segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Palcos Musicais apresenta Recital de Violino Solo “Os 24 Caprichos de Paganini”

   Capriccios de Paganini

O violinista Cármelo de Los Santos executa uma das obras mais virtuosísticas para violino solo
A temporada da Série Palcos Musicais volta no próximo dia 8 de agosto (quinta-feira), no Teatro Crystal Palace, com um dos espetáculos mais esperados da programação. O violinista Cármelo de Los Santos se apresenta pela primeira vez em Londrina com uma das peças do repertório erudito para violino solo do compositor italiano Niccolò Paganini (1782-1840), considerada de alta dificuldade de performance técnica e chama atenção pelo virtuosismo.

A obra foi escolhida pelo músico gaúcho na temporada de 2012 quando foi apresentada na Série Solo Música. Do repertório existente para o violino, poucas obras exploram tanto o virtuosismo quanto os “24 Capriccios para Violino Solo, opus 1”.

Escrita como se fosse um amplo estudo da arte do violino, com duração de mais de uma hora, a obra é referência no estudo do instrumento e exige do intérprete, equilíbrio e domínio sobre uma técnica diferente, a cada movimento. “Além da dificuldade técnica, executar esta obra em sua integra é um desafio, exige muita energia e parece uma tarefa “olímpica”, destaca o violinista.

É tocada com frequência em concursos e recitais, porém apenas alguns movimentos, sendo rara a execução na sua íntegra em apenas um recital, devido à sua dificuldade. Algumas das técnicas mais estudadas no violino, como staccato, tremolo, cordas duplas e ricochet são exploradas nas peças de Paganini.

A obra, escrita entre 1802 e 1817, marca a revolução de Paganini na arte de tocar violino e serviu de inspiração para compositores importantes dos séculos XIX e XX, como Chopin, Liszt, Schumann, Brahms e Rachmaninoff. Como instrumentista, Paganini foi uma estrela do século XIX, fazendo muito sucesso com as suas apresentações.

Cármelo de Los Santos

Carmelo de Los Santos estudou no Brasil com Fredi Gerling. Ganhou projeção nacional aos 16 anos, quando foi o mais jovem vencedor do mais importante concurso musical brasileiro: o Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, além de ter sido o primeiro instrumentista de cordas a obtê-lo por unanimidade de público e crítica. Em função disso, em 1994 gravou um CD pelo selo Eldorado.


Bacharel em violino pela UFRS, na classe do professor Marcelo Guerchfeld, nos Estados Unidos estudou com Sylvia Rosenberg, com quem obteve o grau de Mestre em Música na “Manhattan School of Music” de Nova Iorque. Cursou a Universidade da Geórgia, onde teve aulas dom o violinista russo Levon Ambartsumian, onde obteve o grau de Doutor em Música. Em 2002 obteve a primeira colocação no concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música dos Estados Unidos (MTNA), realizado em Cincinatti. Estados Unidos.


Em 2003 venceu o IV Concurso Internacional de Instrumentos de Cordas Julio Cardona, em Covilhã, Portugal. É professor assistente na Universidade do Novo México, em Albuquerque, Estados Unidos. Como instrumentista, realizou turnês pelos Estados Unidos, Espanha, Portugal e Itália. Integra o Trio Porto Alegre, com o pianista Ney Fialkow e o violoncelista Hugo Pilger, com o qual realizou recitais na Alemanha e Chile. Com Ney Fialkow gravou o CD “Sonatas brasileiras”.


Serviço:
Concerto com CÁRMELO DE LOS SANTOS - VIOLINO
Dia: 8 de AGOSTO
Horário: 20h30
Local: Teatro Crystal Palace, rua Quintino Bocaiuva, 15 | fone:43 3315 1515
Preço: R$ 10,00 e R$ 5,00(meia entrada)

Os ingressos podem ser adquiridos no Café Royal Londrino, (tel.3027 1050), ao lado do hotel Crystal Palace, das 9h às 21h (domingo das 9h às  12h30). Serão aceitos cartões de crédito e débito.



Outras Informações:
Irina Ratcheva (coordenadora): 3024-4704 e 9938-4003

Nenhum comentário:

Postar um comentário