quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vencedora do 51º Prêmio Jabuti participa do reocupAÇÃO da Casa de Cultura da UEL


Artista Lygia Eluf conquista o prêmio com caderno de desenho de Tarsila do Amaral

Cabelos curtos, em tons acinzentados, um brilho no olhar e uma simpatia de conquistar qualquer um: assim é Ligia Eluf, pintora, artista plástica, professora do Instituto de Artes da Unicamp, e a mais nova vencedora do prêmio Jabuti. Ela elaborou e idealizou um projeto sobre desenhos da artista modernista, reunidos em um antigo caderno, que nunca haviam sido publicados até então. A obra “Tarsila do Amaral” foi contemplada com o terceiro lugar na Categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes do 51º Jabuti, considerado um dos maiores prêmios da literatura, senão o maior.
A relíquia estava armazenada na casa de amigos italianos de Lygia Eluf que mantiveram durante muitos anos no Brasil, a Galeria Collectio, uma importante casa de leilões, inaugurada na década de 1970. O dono era o patriarca italiano que comprava acervos de artistas e ao longo dos anos reuniu um vasto material nessa casa. Dentre eles, estavam quase que escondidos, os pequenos cadernos de Tarsila do Amaral.
Diante da importância do material para a história da arte brasileira, Lygia Eluf teve acesso aos cadernos e tentou vendê-lo para museus e acervos de arte no Brasil, mas não obteve sucesso. Ninguém se interessava. Ela, inquieta, resolveu tornar público os desenhos.
Juntamente com o fotógrafo Fernando Chaves, Lygia Eluf produziu o material sobre os cadernos de Tarsila do Amaral e levou a proposta para as editoras. A editora da Unicamp aceitou publicá-lo, e em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), tornou a obra mais acessível, desejo da organizadora. “Eu queria que ficasse barato, que qualquer pessoa pudesse comprar. Diferente de outras obras sobre arte que são muito mais caras”, defende Lygia. E conseguiu. A obra custa 35 reais, o que para o universo dos livros sobre arte, é considerado de baixo custo.
A coordenadora editorial revela que ficou muito feliz com a conquista do prêmio Jabuti. “Eu competi com grandes produções, livros maravilhosos. E o meu, simples e pequeno, ganhou!”, brinca. Lygia reforça que o projeto para a concretização da obra foi ousado. Era uma proposta editorial diferente, um caderno de desenho transformado em livro e tratado como tal.
A artista salienta que ler desenhos exige calma, e as pessoas hoje não têm tempo para isso. Talvez, esse seja um dos motivos que levam ao descrédito depositado nas artes quanto a valorização do desenho como meio de conhecimento. Quando as pessoas lhe perguntam “Você ganhou o mesmo prêmio Jabuti que o Moacir Scliar?”, Lygia desdenha, “ele ganhou o dele, eu, o meu”.
O reconhecimento desse trabalho é um passo importante para a reflexão sobre a importância das artes, nesse caso, do desenho, como instrumento para educação visual.
O livro “Tarsila do Amaral” é composto por desenhos da artista modernista, além de um pequeno texto biográfico elaborado por Antonio Carlos Rodrigues, (conhecido como Tuneu), que foi aluno de Tarsila e convidado a escrever algumas linhas sobre a artista. Além dele, foram convidados outros professores que formam o conselho editorial da Coleção Cadernos de Desenho idealizados por Lygia Eluf: Luise Weiss, Paulo Mugayar Kühl e Edith Derdyk. A obra de Tarsila é uma dos livros que compõe a coleção da editora da Unicamp. Em breve, outros artistas terão seus cadernos de desenhos publicados também, como Eliseu Visconti, pintor italiano.
Ter pequenos cadernos particulares é comum entre os artistas e pintores. Lygia Eluf possui duas estantes em casa, em Campinas, recheados de cadernos com anotações, desenhos e pinturas, que a acompanham em todo lugar. “Lá tem muitos traços da minha vida. Quem sabe um dia, resolvo publicá-los. Vou começar com os dos grandes artistas, depois penso nos meus”, brinca.
A premiação do 51º Prêmio Jabuti será dia 4 de novembro, em São Paulo e Lygia está ansiosa. “Estou em dúvida se compro um vestido novo ou não (rs). Só tenho certeza que vou me emocionar muito”, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário