quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Ouro Verde está vivo



"Alguém morreu?" Perguntou uma menina para a mãe ao ver uma performance que acontecia em frente ao Cine Teatro Universitário Ouro Verde por volta das 15h30, ontem (14/02). Não, não era um velório. Era uma manifestação de amor pelo teatro que pegou fogo no último domingo (12/02) à tarde. Comovido com a tragédia, o coletivo "As incríveis laranjas podres performáticas" juntou-se a um grupo de estudantes que criou um evento no facebook com o intuito de homenagear esse símbolo da nossa cidade. 

O coletivo resgatou um trabalho já feito anteriormente denominado "Um canto para alguém, enfim" que consiste em ocupar espaços esquecidos ou, no caso do Ouro Verde, espaços muito importantes para a cidade. Munidos de instrumentos musicais e algum objeto que traga boas lembraças da infância, os atores interagem com esses espaços com o objetivo de dar a eles uma nova forma e um novo jeito de pensá-los. O coletivo "As incríveis laranjas podres performáticas" é composto por alunos de Artes Cênicas da UEL. Juliana do Espírito Santo, 21, é uma das integrantes do coletivo e explica que levou para sua performance uma fotografia de quando era criança. "Eu sempre sonhei em ser atriz e para mim o Ouro Verde representa um pouco desse sonho de infância".


Uma rosa ao Ouro Verde

Já, a primeira ideia de fazer uma homenagem ao teatro foi de um grupo de jovens que criou um evento no facebook intitulado "Ofereça uma rosa!". Eles convidaram os cidadãos londrinenses a levarem uma rosa para a frente do teatro e a "entregarem" a ele fazendo, assim, uma homenagem. Um poema foi lido por todos os participantes enquanto as flores eram oferecidas. Michele  Mrtvi, 16, uma das organizadoras do evento, afirmou que a intenção era também chamar a atenção das pessoas para a importância que o Ouro Verde possui. "Gosto muito de música clássica e o Ouro Verde sempre abrigou importantes festivais", afirma Michele ao lembrar dos concertos da OSUEL e da falta de outros espaços que abriguem este tipo de programação na nossa região.

A Casa de Cultura da UEL agradece às demonstrações de carinho da população. Seja pela internet ou por homenagens em frente ao teatro, ou ainda,  por um simples comentário de alguma lembrança boa que este espaço carrega. O teatro Ouro Verde pertece a cada um de nós. Ele não morreu. Todas as providências estão sendo tomadas para que, o mais breve possível, ele volte a ser palco das mais incríveis expressões artísticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário