sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Alunos de artes cênicas apresentam espetáculo de formatura

“Desorganismo” será apresentado entre os dias 4 e 6 de novembro




O espetáculo que tem 14 atores, todos alunos do quarto ano de artes cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), teve sua pré-estréia na tarde de ontem no prédio de Artes Cênicas do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da UEL, atualmente ocupado pelos alunos do curso.
A partir de hoje, sexta-feira, os alunos se apresentarão na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, às 20h30min. Produtos de limpeza e higiene pessoal estão sendo recolhidos na portaria do evento, mas a entrada é gratuita, desde que o espectador retire uma senha no local com uma hora de antecedência.
“Desorganismo” mescla relatos da infância com depoimentos pessoais e sociais. O estudante João Henrique Schiavo relatou que durante os ensaios surgiram questionamentos políticos e questões que incomodavam o cotidiano e a partir de depoimentos as narrativas do espetáculo foram sendo construídas. Schiavo ressaltou que o diretor da peça, Aguinaldo de Souza, trouxe grupos como o La Pocha Nostra para servir de referência estética.

Serviço

Desorganismo
Entrada: Produto de limpeza ou higiene pessoal
Data: 04/11 a 06/11
Horário: 20h30min
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura-UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)

Realização: Departamento de Música e Teatro/ CECA/ UEL
Apoio: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura – UEL

Programa


  Sobre o mundo e agora no mundo. 
  Potências guardadas nos olhos, histórias contadas, revividas, desenhadas, desordenadas, sobre nós mesmos e sobre os hábitos de toda uma espécie: As pessoas. Toda pessoa é um organismo. Um organismo é uma forma individual composta de "estruturas" que interagem fisiologicamente executando os diversos processos necessários à vida. 

  Ao compartilhar de um mesmo espaço, um grupo de pessoas age tateando a possibilidade de uma harmonia não sistemática mas orgânica, através de ações permeadas por relatos de lembranças que vão desde a infância até ao que aconteceu ainda há pouco, mas que ressoam como um eco urgente e estrondoso e atualiza a nós mesmos de quem somos e ao mesmo tempo comunica aos outros. A revelação da identidade desvelando uma diversidade orgânica e caótica. É como doar-se e doer-se na aceitação de que ser orgânico não é ser ordenado de fora pra dentro, mas outra coisa que ainda pode ser descoberta. 
  As pessoas vivem um estado eterno de relação com o que acontece em derredor, e são capazes de se afetar com isso e de criar partir disso. Por isso as crianças, são todas espontâneas, vivem sua criatividade experimentando a imaginação no corpo. Mas cada uma é habitada por um adulto que aos poucos vai tomando espaço. Conhecê-las é conhecer a estes adultos de maneira mais sincera. 
  Ao seguir a direção apontada pelo dedo da criança desejando compreender a poesia que habita os seus olhos, é possível observar entre jogos e tombos, entre dores e maravilhas, o desconforto de saber que todo o passado está guardado no presente e que o menor gesto inconsciente está carregado de tudo o que não sabemos de nós. 
  Então um grupo de pessoas que optam pelo ato de compartilhar suas histórias num espaço de arte... 
Sabemos que somos todos animais dotados de uma arma de sobrevivência, certa esperteza ou consciência criadora, mas é preciso algo que nos retire do destino óbvio das normas e do nosso ser biológico. Ainda que hoje estes adultos, homens e mulheres, busquem a leveza da infância, o mundo ao nosso redor é uma sequência de golpes duros contra a subjetividade. 
Será possível servir como espelho para dores como as nossas e para as crianças em todos nós por meio da arte, esse outro processo comum aos animais que somos?

Elenco: Amarilis Irani, Beatriz Sitta, Danilo Neiva, Gabriel Yuri Kondo, Heloisa Goulart, João Henrique Schiavo, José Henrique Silva, Luan Almeida Sales, Marco Antônio Paixão, Marina Rodrigues Quesada, Murilo de Andrade, Paulo Vitor Miranda e Rogério Francisco Costa.

ILUMINAÇÃO: O Grupo
SONOPLASTIA: Marco Antonio Paixão
COORDENAÇÃO: Aguinaldo de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário