sexta-feira, 31 de agosto de 2012

“Sonoridades Londrinenses”



Arranjos orquestrais elaborados pelos alunos do Curso de Especialização em Música, Habilitação em Arranjo Musical, da Universidade Estadual de Londrina. 

Para deixar o domingo (02/09) ainda mais agradável a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina – OSUEL – fará apresentação memorável. O espetáculo será às 10h30 no CINE COM-TOUR/UEL e terá entrada franca! A regência será do maestro convidado DAVI OLIVEIRA.


OSUEL 

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, primeira orquestra sinfônica do Paraná, foi criada oficialmente em 14 de março de 1984, na gestão do Reitor Dr. Marco Antonio Fiori, tendo como objetivos: interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira; dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através de integração com o ensino, pesquisa e extensão. A Orquestra é uma entidade cultural que visa estimular a apreciação musical da população a ponto de possibilitar aos cidadãos ferramentas para que os mesmos ampliem o seu repertório musical histórico assim como possam formular uma opinião crítica sobre as mais diversas manifestações estéticas ao longo da história da música ocidental. 

A OSUEL é formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público e a incumbência de iniciar este trabalho coube ao Maestro Othônio Benvenuto, que já em 1978 realizava as primeiras experiências com um pequeno grupamento instrumental intitulado “Conjunto Música”, que aos poucos foi crescendo e atuando junto ao Coral da UEL. 

Sucedendo ao trabalho pioneiro do maestro Benvenuto, a OSUEL foi dirigida pelos maestros: José Eduardo Gramani, Cláudia Feres, Norton Morozowicz, Evgueni Ratchev, Wagner Polistchuk, Martin Tuksa, Henrique Vieira e Elena Herrera (Cuba, Brasil) e Maurizio Colasanti. 

Paralelamente aos concertos de gala, apresenta os “Concertos Didáticos”, projeto educacional com o objetivo de, através de aulas-concertos, contribuir para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, a partir do conhecimento da estrutura e composição de uma orquestra sinfônica, isto é, seus instrumentos e a importância de cada um no conjunto orquestral. A OSUEL busca, desta forma, despertar o interesse pela música de concerto, estimulando o público a refletir e a desenvolver o hábito da escuta crítica bem como o papel da música na sociedade contemporânea. Em 1999, a OSUEL gravou o primeiro CD e no final de 2000 realizou a gravação ao vivo em concerto da ‘Temporada Ouro Verde’ do segundo CD intitulado Compositores Brasileiros. Em outubro de Em outubro de 2003, recebeu a “Comenda Ouro Verde”, homenagem prestada pela Câmara Municipal de Londrina. 

MAESTRO DAVI OLIVEIRA 

Nascido em 17 de maio de 1983 na cidade de Belo Horizonte – MG iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade, sendo seu primeiro instrumento musical o piano. Aos 12 anos ingressou na Fundação Clovis Saldado - “Palácio das Artes” – para estudar violino, onde foi orientado pelos professores José Mauricio e Rodolfo Padilha. Teve aulas de regência plena e violino com o prof. Adalberto de Oliveira e, de violino com a professora Karine Oliveira, entre outros. Ainda em Belo Horizonte foi regente da Orquestra de Câmara da Igreja Batista da Lagoinha, participando também de diversas gravações de músicas sacras e concertos por toda a cidade. 

No ano de 2003, á convite do reitor Wilson de Matos Silva, assumiu o cargo de regente titular e diretor artístico da OFC – Orquestra Filarmônica Cesumar, em 2004 do Grupo Vocal Cesumar, e a coordenação do DCA - Departamento de Cultura e Artes Cesumar, na qual permanece. Também foi regente titular do coro Polifônico da Igreja Presbiteriana do Brasil de Maringá, de 2004 a 2005 e, do Coral da Igreja Batista Memorial de Maringá atualmente. Foi aluno do maestro e violinista Evgueni Ratchev e do maestro Henrique Vieira, ambos da OSUEL. 

Participou de festivais com o maestro Daysuke Soga de Tokio e, de diversos máster class com outros regentes renomados como Carlos Alberto Pinto Fonseca, Angela Pinto Coelho, Ernani Aguiar, Lutero Rodrigues, Dario Alejandro (Argentina) entre outros. Foi orientado também pelo maestro Roberto Tibiriça de São Paulo – SP. Graduou-se em Regência Coral pela UEM - Universidade Estadual de Maringá, na classe da professora mestre Andréia Anhezini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário