terça-feira, 7 de maio de 2013

CC/UEL DIVULGA: Inscrições abertas para III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha - Itajaí/SC


Grupos de teatro de todo o País têm menos de um mês para se inscreverem


Encerra no dia 31 de maio o prazo de inscrição para o III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, em Itajaí. Podem se inscrever grupos de todo o País nas categorias adulto, infantil e de rua. A ficha de inscrição deve está disponível no site www.itajai.sc.gov.br, no link “Editais da Fundação Cultural de Itajaí”, localizado no lado direito da página.
Os grupos de fora da cidade devem enviar a ficha de inscrição e o termo de autorização de uso de imagem via SEDEX, para o Teatro Municipal de Itajaí, localizado na Rua Gregório Chaves, 110, bairro Fazenda, Itajaí. A data limite de postagem é 31 de maio. Já os grupos locais devem entregar a ficha de inscrição diretamente no Teatro. Todos os grupos inscritos (nacionais e locais) irão passar por uma seleção.
O III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha será realizado de 31 de agosto a 07 de setembro. A última edição, em agosto de 2011, reuniu 18 grupos de artistas vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais. Além da mostra nacional, os grupos locais também puderam apresentar os seus trabalhos e compartilhar experiências com outros artistas. E quem sai ganhando com tudo isso, é a população que prestigia a produção artística brasileira. Nessa terceira edição, os espetáculos acontecerão no Teatro Municipal de Itajaí e na Casa da Cultura Dide Brandão.
Curadores
Neste ano, a curadoria do Festival Brasileiro de Teatro irá contar com a participação de Jorge Vermelho, que participou da primeira edição do festival; Álvaro Assad, que participou da segunda e ainda, de Stephan Arnulf Baumgärtel, que irá representar a cultura teatral de Santa Catarina. A ideia de trazer curadores de outras edições é justamente para dar continuidade ao trabalho realizado no festival, fazendo um resgate de cada edição e aprimorando o evento.
Álvaro Assad: Diretor, preparador mímico e ator é gestor do grupo carioca “Centro Teatral e Etc e Tal”, desde sua fundação, em 1993. Faz parte do Conselho Consultivo do CBTIJ-Assitej Brasil e é também curador consultivo do FestClown de Brasília e Anjos do Picadeiro-RJ. Formado em teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras-RJ, fez a sua iniciação mímica com o precursor desta arte no Brasil, o mímico português Luís de Lima, de quem foi integrante de sua companhia e assistente de direção no início da década de 90. Acumula onze prêmios entre Direção e Pesquisa de Linguagem no Brasil e no exterior. Em 2008 foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro de SP pela direção de “A Noite dos Palhaços Mudos” (LaMínima) e ao Prêmio Femsa pelo mesmo espetáculo nas categorias Melhor Direção e Melhor Adaptação.
Stephan Arnulf Baumgärtel é mestre em Letras com habilitação em Inglês pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1995), doutor em Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. A tese de doutoramento de Stephan recebeu o Prêmio CAPES 2005. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de história do teatro, estética teatral e dramaturgia. É idealizador e coordenador do projeto Encontro com Dramaturgo da UDESC que convida regularmente dramaturgos brasileiros a dar palestras e administrar oficinas. Desde 2008, administra como projeto de extensão uma oficina de criação de textos teatrais da qual participam acadêmicos e não acadêmicos. Enquanto pesquisador atua principalmente nos seguintes campos: dramaturgia contemporânea, teatro pós-dramático, análise da encenação teatral, estudos shakespearianos.
Jorge Vermelho - Paulista da cidade de Nova Granada, Jorge Vermelho é ator, diretor, produtor e atual Diretor Artístico do Balé Teatro Castro Alves (BTCA). Foi membro integrante do Prêmio de Dança do Teatro de Dança em São Paulo e da comissão de avaliação do Edital Myriam Muniz em 2009. Também atuou como Diretor Geral do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (2001 a 2009) e Diretor do Janeiro Brasileiro da Comédia (2003 a 2009). Destacou-se na direção de espetáculos como “Dorotéia”, “Toda Nudez Será Castigada” e “Os Sete Gatinhos”, com textos de Nelson Rodrigues; “Esperando Godot”, de Samuel Beckett; “Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não”, de Bertolt Brecht, entre outros. Como ator, recebeu prêmios por sua atuação em espetáculos como “A Boca e sua Língua”, de Luciana Mantovani; “Cem Gramas de Dentes”, texto de Bosco Brasil e direção de Georgette Fadel; além de “Orpheu – o Guardador de Rebanhos”, uma investigação da vida e obra de Fernando Pessoa, na qual também dirigiu o espetáculo. Também foi premiado em diversas oportunidades ao assinar trabalhos nas áreas de figurino, maquiagem, cenografia, iluminação e trilha sonora. Em 2001, recebeu o Prêmio Especial Folha de São Paulo de Melhor Espetáculo do Festival de Teatro de Curitiba com a peça “Orpheu – O Guardador de Rebanhos”.


--------------------------------

Informações Adicionais:
Teatro Municipal de Itajaí
Telefone: 3349-6447

Jônata Gonçalves
Coordenador do III Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha

Texto: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário