sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

GRUPO DE MÚSICA HISTÓRICA NEUMA REALIZA ÚLTIMO CONCERTO DO ANO

O NEUMA ENSEMBLE UNIVERSITÁRIO DE MÚSICA ANTIGA realizará sua apresentação de encerramento das atividades 2009 no saguão do Cine Teatro Universitário Ouro Verde, Domingo (13), às 20h00 com entrada livre.

Serão executadas as obras: Boine Amourete, J'ai adés d' amour chanter, Hé Diex! (Adam de La Halle, FR, séc. XIII - tema de estudo 2009 conhecido por suas composições musicais polifônicas). Também serão interpretadas as Cantigas de Santa Maria Nr. I e XIII, uma das mais importantes fontes deste repertório na língua galego-portuguesa da corte de Afonso X, o Sábio (séc. XIII). Em comemoração ao Natal o grupo apresenta Canto Gregoriano, Ambrosiano (Veni redemptor gentium) e motetos da Ars Antiqua (Alle, psallite cum luya, Verbum caro); ainda um Kyrie do séc. XV de Guillaume Dufay e um mini-rondeau de Guillaume de Machaur (FR, séc.XIV).

Ao longo deste ano o grupo de música medieval teve como base a tradição musical da Idade Média, sobretudo, do repertório francês religioso e secular, resgatando a técnica do canto nas canções solo e em grupo. Em outubro, o Neuma, realizou um concerto em comemoração dos 14 anos de trabalhos na área de música histórica com o grupo convidado ATEMPO / Rio de Janeiro. Atualmente integram o gurpo NEUMA Maíra Villas Boas (Contralto), Victor Hugo dos Santos (Tenor) e Plínio Machado (Tenor, Vièles e Direção Musical).

Para 2010 o NEUMA planeja desenvolver um trabalho voltado às comemorações de 15 anos. Traz a proposta de pesquisa do repertório do século XIV, Guillaume de Machaut principal expoente da ars nova na música e o início da polifonia - Organum - da École de Notre Dame (séc. XI/XII).

O NEUMA está com inscrições abertas aos interessados em participar do grupo até o dia 18 de dezembro. É necessário ter conhecimento musical básico e disponibilidade de horário no horário da manhã (de segundas às sextas - 09 às 12h). A inscrição deve ser feita na Casa de Cultura UEL, Divisão de Música, (R. Tupi, 210) ou para maiores informações entrar em contato pelo telefone (43) 33538562.


Grupo Neuma e Atempo em apresentação no Ouro Verde

Um comentário:

  1. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir