segunda-feira, 27 de julho de 2009

Os últimos acordes do 29º FML ao som de Mendelssohn e Haydn


O 29º Festival de Música de Londrina chega ao fim depois de 15 dias de aulas e apresentações artísticas em Londrina e Maringá. Entre os compositores que o 29º FML homenageou na programação artística estão os 100 anos de Mendelssohn e os 200 anos de morte de Haydn. No programa do concerto de encerramento, composições dos dois foram executadas e também uma peça do brasileiro Carlos Gomes.

A Orquestra Sinfônica, Solistas e Coro do 29º FML subiram no palco, com a participação especial de músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL). Na regência, o maestro do FML, Daisuke Soga. Ludmila de Carvalho (soprano): Nagila Santiago (mezzo-soprano); Ângelo Dias (Barítono), Wladimir Silva (Tenor), que também foi o responsável pela preparação dos coralistas.

A regência da Suíte “Sonhos de uma noite de verão” foi dos alunos do curso de regência Roberto Ondei, Natália Laranjeira, Paulo de Paula e João Carlos Rocha. E Hikaru Ebihara regeu a Abertura da ópera Salvador Rosa, de Carlos Gomes e os alunos Isaac Kerr, Murilo Pereira, Alexandra Arrieche e André Russo regerão a Suíte. Ao todo no palco serão 170 músicos que participam do concerto de encerramento.

Na primeira parte do programa foram executadas a Abertura de “Salvador Rosa”, de Carlos Gomes e trechos da Suíte “Sonhos de Uma Noite de Verão”, de F.Mendelssohn Bartholdy, com a famosa “Marcha Nupcial”. A segunda parte do programa trouxe “Missa em Do Maior” (Missa em Tempo de Guerra), de Joseph Haydn, com direto a orquestra, coro e solistas.

O programa
A peça “Sonhos de Uma Noite de Verão” foi composta por Mendelssohn quando o compositor tinha apenas 19 anos, segundo o maestro Daisuke Soga. “A execução da obra e das outras peças do concerto são um desafio para os estudantes do FML e uma grande experiência”, reforça o maestro. “A Missa” foi escrita durante “as guerras napoleônicas” e traz na melodia ícones militares. A peça foi composta Haydn depois de já ter escrito todas as 106 sinfônas da obra dele.

O Coro
Depois de duas semanas de intenso trabalho, os 80 alunos que participaram da “oficina de prática de coro”, ministrada pelo professor Wladimir Silva, da Paraíba, apresentaram-se no concerto de encerramento do 29° FML.
“Trabalhamos com alunos com e sem experiência, o que foi um grande desafio porque tivemos que apresentar um trabalho com qualidade e em pouco tempo. Nós conseguimos um bom resultado”, afirma o professor e serão regidos por Daisuke Soga que rege orquestras no mundo todo”.

(Texto baseado na Ascom 29º FML / Alea - Doc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário