quarta-feira, 27 de maio de 2009

CASA DE CULTURA DA UEL INAUGURA NOVO ESPAÇO EM GRANDE ESTILO

A inauguração da Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas contou com workshop do Rumos Itaú Cultural e programou performances com o Coletivo Manada


A Casa de Cultura da UEL_Artes Plásticas está em nova localidade em Londrina. O local destinado a receber manifestações artísticas relacionadas às artes plásticas situa-se agora na Av. Juscelino Kubitschek, 1973. O espaço inaugurou, no último dia 26, com a realização do Workshop “Entre Percursos e Circuitos – Manobras da Arte”, do Rumos Itaú Cultural e com o evento Debandada, que trará até o fim desta semana apresentações do Coletivo Manada, além de mostras da Kinoarte e do bailarino Anderson Casagrande.

O projeto Rumos Itaú Cultural visitou vários locais do pais e selecionou 18 municípios para sediar o evento que acontece durante este ano. A Casa de Cultura da UEL_Artes Plásticas foi o espaço escolhido para sediar o evento em Londrina. “Para nós é um motivo de orgulho ter sido escolhido e poder contar com a participação do público de Londrina” afirma Fernanda Magalhães, diretora da divisão. O workshop começou na terça, dia 26, e encerra na sexta feira, dia 29. Ao todo, são 25 inscritos, (estudantes, artistas e profissionais que trabalham com arte) que participam da oficina e discutem os ‘rumos’ da arte local e também nacional. O assistente curatorial e artista plástico paraense Armando Queiroz irá ministrar o workshop.

Na terça, a oficina discutiu a importância do curador como a pessoa que assume um papel de avaliar o trabalho do artista, tem experiência sobre a reflexão da arte, além de ser um suporte para auxiliar na construção de projetos artísticos. Armando Queiroz é curador assistente do Rumos Itaú Cultural e foi indicado para vir até

Londrina dar a oficina. “É a primeira vez que venho à Londrina e estou contente com o primeiro contato com o grupo participante. São pessoas jovens, com sede de novas idéias”, aponta o curador. Queiroz acrescenta que está ansioso para trocar informações com os artistas e alunos. “Quero sentir quais são as necessidades dessa região, se são as mesmas do norte do pais, de onde eu venho, e estabelecer uma relação de respeito e troca com cada um deles” finaliza.

Após o workshop do Rumos Itaú Cultural o Coletivo Manada iniciou suas apresentações da semana com a performance “A Bolha”: duas grandes bolhas de plástico que invadiram o salão principal da Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas e interagiram com o público presente. O grupo ainda trará os trabalhos “Para Conservar Meus Bens – Presente” e “Experimentações Projeção” nos próximos dias após o workshop do Itaú Cultural.

O Coletivo Manada nasceu em março deste ano quando um grupo de amigos, estudantes da UEL, decidiu concretizar a vontade mútua de realizar manifestações artísticas a partir das obras individuais de seus integrantes. Um dos objetivos do grupo é provocar o público através de experiências sensoriais e objetos interativos. As obras do Coletivo Manada são, sobretudo, dinâmicas e seus significados variam de acordo com cada olhar.

Manada é composto por: Alissar Ayoub, Camila Melara, Cristina Taniyama, Cinthia Santana, Estela Tiemy, Fernanda Magalhães, Hígor Mejïa, Juliana Motta, Julie Guerrini, Leonardo Gutierres, Letícia Albanez, Mavi, Marcio Diegues e Pipoca.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário