sexta-feira, 19 de abril de 2013

Diretora da Casa de Cultura/UEL participa do I Seminário Cultura e Universidade


Na próxima segunda-feira, 22, Magali Kleber, Diretora da Casa de Cultura/UEL, participará do I Seminário Cultura e Universidade: Bases para uma política nacional de cultura para as Instituições de Ensino Superior. O Seminário vai até 24 de abril e será realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA).  

A diretora irá compor um dos Grupos de Trabalho, "Arte e Cultura na universidade: novos arranjos para o ensino, pesquisa e extensão", que ocorrerá no dia 24. O mesmo grupo contará também com a presença de Juana Nunes, diretora de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC). Ela é também responsável pela implementação do Acordo de Cooperação firmado entre o MinC e o Ministério da Educação (MEC).

Juana Nunes falou à Casa de Cultura/UEL sobre o Seminário, os objetivos e as discussões que ele propõe. Confira a entrevista:

Casa de Cultura/UEL: O que é o Seminário Cultura e Universidade, desde seu objetivo a seu público?

Juana Nunes:  O I Seminário Cultura e Universidade é promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Universidade Federal da Bahia e o Fórum de Pró-reitores de Extensão. Ele tem  como objetivo sensibilizar, mobilizar e articular Instituições Públicas de Ensino Superior para dialogar sobre ações que promovam o desenvolvimento da cultura, envolvendo a ampliação de programas e cursos voltados para a formação, pesquisa e extensão em arte e cultura. Este encontro pretende também estabelecer diretrizes que apontem para uma plena cidadania cultural como agenda de inclusão, desenvolvimento, reconhecimento e promoção da diversidade cultural brasileira.
O público envolvido são os pesquisadores, pró-reitores de extensão, pesquisa e ensino, representantes dos estudantes e das rádios, TVs e editoras universitárias, diretores de institutos e centros de artes além de gestores públicos de órgãos como MinC, MEC, MCTI, CAPES, CNPq, FINEP e representantes da sociedade civil .  

CC/UEL: Como ocorreu a iniciativa de organizar esse Seminário?

Juana Nunes: Desde 2011, Dulce Aquino, pelo Fórum de pro-reitores, vem provocando o MinC nesta agenda. O Fórum de pro-reitores de extensão formulou no grupo de cultura uma primeira ação que previa a produção e circulação artística universitária. Com a criação da Diretoria de Educação e Comunicação, que tem como tarefa pensar e desenvolver um política de cultura para a educação, aproveitamos essas ideias que circulavam e montamos uma parceria com a Dulce, envolvemos as demais secretarias do MinC e levamos pra frente esse desejo que culminou na realização do Seminário Cultura e Universidade.

CC/UEL: Quais as discussões o Seminário Cultura e Universidade pretende promover?

Juana Nunes: O seminário busca promover discussões no campo do incentivo para a criação e para o aumento de programas e cursos destinados à formação, à pesquisa e à extensão nas áreas artísticas e culturais, e a construção de políticas públicas de cultura para educação.

CC/UEL: Quantas pessoas estão inscritas?


Juana Nunes: Cerca de 300 pessoas de todas as regiões do país.

CC/UEL: Como será a organização deste evento?

Juana Nunes: O seminário conta com 5 mesas temáticas, 7 grupos de trabalho, além de uma palestra e plenária. Tem  início na segunda-feira,  22, às 14h, com a mesa de abertura Construindo diretrizes para uma política pública de cultura para as Universidades com a participação de representantes de universidades, de órgãos do governo e movimentos estudantis.
Após a abertura, às 15h30, será realizada a palestra O legado de Anísio Teixeira para a cultura e a educação, que será proferida pelo professor Naomar de Almeida Filho, Doutor Honoris Causa pela McGill University, no Canadá.

Serviço:
A palestra, as mesas e plenária final poderão ser acompanhadas por meio de transmissão on-line, no endereço eletrônico: http://culturadigital.br/culturaeuniversidade/.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário