quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Visita dos alunos do Vicente Rijo na Exposição Imagens da Dança

Nesta semana, os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Vicente Rijo foram visitar a Exposição Bilder Von Tanz - Imagens da Dança na Casa de Cultura Artes Plásticas. Alguns deles tinham ali o primeiro contato com uma mostra de artes plásticas. A partir do primeiro olhar e a explicação da monitora os estudantes compreenderam o significado da arte comtemporânea, que parte da valorização dos aspectos conceituais.
O grupo foi recebido por Juliana Miranda responsável pela parte pedagógica da Casa de Cultura Artes Plásticas, que conversou sobre a arte fotográfica da exposição. Mostrar o movimento da dança por meio do estático é um dos desafios que a fotografia é algo que ainda provoca o espectador. Além de promover essa discussão, a exposição provoca uma reflexão sobre a dualidade da dança comtemporânea e dança clássica, a expressão corporal e o registro do movimento artístico do gênero na Alemanha.




Movimento e fotografia - que contradição!



Movimento – motor de qualquer modificação – compreende-se como o princípio do vivo e contemporâneo em si mesmo. Ele tem seu ápice estético na dança artística, significando movimento levado pela música, melodia e ritmo. Dança simboliza dinâmica e modificação constante.

A fotografia é simultaneamente um movimento e uma perda. Uma perda por não poder captar a duração de um movimento corporal específico. A fotografia fragmenta o espaço e divide o tempo. Permanece um vestígio da luz refletida sobre uma superfície bidimensional, um segmento congelado. A fotografia da dança cria um momento estático sendo decorrentemente mais ‘artística’ que as artes plásticas, uma vez que ela ‘fotografa’ aquilo do qual ela apenas pode captar um fragmento. A fotografia da dança mostra o corpo como uma mescla de tempo e luz, como movimento quase intangível e nele se confronta com a ambivalência da dinâmica e da captação momentânea/do momentâneo.

A exposição Imagens da dança compreende 50 fotografias – coloridas e em p/b, bem como instalações de vídeo com fotografias de dança selecionadas de artistas/fotógrafos da Alemanha. Baseada em famosas companhias de dança internacionais como William Forsythe e Sasha Waltz, a mostra oferece um panorama representativo de uma forma de arte na região limítrofe entre documentação e autonomia artística. Concebida como exposição itinerante, após sua estréia na Alemanha em abril de 2006, o material iniciou uma turnê mundial com o apoio do Goethe-Institut.

Fotógrafos participantes da mostra: Andréa Esswein, Dominik Mentzos, Agnes Noltenius, Vanessa Ossa, Joerg Reichard, Bettina Stöss, Bernd Uhlig, Gert Weigelt e Peter







Nenhum comentário:

Postar um comentário