quarta-feira, 22 de junho de 2016

Saiba mais sobre os compositores que serão homenageados no 4º Concerto da Temporada Ouro Verde - Giovanni Paisiello

A Orquestra Sinfônica da UEL realiza neste domingo, 26/06, o 4º Concerto da Temporada Ouro Verde sob a regência de seu Maestro Titular Alessandro Sangiorgi.

O programa do concerto será composto apenas com compositores que “aniversariam” em 2016.

Giovanni Paisiello
 A composição de abertura será de Giovanni Paisiello, “O Barbeiro de Sevilha” - obra homônima à do compositor Rossini, porém composta 34 anos antes. Paisiello à sua época desfrutava de grande prestígio e fama, tanto que sua Ópera “O Barbeiro de Sevilha” subsistiu por três décadas como uma das óperas mais populares da Europa.
Giovanni Paisiello (ou Paesiello) (Tàrent9 de maio de 1740 - Nápoles5 de junho de 1816), foi um compositor italiano.
Ingressou no Colégio dos Jesuítas. Carducci, convenceu os seus pais a aperfeiçoar sua arte, em Nápoles. Tendo estudado com o abade Dom PRESTE. Compôs principalmente música religiosa durante sua estada no conservatório de San Onofrio.
Estréia na ópera cômica com uma peça que obtem algum sucesso. Em 1776, recebeu um convite de Catherine II a czarina da Rússia para ser seu mestre de capella. Em 1792, quando escreveu aquele que é provavelmente o seu melhor trabalho: Il barbiere di Siviglia, ovvero La precauzione inutile, baseado na peça teatral Le barbier de Séville, de Beaumarchais. Retornou à Itália para deixar doze sinfonias e uma ópera, Il rè Teodoro. De volta a Nápoles, foi mestre de Fernando I das Duas Sicílias.


Giovanni Paisiello


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário