba), que também é timpanista da Orquestra Sinfônica da UEL e Mateus Gonsales (piano). Os músicos se uniram para desenvolver um repertório de música de câmara, tendo como base a divulgação de importantes compositores brasileiros. Criando arranjos musicais próprios e sempre buscando enfatizar a riqueza de texturas e sonoridades, o Duo tem como uma das suas características principais a utilização da improvisação como elemento essencial para a estruturação criativa de seu repertório.
O repertório é formado por peças de compositores brasileiros contemporâneos como Egberto Gismonti, Ney Rosauro, Cesar Camargo Mariano, Paulo Braga, e também alguns compositores norte-americanos, como Chick Corea, Pat Metheny, Charlie Parker, entre outros. Algumas de suas obras foram especialmente encomendadas por compositores londrinenses como Vitor Gorni, Victor Lazarini, Fernando Kozu, Gilberto de Queiroz e André Siqueira, e farão parte do futuro álbum a ser gravado.
Os músicos se dedicam a um estudo constante da riqueza de sonoridade propiciada pela combinação da Marimba, Vibrafone e Piano, com o objetivo de incentivar os compositores a produzirem novas obras. O Duo vem realizando diversos recitais, shows e concertos, com destaque para a sua participação dentro da série de música de câmara da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) em 2010, e na programação artística do Festival Internacional de Música de Londrina nas edições de 2011 e 2012.
Durante o ano de 2013, o Duo Clavis apresentou o projeto "Duo Clavis - Concertos Itinerantes 2013", patrocinado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), que consistiu na apresentação de 14 concertos em escolas da rede pública de Londrina, além de diversas cidades do estado do Paraná.
Com patrocínio do Promic, o Duo se prepara para gravar obras de compositores londrinenses que dedicaram suas obras ao duo de música camerística.  São composições inéditas que destacam as riquezas melódicas, harmônicas, rítmicas, e a variedade de timbres do repertório, além de explorar recursos de linguagem musical dessa combinação instrumental. Outro fato importante que motivou a gravação do álbum é que existem poucos registros de peças – compostas, transcritas ou arranjadas – para marimba/vibrafone e piano, tornando o projeto ainda mais original.
Para mais informações sobre o Encontro Latino Americano de Percussão, acesse o site:
http://www.nuppim.iarte.ufu.br/6elap



CURRÍCULOS DOS MÚSICOS:

JOSÉ MARCELLO D. CASAGRANDE - marimba/vibrafone
Natural de Londrina – PR, Marcello Casagrande iniciou seus estudos musicais com o Maestro Othônio Benvenutto e estudou percussão com o professor Luiz D’Anunciação (OSB) no Colégio Preparatório de instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, e na Escola Brasileira de Música no Rio de Janeiro.  Graduou-se em Licenciatura em música pela Universidade Estadual de Londrina – PR (UEL), e concluiu seu Mestrado em Percussão – Performance pela University of Missouri - Columbia (USA) sob a orientação da Dr. Julia Gaines. Integrou o MU Graduate Percussion Quartet (University of Missouri), apresentando-se em vários eventos da Percussive Arts Society (PAS), e no Festival Internacional de Percussão de Porto Rico (2005).  Profissionalmente têm participado como percussionista convidado em concertos-gravações juntamente com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica Petrobrás Pró-música (OPPM), Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), Missouri Symphony Orchestra (USA), e Columbia Civic Symphony Orchestra (USA).  No ano de 2002 desenvolveu o projeto aprovado pela Lei Rouanet intitulado “Marimba Solo”, onde apresentou por diversas cidades do estado do Paraná o repertório solo para marimba. Em 2004, juntamente com a OSUEL, foi solista do Concerto para Tímpanos e Metais de Michael Colgrass; em 2008 solou o Divertimento para Marimba e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali; em 2011 foi solista do Concerto for percussion and small orchestra de Darius Milhaud; em 2012 foi solista do Concerto para marimba & orquestra de cordas de Ney Rosauro. Atualmente é timpanista - chefe de naipe da percussão da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL). Paralelamente atua como professor de percussão em projetos sociais e escolas de Londrina e região, e têm participado em shows e gravacões de grupos de música instrumental londrinenses. Desde 2010, juntamente com o pianista Mateus Gonsales, forma o “Duo Clavis” (vibrafone/marimba & piano), que em 2013 apresentou por cidades do Paraná a série de concertos “Duo Clavis – Concertos Itinerantes”, levando a música instrumental para teatros e escolas da rede pública de ensino do estado.  Foi professor de percussão sinfônica no Festival de música de Londrina nas edições de 2007 a 2012.

MATEUS GONSALES - piano
Natural de Londrina – PR. Formado em Jazz e MPB no Conservatório Musical e Dramático de Tatuí, em produção fonográfica pela UNOESTE (Presidente Prudente), e pós-graduado em Arranjo Musical pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Estudou piano com Magali Kleber (PR), Paulo Braga (SP) e André Marques (SP). Estudou harmonia com Mário Loureiro (PR), Rafael dos Santos (SP) e Ian Guest (SP). Também estudou regência com maestro Othônio Benvenuto, e arranjo para big band com Paulo Flores (SP). Tem participado e shows e gravações de diversos grupos entre eles: Londrina Jazz Big Band, Manifesto Instrumental, Bernardo Pelegrini, Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), Quarteto Descobertas. Foi produtor musical e arranjador de vários CD’s, entre eles: Coral Lírio dos Vales, Liliana Accorsi (pela gravadora Albatroz), Anísio Faria. Foi professor de piano popular no 29º e 31º Festival de música de Londrina. Atualmente desenvolve atividades como professor de piano, harmonia e improvisação, trabalha no Piano Hall Studio (gravações de jingles e CD’s), pianista-arranjador do Grupo Primovere, e Coral Lírio dos Vales. Desde 2010, juntamente com o percussionista Marcello Casagrande, forma o Duo Clavis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário