A atividade faz parte do projeto de extensão da Casa de Cultura/UEL: “Música em Circulação: Ações Artísticas e educativas”
Glenn Block é professor na Illinoi State University, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA) |
Texto e Fotos: Pamela Oliveira
O professor de música da Illinoi State University (Chicago /EUA), Glenn Block, ministrou uma aula para os alunos de música da UEL durante sua estadia em Londrina. Block, que regeu a OSUEL em concerto da Temporada Ouro Verde 2013, aproveitou para ensinar aos alunos algumas técnicas em regência. A masterclass faz parte do projeto de extensão “Música em Circulação: Ações Artísticas e educativas da Casa De Cultura/UEL”.
A aula durou cerca de uma hora, em que foram realizados exercícios práticos de regência e de coordenação motora. Para Rafael Regilio, 2° ano de música, a experiência foi incrível. “Eu não havia tido contato com regência até agora, então tivemos uma iniciação que foi muito legal e didática”.
Glenn Block realizou atividades praticas para ensinar regência |
Outros professores também estavam presentes e participaram dos exercícios. Lucy Schimiti, professora de regência, elogiou a metodologia de Glenn Block. Para ela o professor tem “uma metologia diferente sobre coisas básicas que são importantes para os estudantes”.
Jailton Santana, que ministra aulas de piano, ressalta a relevância da aula com um professor de outro país. “O fato de ele vir de outro país é importante devido ao contado da cultura com outras universidades. É muito enriquecedor para cada um dos alunos”, afirma.
O Projeto“Música em Circulação: Ações Artísticas e educativas”
Trata-se de um projeto de extensão que envolve atividades de caráter cultural, educacional, artístico e de pesquisa, e está baseado no conceito "O processo pedagógico musical como fato social total" de sua autora, também diretora da Casa de Cultura/UEL, Magali Kleber.
Dessa forma, a proposta desse projeto busca envolver a comunidade, a universidade e as escolas públicas a partir desse conceito.Trata-se, portanto, de um público alvo amplo, envolvendo o corpo docente e discente da UEL – também as Licenciaturas e os servidores Instrumentistas Musicais da Divisão de Música da CC/UEL –, Escolas Públicas e seus contextos e a comunidade universitária.
As propostas acadêmicas e as políticas públicas voltadas para ampliar o acesso em arte têm adotado a visão antropológica de cultura que focaliza questões relacionadas com a diversidade do contexto sociocultural.
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