sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Coral H.U. em Canto se prepara para participar de Encontro Nacional de Corais


  O Coral H.U em Canto, do Hospital Universitário da UEL, se prepara intensamente para participar do XXII Encontro Nacional de Corais de Natal (ENCONAT), entre os dias 16 a 19 de novembro na Capital Potiguar. Formado por 25 servidores do Hospital, o Coro está preparando um repertório bem brasileiro, com músicas folclóricas e regionais além de uma composição do próprio regente. Além dos ensaios regulares o grupo já realizou quatro ensaios extraordinários, sendo um a cada mês nas dependências da Divisão de Música da Casa de Cultura. O próximo ensaio extraordinário acontecerá no dia 23 de outubro no Teatro Nanuk em Rolândia, o qual foi gentilmente cedido ao grupo pela Secretaria de Cultura do município.
  Com o último ensaio sendo realizado em um ambiente parecido com o que encontraremos em Natal, o grupo terá melhores condições de percepção de cada voz, o que colabora muito com a afinação, diz o regente Edvaldo Sousa.
 O Coro embarcará dia 14 de novembro acompanhado de uma violinista, uma violoncelista e um tecladista acompanhador.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Casa de Cultura e SESC Londrina realizam I Encontro de Coros Vozes da Primavera

No encontro as atividades são destinadas para grupos de terceira idade

A Universidade Estadual de Londrina, o Coro da Divisão de Música da Casa de Cultura ‘Tempos Dourados’ e o SESC Londrina realizam nesse sábado o I Encontro de Coros Vozes da Primavera. O evento promoverá uma mostra coral/ vocal, não competitiva, de grupos de terceira idade.       
O objetivo do encontro é promover o intercâmbio, a socialização e a valorização da arte nesta faixa etária. As atividades estão previstas para começar às 15 horas e ao longo do dia os participantes poderão participar de ações integrativas, oficina de voz e também de um ensaio de uma música para que todos os coros inscritos possam cantar juntos no final do encontro. Além dessa música todos os grupos participantes farão uma breve apresentação.
Os participantes são: Coro Feliz Idade das farmácias Vale Verde, com regência de José Mário Tomal, Tempos Dourados da UEL, regido por Regina Balan, Grupo de canto Heimatklänge, sob regência de Denis Camargo e Grupo de cantoria SESC Londrina, com a regência de Angela Araújo e Celi Silva.  No repertório dos grupos há músicas como “Cantores do Rádio”, “Maria, Maria”, “Eu só quero um xodó”, “Amanhecer” e “Caçador de Mim”, entre outras.  A partir das 18 horas as apresentações serão abertas ao público.

Serviço

I Encontro de Coros Vozes da Primavera
Data: 08/10/2016
Horário: apresentações a partir das 18 horas
Local: SESC Londrina – rua Fernando de Noronha, 264 - Centro – Londrina
Entrada Gratuita

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Músico da Casa de Cultura participa de encontro nacional de viola da gamba

No Encontro Brasileiro de Viola da gamba 2016 foi decidido a criação da Associação Brasileira do instrumento e a próxima sede do evento


O encontro desse ano foi realizado em Brasília. Durante três dias (do dia 9 ao dia 11 de setembro) os presentes partilharam conhecimento, estudaram formas de estimular a união dos músicos, ampliarem a difusão do instrumento e seus recursos no século XXI.
Com o auxílio do gambista Elimar Plínio Machado, músico da Divisão de Música da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e responsável pelo grupo NEUMA Ensemble Universitário de Música Antigua, Londrina foi a sede escolhida para o próximo encontro.
O principal tópico das discussões foi a criação de uma Associação Brasileira de Viola da gamba. A professora convidada Sarah Mead da Universidade de Brandeis/ EUA compartilhou sua experiência como membro da Associação Americana de Viola da gamba e inspirando os músicos brasileiros.

Ainda sobre a criação da associação foram discutidos os aspectos legais e jurídicos do processo e da manutenção da associação que busca o aprimoramento técnico-musical, conhecer profissionais renomados da área e atividades em grupo. Iniciou-se ainda a discussão de um pré-estatuto e decidiu-se o encaminhamento da proposta a todos os gambistas brasileiros residentes no país ou no exterior para que possam contribuir com suas ideias e sugestões, tornando a participação fundamental para uma entidade forte e promissora Possivelmente, no próximo encontro que será realizado em Londrina em 2017, a associação já estará formada e se torne o I Encontro da Associação Brasileira de viola da gamba.


Participe do Ateliê DaP

O período de inscrição para o Ateliê DaP está chegando ao fim. Para se inscrever o interessado deve enviar uma carta de intenção em participar do ateliê e um portfólio para o e-mail dap.atelie@gmail.com até o dia 5 de outubro. A divulgação do resultado será no dia 14 e o primeiro encontro será feito no dia 17 de outubro.
Com o projeto a Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL pretende promover discussões sobre arte contemporânea estimulando a produção individual dos participantes. Professores serão convidados para participarem dos encontros e no final do projeto, entre os dias 2 e 22 de dezembro, haverá uma exposição com as peças produzidas no ateliê.



Para informações, os interessados podem ligar na Divisão de Artes Plásticas pelo número 3322- 6844.