segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Oficina "O SILÊNCIO: memórias inventadas"


A Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL promoverá a oficina "O silêncio: memórias inventadas", que será ministrada por François Kahn, de 05 a 11 de novembro.

As inscrições devem ser realizadas na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Duque de Caxias, 3391), por meio de currículo resumido e carta de intenção.
Maiores informações na Divisão de Artes Cênicas, ou pelo fone: 3322 1030.
Inscrições de pessoas não residentes em Londrina podem ser realizadas pelo e-mail camilo@uel.br.

Participem e divulguem!


O SILÊNCIO: memórias inventadas

Oficina de formação e aperfeiçoamento para jovens atores sobre a memorização, a improvisação estruturada e a interpretação

A oficina propõe aos participantes dois exercícios distintos:


- a composição individual de uma breve cena a partir de uma improvisação sobre lembranças pessoais
- uma composição coral (do grupo inteiro) a partir da poesias o fragmentos de prosa.


A oficina compreende tempos de exercícios físicos, de improvisação individual e de composição. O trabalho prático, ao redor do tema central da memória, permitirá aos atores experimentar as bases artesanais de seu oficio: a simplicidade, o rigor e a fantasia.

Número de vagas: 15 alunos no máximo

Horário:
14 às 18h

Público Alvo:
jovens atores (profissionais ou não)

Pré-Requisito: disponibilidade

Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL - Av. Duque de Caxias, 3391  fone: 3322 1030

Custos: A oficina será oferecida gratuitamente, somente será cobrado o valor de R$ 5,00 relativo à emissão do certificado de participação.

François Kahn,
Nascido na França em 1949, estudou biologia na universidade de Nantes. Fez parte do Grupo “Théâtre de l’Expérience”, em Paris, de 1972 a 1975. No mesmo período, encontrou Jerzy Grotowski e em seguida participou como guia de vários projetos para-teatrais do Teatr Laboratorium dirigido por Grotowski em Wroclaw (Polônia), até 1981. Fez parte do “Gruppo Internazionale l’Avventura”, de Volterra (Itália), de 1982 à 1985 e participou da direção e criação de várias oficinas organizadas pelo grupo: Viae - Actions dans la ville - L’atelier. 
Em 1986 voltou a dedicar-se ao teatro como ator e diretor. De 1986 a 1996 participou como ator e dramaturgo em espetáculos (em particular La trilogia) de Roberto Bacci, diretor do “Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatrale” de Pontedera, hoje Fondazione Pontedera Teatro. Durante o mesmo período, dirigiu os espetáculos Quentin – Rahel - Primo amore e Alice. Em 1995 criou o projeto TEATROdaCAMERA no qual atua como ator em espetáculos baseados em textos literários (Marcel Proust – Gérard de Nerval – Franz Kafka). Em 1998, convidado por Cesare Lievi, diretor do Centro Teatrale Bresciano, cria dois espetáculos: Il Sogno e la vita (baseado na obra de E.T.A Hoffmann) e O Marinheiro de Fernando Pessoa. Em 1999 se estabelece em Cremona onde prossegue o projeto TEATROdaCAMERA com os espetáculos “Moloch/Testemunha: Allen Ginsberg”, “La Marchesa di O.” de Heinrich von Kleist e “Viagem a Izu” de Kawabata Yasunari. 
Atualmente reside em Paris onde fundou a associação Odradek Theatre. Enquanto autor, ator e diretor, criou, em maio 2009, no âmbito do Festival Fabbrica Europa de Florença, o espetáculo "Les Dormeurs", segundo Walt Whitman, e o espetáculo "Nuisibles" segundo Jean-Loup Trassard.
Desde 1986 desenvolve, paralelamente ao trabalho de criação, uma atividade pedagógica dirigindo laboratórios que resultam na realização e na apresentação pública de espetáculos teatrais nele Scuole d’Arte Drammatica “Paolo Grassi” de Milão e “Nico Pepe” de Udine, no C.S.R.T di Pontedera e na Accademia dei Filodrammatici de Milão. Desde 1988 visita regularmente o Brasil, associando apresentações de espetáculos em português (Josefine, a Cantora - O Relatório - A Vista de Delft...) com oficinas para jovens atores em Londrina, Belém, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Diamantina e Ouro Preto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário