quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Hoje no FILO

“Distancia Site Minutos” da companhia Titzina Teatro (Espanha)

Sinopse

Ao mesmo tempo em que o robô Curiosity é enviado ao espaço, jovem juiz se vê obrigado a abandonar sua casa, afetada por uma praga de cupins, e buscar abrigo na residência da família. O ambiente de julgamento onde ele toma suas decisões e a convivência com seu pai trarão à tona temas fundamentais, como a justiça, a felicidade e o destino.

Companhia

Fundada em 2001 por Diego Lorca e Pako Merino, atores, diretores e produtores formados na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, a Titzina Teatro se consolida como companhia de estilo próprio, definido como Sello Titzina. O grupo acumula quatro trabalhos premiados: “Distancia Siete Minutos” (2013), “Exitus” (2009), “Entrañas” (2005) e “Folie a Deux/Sueños de Psiquiátrico” (2003) – este último, também adaptado para o cinema.

Classificação

14 anos
Horário: 20:30
Local: Teatro Mãe de Deus 

“Maria que virou Jonas ou A Força da Imaginação” da Companhia Cia Livre (São Paulo – SP)

Dois atores transgêneros se encontram num “chat-rolete”, compartilhando online o convite para a participação numa peça teatral. Já no espetáculo, contam ao público o impasse sobre a distribuição dos papéis masculino e feminino. A plateia participa de um sorteio ao vivo e a peça tem início.


Os atores se revezam nos personagens, enquanto lançam uma discussão sobre identidade de gênero, questionando os limites entre representação, fantasia, teatralidade, aparência e verdade. O texto é baseado no ensaio “A Força da Imaginação”, do filósofo Michel de Montaigne, sobre Germain Garnier que, nascido Marie, muda de sexo e é aceito socialmente como homem.

A montagem tem dramaturgia de Cássio Pires e da Cia. Livre, com direção de Cibele Forjaz. A companhia paulista trabalha desde 1999 com processos de pesquisa e criação abertos ao público, o que resulta na participação ativa da plateia na estrutura dos espetáculos. 

Classificação

16 anos
Horário: 20 horas
Local: Divisão de Artes Cênicas/ Casa de Cultura UEL

“Artista de Fuga” da Companhia Araucária Produções Artísticas/ Marcos Damaceno Companhia de Teatro (Curitiba – PR)

O belo cenário abriga três personagens entre paredes negras repletas de frases escritas com giz. O som da canção “Space Oddity”, de David Bowie, dá o clima para o começo do espetáculo. Na história, o mestre do ilusionismo Houdini é o alter ego de um escritor em crise, afogado no caos. O “Artista de Fuga” se pergunta se é possível escapar da morte, tentando fugir da própria vida banal. Procrastinador crônico, nunca dá conta de seus compromissos, dos prazos, do tempo, das contas a pagar, dos relacionamentos, afetivos ou profissionais.

Ansioso por natureza, angustiado desde sempre com o mundo ao qual pertence, se refugia em espaços mentais onde imagina que possa encontrar o lugar ideal para a construção de sua pretensa obra-prima, um romance eternamente inacabado. Entre o trágico e o patético afloram as neuroses de uma mente já quase alheia ao mundo real.

A encenação de “Artista de Fuga” segue a linha da dramaturgia contemporânea, e com tratamento do texto nas vozes dos atores como elemento primordial. A montagem foi sucesso na temporada de 2015 e conta no elenco com Paulo Alves, Eliane Campelli e Rosana Stavis, atriz e cantora, estrela em ascensão no teatro brasileiro. Escrita e dirigida por Marcos Damaceno, a partir de texto de Guto Gevaerd, “Artista de Fuga” traz uma direção de arte bem cuidada, música primorosa de Guto Gevaerd e iluminação do premiado Beto Bruel.

A companhia de Marcos Damaceno é hoje uma das mais representativas do teatro paranaense e tem em seu currículo espetáculos de grande repercussão nacional. Já se apresentou em mais de 100 cidades de todas as regiões do país e foi indicada aos principais prêmios do teatro brasileiro, incluindo Prêmio Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Aplauso Brasil.

Classificação

16 anos
Horário: 19 horas
Local: Teatro Zaqueu de Melo

 Para mais informações acesse o site oficial do FILO

*Os ingressos podem ser comprados na Bilheteria oficial do Festival no Royal Plaza Shopping (R. Mato Grosso, 310 - Centro, Londrina - PR) ou pelo SITE


Nenhum comentário:

Postar um comentário