quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

'Sejam Muito Bem-Vindos' segue em cartaz no cine Com-Tour até o dia 18


Sinopse



Taillandier (Patrick Chesnais) é um famoso pintor, já na casa dos sessenta anos de idade. Um dia, bruscamente, ele para de pintar. Deprimido, ele toma a decisão de ir embora, sem rumo preciso, e sem dar explicações a ninguém. No meio do caminho, ele encontra Marylou (Jeanne Lambert), uma adolescente rejeitada pela mãe. Logo os dois se tornam próximos, como pai e filha, e passam a viver juntos.
*Não recomendado para menores de 14 anos

Crítica

por Carolina Braga*retirada do link http://www.uai.com.br/app/noticia/cinema/2013/03/29/noticias-cinema,141317/relacao-transformadora.shtml

'Sejam muito bem-vindos' promove 

encontro inusitado que modifica caminhos

Jeanne Lambert, que estreia em cinema, e o veterano

 Patrick Chesnais mostram química em cena


     A recente filmografia francesa chama a atenção para a variedade de propostas cinematográficas que andam sendo feitas por lá. Aliás, diversidade nunca faltou. Mas para quem pensa que a produção do país é necessariamente restrita aos extremos – drama pesado de um lado e comédias leves do outro –, 'Sejam muito bem-vindos', a estreia desta semana, é a prova de que há um meio termo nisso. Inclusive, exemplares desse “tipo” francês têm feito muito sucesso, vide longas como 'Os intocáveis' (2011), 'E se vivêssemos todos juntos' (2012).

     Escrito e dirigido por Jean Becker (também responsável pelo bem-sucedido 'Minhas tardes com Margueritte', de 2010), é a história de um experiente pintor em crise criativa. No auge da depressão, Taillandier (Patrick Chesnais) resolve abandonar família e trabalho para partir em busca de si mesmo. Literalmente no meio do caminho, conhece a adolescente Marylou (Jeanne Lambert), expulsa de casa pela mãe, depois de crise com o padrasto. Sim, a trama é meio trivial mesmo, aquela coisa do encontro que modifica os protagonistas.

     Não é a primeira vez que Jean Becker trata disso e novamente o faz com absoluta despretensão. Eis o principal mérito do filme. É uma história banal, sem surpresas e que, ainda assim, guarda certa profundidade no que o diretor pretende discutir. Becker deixa claro o quanto uma relação sincera – independentemente de sua natureza – pode ser transformadora.

     Leveza é característica importante no longa. Apesar de falar sobre crise existencial, violência familiar, por exemplo, Jean Becker não abre mão de certo lirismo para abordar esses temas. 'Sejam muito bem-vindos' não traz qualquer inovação em sua narrativa. É tradicional, nos planos, nos cortes e até mesmo na trilha sonora. Se nem mesmo a trama se funda em reviravoltas, a delicadeza com que os dois protagonistas constroem a amizade é cativante. Muito disso se deve à química que os atores demonstram na tela.
     Generosidade, no caso, não parece ser algo restrito a Taillandier e Marylou, mas também ponto forte da troca entre o veterano Patrick Chesnais, um dos mais respeitados de sua geração, e a estreante Jeanne Lambert. A despeito de toda a diferença de currículo – ele com 118 trabalhos; ela, na primeira experiência – a dupla de atores exibe impressionante equilíbrio em cena. É difícil não acreditar na sinceridade dos dramas de cada um.

Serviço

Cine Com- Tour (Avenida Tiradentes, 1241 - Londrina)
Sessões: às 16h e às 20h30min
Ingressos: R$12 e R$ 6 (meia)

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

OSUEL realizou o último Concerto da Temporada Ouro Verde

     No último domingo, 11 de Dezembro, um grande público se reuniu na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora para presenciar o último concerto da Temporada Ouro Verde da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL). Após a execução de uma composição de abertura e algumas palavras do maestro, o grande coro composto por mais de 100 vozes se colocou diante da platéia.
     A chuva momentos antes da apresentação prenunciou o frescor da noite composta de músicas clássicas e natalinas. Desde o clima da igreja, com decorações de natal e um presépio, até os vestidos da soprano e da mezzo soprano na cor vermelha contribuíam para o sentimento de final de ano.




     Nessa quinta-feira a OSUEL realizará o último concerto do ano, com regência do Maestro Vitor Gorni. Dessa vez, a apresentação será no pátio do Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Londrina e conta com um repertório tão festivo quando o concerto natalino, com uma mistura de ritmos serão tocadas músicas como Happy, I Could have Danced All Night, uma coletânea de músicas dos Beatles, e outras.



Serviço 
Concerto CAIXA de Natal aos servidores da UEL
Dia: 15/12/2016
Horário: 11h30min
Local: Pátio do Restaurante Universitário da UEL (Campus Universitário)
Entrada Gratuita

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

NEUMA e Orquestra Barroca Capriccio Stravagante realizarão recital de música antiga


Que tal ir a um recital que te transportará a outra época? A Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL convida todos para o recital de encerramento das atividades desenvolvidas pelo NEUMA Ensemble Universitário de Música Antiga e pela Orquestra Barroca Capriccio Stravagante (OBCS). Com instrumentos como violino, flautas doces, guitarra barroca, violas da Gamba, oud árabe e outros, a apresentação será no dia 8 de dezembro, às 20h15min, na Divisão de Música (Rua Tupi, 210), a entrada é gratuita.
11 composições fazem parte do programa, entre elas “Corriente dicha la Mota, echa por Don Pedro de la Mota” de A. Falconiero, “Pavanne et Gaillarde de la guerre” de Claude Gervaise, “Sinfonia da Cantata BWV 156 - Dominica 3 post Epiphanias: ‘Ich steh mit einem Fuß im Grabe’” de J.S.B. O evento está previsto para acabar às 21h45min e promete te transportar a um tempo de reis e rainhas.

Inscrições Abertas


As inscrições para participar do NEUMA e da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante (OBCS) estão abertas até o dia 20 de dezembro. Para saber mais sobre as inscrições ligue na Divisão de Música (43) 3322-5224 e para saber mais sobre o recital acesse a página do EVENTO NO FACEBOOK.


Serviço

Recital de Encerramento das Atividades NEUMA e Orquestra Barroca Capriccio Stravagante
Data: 08/12/2016
Horário: 20h15min
Local: Divisão de Música da Casa de Cultura (Rua Tupi, 210)
Entrada Gratuita

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Calendário de Dezembro!



E Dezembro chegou, o mês de encerramentos e de festas.
Começamos o mês muito bem, com o último concerto do ano da série camerística “O Som que Toca a Alma”, da OSUEL, que foi realizado ontem.

O segundo concerto do mês é o esperado concerto Natalino de Encerramento da Temporada Ouro Verde, esse é mais que especial e conta com a participação dos Coros Adulto e Juvenil da UEL, o Coral Unicanto, o Coral da Igreja Presbiteriana Central de Londrina e o coro Entre Nós.

O último concerto  do ano apresentado pela OSUEL será o Concerto Caixa de Natal, uma homenagem aos servidores da UEL, aberto a todo o público.

Enquanto a OSUEL alegra nossos ouvidos, nossos olhos poderão contemplar as exposições da Divisão de Artes Plásticas (DaP), Perguntas em forma de cavalo-marinho e Manda Nudes continuam em exposição e a entrada é gratuita.
No Cine Com- Tour o filme “Sejam Muito Bem-Vindos” do diretor Jean Becker entra em cartaz hoje e permanece até o dia 14, com duas sessões diárias.

Para saber mais informações sobre esses eventos, a programação do Cine Com-Tour, e se manter informado sobre as próximas atividades da Casa de Cultura acompanhe nossa página no Facebook. 

https://www.facebook.com/casadeculturauel/