quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Os timbres e ritmos dos Balcãs na série "Palcos Musicais"


O músico e pesquisador Leonardo Jeszensky executa obras folclóricas  da Turquia, Bulgária, Romênia e  Macedônia para violino e alaúde e fala sobre o estilo da música tradicional dos Balcãs

A temporada da Série Palcos Musicais apresenta mais um concerto inédito no próximo dia 14, com entrada franca, na Sala de Espetáculos SESC Londrina.

Radicado na Turquia, o músico e pesquisador Leonardo Jeszensky vem pela primeira vez à cidade de Londrina com uma apresentação raramente apreciada pelo público local. O violinista, formado em música tradicional húngara no College of Nyiregyháza, realizou extensa pesquisa no campo centrada na música folclórica húngara, romena e klezmer.

O estilo da música tradicional dos Balcãs é pouquíssimo difundido nos meios musicais brasileiros. A vinda do pesquisador musicólogo servirá como ponto fundamental para a realização de um workshop destinado, sobretudo à comunidade acadêmica, mas também à comunidade externa. Além disso, ele realizará uma palestra-concerto destinada tanto à comunidade acadêmica quanto ao público em geral.

Seus workshop e palestra-concerto abordarão o estilo da música tradicional do Balcãs a partir do viés da rítmica e da ornamentação características que essa música apresenta. Essa proposta, que trata de um estilo bastante específico de música e será extremamente enriquecedora ao panorama cultural da cidade.

O público vai conhecer ritmos utilizados na música em estilo tradicional dos Balcãs, com destaque para os ritmos assimétricos (5/8, 7/8 , 9/8, 11/8, assimetria em 4/4) e poderá identificar os ritmos assimétricos utilizados na música em estilo tradicional dos Balcãs. O músico analisará as características estilísticas de interpretação do gênero a partir das singularidades de ornamentações, fraseados e ritmização.

O repertório escolhido pelo músico para esta apresentação inclui obras tradicionais da Turquia e da Macedônia, temas judaicos e a música tradicional búlgara e romena.
Programa


1.       MahurSazSemaisi. Autor: Nikolaki (música clássica turca) – alaúde
2.       BuzurkPesrev. Autor: Kantemiroglu (música clássica turca) - alaúde
3.       HanerosHalelu - Skocne – Hongas(suíte de temas judaicos) - violino solo
4.       HicazSandalCiftetelli (música tradicional turca)– alaúde
5.       UssakSazSemaisi. Autor: Salih Dede (música clássica turca)– alaúde
6.       KerimogluZeybegi. (tradicional turca)– alaúde
7.       SediDonka. (tradicional búlgara) - violino solo
8.       MuhayyerkurdiSazSemaisi. Autor: SadiIsilay (música clássica turca)– alaúde
9.       Hajnali. (lamentos húngaros tradicionais da Transilvânia/Romênia) - violino solo
10.   NihavendSazSemaisi. Autor: OmerAltug (música clássica turca)– alaúde
11.   Sandansko Horo.(tradicional búlgara)– alaúde
12.   HicazMandira e Kopanitsa. (tradicional da Turquia e da Macedônia)– alaúde


Leonardo Jeszensky ,  músico e pesquisador

Brasileiro-húngaro, nasceu em 1976. Estuda música clássica turca desde 2001. A partir de 2007 frequenta regularmente cursos de música turca na Grécia, estudando baglama (instrumento tradicional) com Erdal Erzincan, ud (alaúde turco) com Yurdal Tokcan e tanbur com Murat Aydemir. Em 2010 mudou-se para Istanbul a fim de continuar seus estudos na área. Frequentou cursos de graduação e mestrado no conservatório da universidade ITÜ (Istanbul Teknik Üniversitesi) tendo finalizado o programa de teoria da música clássica turca (makam teorisi) em 2011.

Hoje mora em Istanbul, é professor de violino e continua seus estudos de ud sob a orientação de Necati Celik e tanbur com Murat Aydemir.
                             
O músico realizará um Workshop destinado à comunidade acadêmica da UEL no dia 14 de agosto, das 14h00 , no departamento de Música do CECA (sala 656,  Campus Universitário) com o tema: Sonoridades do Mundo: o estilo da música tradicional dos Balcãs - Turquia, Romênia, Bulgária e Macedônia.

Assinatura: Palcos Musicais é uma promoção da Artis Colégium e Jornal de Londrina, com Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A Temporada conta com os apoios da Rádio UEL FM, Casa de Cultura da UEL, Londrina Convention e Visitors Bureau, SESI Paraná, Hotel Crystal e Gráfica Planográfica.

Parcerias: Curso de Licenciatura em Música da UEL e SESC Londrina


Serviço:

A MÚSICA DOS BALCÃS - Turquia, Romênia, Bulgária e Macedônia com Leonardo Jeszensky - músico e pesquisador/violino e alaúde      
Dia: 14 de AGOSTO, quarta-feira
Horário: 20h30
Sala de Espetáculos SESC Londrina, Rua Fernando de Noronha - 264 
tel. 43  3305 - 7800, Londrina (PR)
ENTRADA FRANCA

Os convites podem ser retirados no local antes do espetáculo.

Outras Informações:
Irina Ratcheva (coordenadora): 3024-4704 e 9938-4003


Nenhum comentário:

Postar um comentário