sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"NO CAMINHO DOS ENCANTANTES: CONTAMINAÇÕES ESTÉTICAS COM A ARTE POPULAR"

Kennedy Piau e Bruna Muriel convidam a todos para o lançamento do livro "NO CAMINHO DOS ENCANTANTES: CONTAMINAÇÕES ESTÉTICAS COM A ARTE POPULAR". O lançamento será amanhã, dia 29 de setembro (sábado), no SINDIPROLADUEL - Praça La Salle, 83, às 20:00H.



INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO

O livro analisa como e porque jovens da classe média de Londrina utilizam as artes tradicionais nordestinas nos processos de criação e estuda as percepções de mestres da arte popular sobre o uso de sua cultura na criação de artistas de outras regiões e classes sociais. O trabalho é dividido em três partes. A primeira analisa concepções destacadas de Estado no Brasil e suas respectivas políticas culturais. A segunda é sobre a política cultural em Londrina. A terceira aborda as percepções de mestres e jovens sobre o papel do Estado, os processos de legitimação, a qualidade artística e as relações entre fé e prazer nas artes tradicionais. A perspectiva é contribuir teoricamente com a elaboração de políticas públicas de cultura para as manifestações artísticas de tradição oral e para os grupos urbanos que dialogam com esta tradição. Neste sentido, o livro se insere em um contexto de estudos sobre políticas para as artes. Tanto os jovens artistas de Londrina como os mestres do Nordeste estão envolvidos em programas governamentais. O livro tem uma programação visual e um acabamento arrojados e é também composto por um razoável e belo acervo de fotos, um registro imagético dos percursos percorridos ao longo da pesquisa. 


*Prêmio Bolsa Funarte de Produção Crítica Sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares.

*Patrocinado pelo Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

*Editado pela EDUEL – Editora da UEL.



CONTATOS: Prof. Dr. Kennedy Piau 9937 3344 ou 33714498

piauel@hotmail.com


APRESENTAÇÃO DO LIVRO

Célio Turino

Eles viajaram. E se encantaram. 23.000 quilômetros de puro mergulho no Brasil, uma coluna Prestes, como a realizada pelo lendário Cavaleiro da Esperança, junto com centenas de combatentes, que não perderam uma só batalha e abalaram os alicerces da opressão, fincando raízes no imaginário do povo. Agora uma Caravana que faz da arte e da sensibilidade a sua arma. Anos de sonhos, meses de estrada, dias de magia. 
O desejo de um professor universitário que quis ir além. Estudou arte, estética, conceitos, teorias... deu aulas, estudou, deu aulas novamente, estudou... foi para fora do país e, à distância, olhou sua terra com mais proximidade. Voltou. Queria ir além. Foi para dentro. Depois de muito sonhar e economizar (mergulhar para dentro tem custo), junto com Bruna, sua companheira de jornada, e outros bons amigos, se jogaram em nosso Brasilzão. Este é um livro que fala de povo e de suas habilidades, seus sentidos e sentimentos. Um povo que não faz separação entre trabalho e arte, razão e magia. Está tudo embolado. Neste livro está expresso um pouco deste sentimento de povo, desta fala que sai do fundo de nossa alma e diz para nós mesmos o que vem a ser povo. Um povo para além de estereótipos e folclorizações. Um povo que se mira no espelho e se reconhece como tal. Li este livro em uma tacada só e, de imediato, me coloquei a escrever, isso para ser fiel à própria narrativa de Piau, uma narrativa ágil e honesta, que coloca o leitor no turbilhão de suas necessidades e desejos, assim como suas reflexões filosóficas e descobertas reais. Descobertas de vidas vividas, vidas que vão além das subordinações dos sistemas, que se recusam a ser coisa e assim se fazem vivas.
A cada página lida vamos descobrindo as aflições do autor, suas inquietações teóricas, trajetória de vida, compromissos políticos e, para além da política tal qual se pratica institucionalmente, compromissos de humanidade. E assim somos apresentados a pessoas extraordinárias, como em outro livro de Eric Hobsbawm, historiador que tanto nos inspira, desde quando desnuda a "invenção das tradições" até quando retrata a "vida de pessoas cujos nomes são usualmente desconhecidos de todos", mas que são as pessoas que realizam, pensam e fazem a diferença. Diferença que se sente diretamente em suas comunidades, mas que vão além, como pequenas pedras jogadas em um lago. Foi em busca destas pedras que geram ondas que eles viajaram. E agora podemos ver neste livro um pequeno apanhado desses Pontos que se espalham por todo o Brasil. Pontos de Cultura, Pontos de Potência de um povo que se desesconde. 


Célio Turino é historiador, escritor e gestor de políticas públicas, ex-Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. Autor, entre outros livros, de "Na Trilha de Macunaíma - ócio e trabalho na cidade (Ed. SENAC-2005) e PONTO DE CULTURA - o Brasil de baixo para cima (Ed. Anita Garibaldi-2009).

2 comentários: