segunda-feira, 19 de outubro de 2009

(des)Ocupação reocupAÇÃO



Atividades coletivas abrangem performance, desenho, gravura, fotografia, paisagem e estarão abertas à participação do público londrinense




Acontece na Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas, no espaço da Av. JK, 1973, o projeto (des)Ocupação reocupAÇÃO. O evento tem como objetivo promover novas manifestações artísticas a partir das produções que foram realizadas, no ano passado, dentro do projeto intitulado “(des)Ocupação”, durante a mudança da Cada de Cultura_UEl do antigo endereço da Rua Mato Grosso.


A abertura do (des)Ocupação reocupAÇÃO será dia 21, às 19h na Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas, Av. JK, 1973, e vai contar com a presença de vários artistas, dentre eles, Lygia Eluf, Iara Camargo Strobel, Fábio Gatti , Nenê Jeolás, Rodrigo Grota e Valquir Fedri, artistas convidados no (des)Ocupação, além do Coletivo Manada, grupo que desenvolve ações artísticas como performances, instalações, projeções e intervenções interativas em parceria com a Casa de Cultura, e da KINOARTE, Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina. O evento também vai contar com a presença do curador e Diretor do Centro de Artes Visuais da FUNARTE, Ricardo Resende.
A proposta do (des)Ocupação reocupAÇÃO, é encher de arte, o que já respira arte. Esta intervenção convida artistas, alunos e demais pessoas envolvidas com alguma produção artística a adentrar a Casa e ocupar este espaço com desenhos, gravuras, pinturas, projeções, colagens, performances, fotografias, sons e ritmos.
O (des)Ocupação, evento realizado em dezembro de 2008 e o (des)Ocupação reocupAÇÃO, a se realizar de 19 a 22 de outubro, promovidos pela Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas, trazem o espírito reflexivo e inovador, pensando nos processos artísticos de modo ativo e dinâmico, mexendo com as sensações e percepções, além de instigar o pensamento humano.
Atividades coletivas - A ação de ocupar esse espaço, já começa nos dias que antecedem a abertura do evento. Nos dias 19, 20, e 21, os artistas estarão, literalmente, ocupando a Casa. Alguns deles dormirão no local invadindo as vitrines que, com beliches instalados, produzirão um teatro de sombras durante a noite. Outros estarão montando suas instalações, produzindo desenhos coletivos e outras atividades, surpresas que poderão ser usufruídas pelo público ao longo da semana, nos períodos das 10 às 12h e das 15 às 17h.
As atividades desenvolvidas pelos artistas convidados estarão abertas a interação do público participante. No dia 21 às 19 h está marcada a abertura da exposição dos trabalhos desenvolvidos nos 3 dias de produção e no dia 22, quinta-feira, às 18h30, está marcado um bate-papo aberto, com a participação dos artistas, dos participantes e do público interessado em conhecer e refletir sobre a produção dos artistas na ocupação do espaço e as experiências de produção coletiva.




Serviço:
Atividades:
19, 20 e 21 - Montagens dos trabalhos com a participação do público na produção, montagem e criação.

Av. JK, 1973. 10h às 12h e das 15h às 17h.
21 - 19h, abertura da exposição
22 – 18h30 - Bate-papo aberto ao público sobre a ocupação do espaço pelos artistas e a experiência da produção coletiva.





ARTISTAS CONVIDADOS
Fábio Gatti – Artista, Design, Especialista em Fotografia e História da Arte (UEL) e Mestrando em Artes Visuais (UFBA)
Iara Strobel Camargo – Artista, Gravadora e Mestre em Artes Visuais pela USP
Nenê Jeolás – Fotógrafo, Editor de Fotografia da Editora Abril e Mestrando em Artes Visuais (UNICAMP)
Lygia Arcuri Eluf - Artista, Doutora em Poéticas Visuais pela ECA-USP e Professora do Instituto de Artes da UNICAMP
Rodrigo Grota - Jornalista, Cineasta e Escritor
Valquir Fedri – Músico, Compositor e Sonoplasta
Coletivo MANADA
KINOARTE Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina
Ricardo Resende – Curador e Diretor do Centro de Artes Visuais da FUNARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário