quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Coristas fundam a ‘Associação de Cantores do Coro UEL’


Associação busca mais autonomia e agilidade para o Coro


Da dir. pra esq., na frente: Julia da Silva, Lilian Tessoni, Lucilia Utiyama, Maria das Graças Moraes, Wilson Tanoue, Márcia Miliorini. Atrás, Regina Balan, José Eduardo Benelli, Jordan Cazzeta. Membros da ACCUEL.

Na última semana, os coristas do Coro da UEL formalizaram a recém-criada Associação de Cantores do Coro UEL (ACCUEL), mediante CNJP. Para a diretora da Casa de Cultura/UEL, Magali Kleber, é um “grande passo termos uma entidade que possa apoiar projetos, revelando o comprometimento da sociedade com o desenvolvimento cultural da cidade”.
A Presidente da Associação, Maria das Graças Moraes, explica que a decisão de oficializar a empresa deve-se à necessidade de “autonomia e agilidade para buscar recursos financeiros e fazer o marketing” do Coro da UEL.
Segundo Jordan Cazetta, responsável pela Comissão de Patrocínios, a ideia surgiu no ano passado, quando o Coro se propôs a realizar a ópera “O Mikado”, a se realizar em setembro. Por ser um grande espetáculo, ações beneficentes não seriam o suficiente para a consolidação deste sonho. “Havia uma grande necessidade de busca de verba, de empresas para patrocinar o evento. Com a Associação nós podemos fazer isso, mas é um desafio grande”, afirma.
Regina Balan, regente (juntamente com Paloma Scucuglia) e responsável administrativa pela Seção de Música Vocal da UEL, ressalta que, devido aos coristas não estarem vinculados à universidade como funcionários ou alunos, a instituição está limitada a contribuir com espaço de ensaio, infraestrutura operacional, instrumentos e regentes. A parte financeira para apoio a viagens e montagem musical fica por conta dos membros do coro, que hoje somam um total de 40. José Eduardo Benelli, secretário da associação, afirma que “quem sustenta o coro é associação, através de pessoas que promovem respaldo não só financeiro, mas representativo”.
“São pessoas da comunidade que, além de doar seu tempo, sua voz e representar a instituição em eventos e solenidades, elas se dedicam. É sinal que amam a música. Isso respalda o trabalho da instituição: pessoas que abraçam essa causa junto da UEL”, explica Regina Balan.
Além da necessidade de patrocínio para a realização da ópera, o Coro da UEL também realiza viagens para levar seu trabalho e conhecer o trabalho de outros coros, como em encontros nacionais e regionais. “Nós temos visibilidade [em Londrina], mas poderia ser muito maior se tivéssemos um recurso financeiro bom. E despertamos para isso agora. Queremos caminhar sozinhos e a Associação vai viabilizar isso”, afirma a presidente da ACCUEL.
Outro ponto levantado por Jordan Cazzeto, é que com a formalização, a Associação poderá participar de editais, leis e projetos locais e nacionais em busca de aumentar a produção artística do Coro.
“O MIKADO”
“Nós temos que ser ousados, temos que ter sonhos, estipular metas e planejar para atingi-las”, afirma Maria das Graças Moraes. Para a presidente da ACCUEL, a montagem e realização da opereta “O Mikado, de Gilbert e Sullivan” trará um engrandecimento para o Coro e também para a cidade de Londrina, que não possui experiências com óperas.
Além disso, segundo Jordan Cazetta, a ópera busca também projetar os artistas londrinenses em suas carreiras, já que a “é algo que exige muito tecnicamente”. Mesmo muito talentosos, são poucas as oportunidades desses solistas de participarem de um espetáculo deste porte. “É um evento que busca também valorizar o talento local”, diz.
Regina Balan explica que a “O Mikado” foi escolhido por ser uma das óperas mais reproduzidas em todo mundo, sendo “uma comédia muito leve e fácil de entender”. O espetáculo será realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro, e contará com 9 solistas, sendo três convidados, mais o coro com 45 integrantes.

Outras Informações: Divisão de Música: 3322-5224

Texto e foto: Pamela Oliveira

2 comentários:

  1. Tenho interesse em participar do Coro. É necessário algum teste?
    Tenho pequena experiência, pois vim de Goiás há pouco mais de uma semana e queria dar continuidade no que tanto gosto. É necessário ser aluno da Instituição?
    Meu email: viniciuscosta.s@hotmail.com
    Facebook:https://www.facebook.com/vinny.costa.79

    ResponderExcluir