quarta-feira, 17 de abril de 2013

Chefe da divisão de Música e regente da OSUEL participam de concerto nos EUA



Além da participação no evento, Cícero Cordão e Maurizio Colasanti tiveram
a oportunidade de discutir uma parceria entre UEL e ISU


Cícero Cordão, Chefe da Divisão de Música, e Maurizio Colasanti, regente da OSUEL, foram até Illinois (EUA) para participarem do principal concerto da Illinois State University (ISU), da Gold Series. Na viagem que durou dez dias, eles aproveitaram para discutir uma parceria entre a ISU e a UEL, buscando agregar conhecimentos à OSUEL e ao departamento de música da UEL.

Cordão e Colasanti em ensaio geral com a
Illinoi State University Symphony Orchestra
Apesar do mau tempo, que ocasionou no cancelamento do último ensaio antes do concerto da Illinois State University Symphony Orchestra, Cordão informou que os resultados foram positivos. “Embora a neve tenha atrapalhado o andamento de um ensaio importante, a apresentação foi muito boa”, diz. Cícero conta que além dessa participação, ele e Colasanti tiveram a oportunidade de dar aulas, as chamadas “master class”. Essa aula difere da comum em sua configuração, pois o aluno geralmente executa uma única parte de uma sinfonia para que o mestre dê sugestões de aprimoramento da técnica. Colasanti lecionou a master class para a área de Orquestra e Cícero, para a área de metais. “Recebemos o retorno dos alunos dizendo que colocaram em pratica as sugestões que demos”, afirma.

Cordão e Colasanti participaram de três reuniões com os coordenadores de assuntos internacionais da ISU. “A viagem foi muito positiva, já trouxemos resultados palpáveis. Agora estamos aguardando os documentos que formalizem a parceria entre as universidades”, informa o Chefe da Divisão de Música. 

Segundo ele, a parceria é inédita para ambas as universidades. Mesmo sem definição concreta dos papéis de cada instituição, Cícero explica que, como a ISU possui o curso de Performance Musical com salas acústicas “maravilhosas”, a universidade pode contribuir com  o curso de Música da UEL. “A gente tem o curso de música, mas é com habilitação em Licenciatura. Para colocarmos em prática um curso de Performance Musical, essa parceria seria muito boa”, diz.

O Chefe da Divisão de Música fez vários elogios à estrutura da universidade. Além disso, ele informa que a parceria pode ser favorável também para a Divisão de Artes Cênicas, já que a Illinois State University também possui um Centro de Performance nesta área. O próximo passo é verificar a possibilidade de realizar parceria com outra universidade. “Vamos focar nessa instituição para termos certeza do resultado. Com essa parceria firmada, estamos pensando em expandir com outra. Nossas reuniões já apresentaram a chance de fazermos um “tripé”, buscando uma instituição não só nos EUA como também em algum país da Europa”, explica.

Foto: Arquivo Pessoal de Cícero Cordão


Nenhum comentário:

Postar um comentário