quinta-feira, 1 de julho de 2010

Orquestra Prelúdio UEL e Sinfônica Jovem UEL

As orquestras Prelúdio e Sinfônica Jovem da UEL vão se apresentar no Cine Teatro Universitário Ouro Verde neste domingo, dia 4. Pela manhã, às 10h30, será realizado o concerto da Orquestra Prelúdio e mais tarde, às 18h30, o da Sinfônica Jovem. A Entrada é livre.

Saiba mais:

Orquestra Prelúdio UEL

A Orquestra Prelúdio da Universidade Estadual de Londrina interpretará grandes nomes da música clássica como Beethoven, Purcell, Dvorak e Tchaikovsky, considerados mestres da composição. No programa, obras de importância atemporal, buscando agradar não apenas aos jovens participantes da orquestra, mas também a população como um todo. A orquestra estreou em público em dezembro de 1985, um ano após a fundação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina - OSUEL. A criação do “Prelúdio”, idealizada pelo Maestro Othonio Benvenuto, primeiro regente da OSUEL, foi de extrema importância porque reúne estudantes de instrumentos de orquestra que, de outra maneira, não teriam como vivenciar, através desse serviço de extensão cultural da Casa de Cultura da UEL, a experiência da Prática de Orquestra. Atualmente, a regência do Prelúdio está sob a responsabilidade do músico violinista da OSUEL, Prof. Juraci Barbosa. Ainda este ano, serão realizadas audições para admissão de novos integrantes no segundo semestre de 2010.

Sinfônica Jovem UEL

Em comemoração aos 5 anos de atividade, a Sinfônica Jovem da UEL vai realizar seu segundo concerto este ano sob a direção artística de Flávio Collins. No programa, obras do compositor italiano Antônio Vivaldi (1678-1941), que dentro da historiografia da música ocidental, é nome significativo pelo legado musical por ele produzido, tendo influenciado grandes compositores como J. S. Bach. Será uma oportunidade singular para músicos e platéia apreciarem a poética do compositor italiano, que produziu como poucos obras para instrumentos solo e orquestra, com profunda compreensão das possibilidades desses instrumentos, contribuindo para o desenvolvimento técnico dos executantes de vários instrumentos. O concerto terá a participação de sete solistas, sendo alguns profissionais e três que estarão debutando como solistas frente uma orquestra. No programa está: Concerto para orquestra em ré maior, RV 121; Concerto para dois oboés e orquestra, RV 535; Concerto para dois violoncelos e orquestra, Rv 531; Concerto para fagote e orquestra, RV 484; Concerto para dois violinos, Liuto (violão) e Basso continuo, e o Concerto para violino e orquestra 4 “Inverno”, da coletânea Il cimento dell'armonia e dell'inventione,Op 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário