terça-feira, 28 de abril de 2009

Vis Motrix inicia nova temporada


APOIO: CASA DE CULTURA UEL

O teatro de bonecos que encanta adultos e crianças de Londrina e região inicia a temporada 2009 Vis Motrix do Teatro Imago de Animação. As apresentações começam hoje e amanhã, e seguem durante o mês de maio.

A companhia foi fundada em 2005, e desde então tem conquistado o público com a arte das marionetes. O trabalho com os bonecos é baseado na antiga tradição japonesa, que une o ânimo (Vis) e a mobilidade (Motrix) para encenar fatos do cotidiano, por meio da subjetividade das marionetes.

Os estudos para a realização desse trabalho são frutos da tese de doutoramento de Mauro Rodrigues, diretor da companhia e professor de Artes Cênicas da UEL. Segundo ele, trabalhar com marionetes é um “processo sincrônico, une a coordenação motora e a sutileza, a criatividade e o desenvolvimento da espontaneidade.”


Os bonecos de espuma ganham vida nas mãos dos atores-animadores, que fazem do teatro, sua grande paixão. São eles Marcos Calegari, Robson Barbosa, Anna Rocha, Daniella Pagnoncelli, Renata Santana e Rafael de Souza. A criação é do diretor Mauro Rodrigues.


Além do trabalho no palco, a companhia realiza oficinas nas escolas do município, na tentativa de incentivar e criar um novo público para prestigiar o teatro. Para isso, é só organizar um grupo de 40 alunos ou mais, para que a Companhia vá até a escola ensine sobre a arte de marionetes às crianças e adolescentes.


A realização de oficinas também é realizada para atores interessados no teatro de bonecos. O primeiro módulo ocorreu dia 21 de março, dia mundial do teatro de marionetes, e o segundo se encerra agora em abril. Os alunos vão poder mostrar antes e durante as apresentações dessa temporada de 2009, um pouco do aprendizado das aulas. A intenção das oficinas é “fomentar novos produtos, novos profissionais para trabalhar como bonequistas”, defende o diretor.


Esta temporada tem uma parceria com Instituto do Câncer de Londrina. Parte da renda obtida com a venda dos ingressos será revertida ao tratamento dos pacientes. Além disso, o Instituto criou um mascote, o Nando, que será vendido antes e após as apresentações do Vis Motrix, para ajudar na renda do hospital.


Vis Motrix 2009 do Teatro Imago de Animação começa dia 29 de abril, com espetáculo aos sábados e domingos, às 20h30, no Teatro Zaqueu de Melo. A entrada custa 10 reais, estudantes e aposentados pagam meia. Os convites estão à venda na loja Uzzi, no Shopping Royal Plaza, na Loja Ciranda e na portaria do teatro, antes do espetáculo.


SERVIÇO
- Vis MOtriX - Companhia Imago Teatro de Animação
Quando - Sábado, às 20h30, e domingo, às 20h30 no Teatro Zaqueu de Melo - Av. Rio de Janeiro, 413 - Centro
Valor entrada - R$ 10 e R$ 5 (estudantes e aposentados)
Local de venda - Loja Uzzi, Shopping Royal Plaza, loja CIRANDA (Rua Jorge Velho, 190, fone 3325-6981 ou na portaria do teatro antes das apresentações

SESSÕES
dias 29 e 30 de abril, às 15h - quinta e sexta-feira
dias 2 e 3 maio, às 20h30 - sábado e domingo
dias 13 a 15 de maio, às 15h - quarta à sexta
dias 16 e 17 de maio, às 20h30 - sábado e domingo
dias 20 e 21 de maio, às 15h - quarta e quinta
dia 24 de maio, às 20h30 - domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário