quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ESTREIA AMANHÃ NO CINE COM-TOUR/UEL




SINOPSE: 

A cidade de Nova Iorque está um tumulto só, e a era do capitalismo está agonizando. Uma visita do presidente dos Estados Unidos paralisa Manhattan e Eric Packer (Robert Pattinson), egocêntrico menino de ouro das altas finanças, tenta com sua limusine chegar ao outro lado da cidade para cortar o cabelo. Durante um dia de furia urbana, ele observa o caos urbano e humano e percebe, impotente, a queda de seu império financeiro. Nessas 24 horas mais importantes de sua vida, ele tem a certeza de que alguém está prestes a assassiná-lo. 

TRAILER: 


FICHA TÉCNICA: 

Diretor: David Cronenberg 

Elenco: Robert Pattinson, Samantha Morton, Jay Baruchel, Paul Giamatti, Kevin Durand, Juliette Binoche, Sarah Gadon, Mathieu Amalric, Emily Hampshire 

Produção: Paulo Branco, Martin Katz 

Roteiro: David Cronenberg 

Fotografia: Peter Suschitzky 

Trilha Sonora: Howard Shore 

Duração: 106 min. 

Ano: 2012 

País: França/ Itália/ Canadá/ Portugal 

Gênero: Drama 

Cor: Colorido 

Distribuidora: Imagem Filmes 

Classificação: 16 anos 

CURIOSIDADES: 

- Participou da competição oficial do Festival de Cannes 2012. 

- Baseado no livro homônimo de Dom DeLillo. 

- Colin Farrell era a escolha original para viver Eric Packer, mas teve que desistir por conflitos de agenda com a produção de O Vingador do Futuro (2012) e foi substituído por Robert Pattinson. 

- Marion Cotillard estava no elenco original, mas teve que abandonar o projeto devido a sua gravidez. Com a desistência de Cotillard, os nomes de Noomi Rapace e Keira Knightley foram considerados para o papel, mas ele acabou ficando com Samantha Morton. 

- No livro escrito por Dom DeLillo a moeda citada é o yen (Japão), enquanto que no filme é o yuan (China). Segundo o diretor David Cronenberg, a mudança foi feita para dar à história um ar mais futurístico, já que o yen havia passado por um colapso após o lançamento do livro. 

- Locações em Nova York e Toronto

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CASA DE CULTURA UEL CONVIDA:




A ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA FARÁ MEMORÁVEL APRESENTAÇÃO COM A REGÊNCIA DO MAESTRO TITULAR MAURIZIO COLASANTI.
O CONCERTO É O SEGUNDO DO CICLO MOZART E SERÁ DIA 26 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA), ÀS 20H30 NO TEATRO MARISTA LOCALIZADO NA RUA CRISTIANO MACHADO, 240 AO LADO DO COLÉGIO MARISTA. ENTRADA FRANCA.


PROGRAMA                     

Mikhail GLINKA (1804-1857)
Abertura “Russlan e Ludmila”


Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Sinfonia Concertante para Violino e Viola (K. 364) em Mi b Maior
Allegro maestoso
Andante
Presto

Solistas: Evgueni Ratchev, violino
                 Jairo Chaves, viola

Intervalo


Bedrich SMETANA (1824-1884)
O Moldava (Vltava)



Maurice RAVEL (1875-1937)
Bolero

CICLO MOZART

                O concerto é o segundo do ciclo Mozart, no qual a OSUEL apresentará ao público londrinense, as suas 41 sinfonias. É muito raro o público ter a oportunidade de escutar todas as sinfonias de Mozart executadas pela mesma orquestra em uma programação estabelecida. A OSUEL com esta iniciativa, e com o ciclo Brahms, se destaca como uma realidade cultural prestigiada e com uma missão importante.
                As primeiras sinfonias de Mozart, foram inspirados por Johann Christian Bach, que conheceu Mozart em Londres, em 1764. Enquanto na Itália, Johann Christian Bach desenvolveu o estilo contrapontístico que tinha aprendido com seu pai. O estilo sinfônico de Mozart, tem suas raízes neste estilo híbrido de Johann Christian Bach, porque ele tinha experimentado em primeira mão o encontro de cultura nórdica com o sul.
                No final dos anos 1760, Mozart permaneceu em Viena e depois retornou a Salzburgo. Em Viena, ele compôs outro conjunto de sinfonias marcado pelo movimento do minueto e trio, muito apreciado pelos austríacos. Como tinha feito em Londres, ele adaptou seu estilo de sinfonia, ao gosto local e, ao fazer isso desenvolveu sua própria técnica. Então, visitou a Itália, e desta visita surgiu um outro grupo de sinfonias.
                Como demonstrado por duas das sinfonias que escreveu nessa época (Sinfonia 29 KV 201 (1774) e a Sinfonia 25 em sol menor KV 183 (1773), Mozart atingiu o auge de sua "aprendizagem" sinfônica. Mozart escreveu mais de 50 sinfonias, embora a numeração oficial vá apenas até 41. A maioria delas foi escrita antes de 1781, quando Mozart deixou o serviço da corte do arcebispo Colloredo. As sinfonias eram uma maneira de afirmar a sua reputação e ganhar “um pouco de dinheiro” através de performances, comissões e publicações.
                Os últimos anos presenciaram o renascimento extraordinário das sinfonias de Mozart. Duas delas foram compostas por ocasião da visita de Mozart às duas cidades, Linz (nº 36 KV 425) e Praga (nº 38 KV 504) e, refletem as suas características, como a Sinfonia n º 31 "Pariser" KV 297. Linz é primeira sinfonia de Mozart a ter uma introdução lenta, enquanto que Praga não tem minueto e trio.
                Em 1788, no curto espaço de seis semanas, Mozart escreveu suas três últimas sinfonias, e não é claro o propósito de tais composições. As sinfonias nº 39 (KV 543), nº 40 (K. 550) e nº 41 (KV 551) são os símbolos do puro classicismo, e antecipa posteriores desenvolvimentos em termos de forma e caráter. Por esta razão, foram as sinfonias mais admiradas pelos críticos de todos os tempos.

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UEL

                A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, primeira orquestra sinfônica do Paraná, foi criada oficialmente em 14 de março de 1984, na gestão do Reitor Dr. Marco Antônio Fiori, tendo como objetivos: interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira; dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através de integração com o ensino, pesquisa e extensão. A Orquestra é uma entidade cultural que visa estimular a apreciação musical da população a ponto de possibilitar aos cidadãos ferramentas para que os mesmos ampliem o seu repertório musical histórico assim como possam formular uma opinião crítica sobre as mais diversas manifestações estéticas ao longo da história da música ocidental.
                A OSUEL é formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público e a incumbência de iniciar este trabalho coube ao Maestro Othônio Benvenuto, que já em 1978 realizava as primeiras experiências com um pequeno grupamento instrumental intitulado “Conjunto Música”, que aos poucos foi crescendo e atuando junto ao Coral da UEL.
                Sucedendo ao trabalho pioneiro do maestro Benvenuto, a OSUEL foi dirigida pelos maestros: José Eduardo Gramani, Cláudia Feres, Norton Morozowicz, Evgueni Ratchev, Wagner Polistchuk, Martin Tuksa, Henrique Vieira e Elena Herrera (Cuba, Brasil) e Maurizio Colasanti.
                Paralelamente aos concertos de gala, apresenta os “Concertos Didáticos”, projeto educacional com o objetivo de, através de aulas-concertos, contribuir para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, a partir do conhecimento da estrutura e composição de uma orquestra sinfônica, isto é, seus instrumentos e a importância de cada um no conjunto orquestral. A OSUEL busca, desta forma, despertar o interesse pela música de concerto, estimulando o público a refletir e a desenvolver o hábito da escuta crítica bem como o papel da música na sociedade contemporânea.
                Em 1999, a OSUEL gravou o primeiro CD e no final de 2000 realizou a gravação ao vivo em concerto da ‘Temporada Ouro Verde’ do segundo CD intitulado Compositores Brasileiros. Em outubro de 2003, recebeu a “Comenda Ouro Verde”, homenagem prestada pela Câmara Municipal de Londrina.

MAURIZIO COLASANTI

                Maurizio Colasanti, está bem estabelecido internacionalmente como um dos maestros mais ecléticos e dinâmicos de sua geração. Precoce talento musical iniciou estudos de música com E. De Renzis com cinco anos de idade e tocou seu primeiro concerto como solista aos sete.Tem atuado como regente com grandes orquestras nas principais salas de concertos do mundo. Durante a temporada 2012, ele estreou na Orchestra della Magna Grecia, Orchestra Sinfonica di San Remo, Orchestra Sinfonica della Provincia di Chieti, Adana Symphony Orchestra, Istambul Symphony Orchestra, Festival Brahms, Wigmore Hall (Londres), Orquestra Sinfônica del Estado de México e Guanajuato Simphonic Orchestra (México), Orchestra Teatro Lirico di Cagliari (Le Chant du Rossignol de Stravinsky e Gianni Schicchi de Puccini), Orchestra Teatro Politeama Palermo (La Rondine de Puccini), Teatro Marrucino (Rigoletto de Verdi). Atualmente é Diretor Artistico da Società Italiana della Musica e del Teatro, e Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina - OSUEL.

EVGUENI RATCHEV

                 Natural da Bulgária, o violinista Evgueni Ratchev realizou sua Graduação  e Mestrado em Violino na Academia Superior de Música de Sófia, Bulgária. Especializou-se em Violino com o Profº Fritz Elers como camerista com o Profº Ziegfried Palm (Alemanha) e em Regência Orquestral com Franco Ferrara em Siena(Itália).Finalista no Concurso Internacional de Violino “J. S. Bach” em Leipzig(Alemanha).Integrou como Spalla e Solista uma das mais importantes Orquestras de Câmara da Bulgária “Stúdio Concertante”.
                Em 1987, veio para o Brasil, criando o Quarteto de Cordas de Belém. Fundou a Orquestra de Câmara do Pará, atuando como regente e spalla.
                Como maestro convidado e solista, realizou vários concertos no Brasil, com as Orquestras Sinfônicas de Belo Horizonte, Brasília e Paraná, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.         
                Desde 1996 é Spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Ocupou o cargo de maestro adjunto nesta mesma orquestra no período de 1996 à 2003.Realizou concertos como regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington, Las Colinas Symphony Orchestra, no Texas(EUA).
                Desenvolveu intensa atividade pedagógica como professor de violino no Curso de Música do Colégio Mãe de Deus em Londrina e integrou o corpo docente de violino e música de câmara no Curso Superior de Música da Universidade Estadual de Maringá - Paraná. É professor convidado nos Festivais de Música de Londrina, Brasília e Cascavel.
                Em 1998 fundou a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” sendo spalla e Diretor Artístico. Dirigiu a gravação do primeiro CD “Imagens Brasileiras” da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” que resultou em reconhecimento nacional recebendo o maior prêmio de música, PRÊMIO TIM DE MÚSICA BRASILEIRA.
                Anualmente é convidado a realizar master classes de violino  e concertos como regente e solista de Missouri Chamber Orchestra e da Univesity Philarmonic Orchestra, Missouri-Columbia(EUA). Ressalte-se como de grande importância ainda este ano a edição do CD, do projeto “Retratos Brasileiros”,com as obras do compositor Edino Krieger, recentemente lançado na cidade de  Londrina.

JAIRO CHAVES

                Radicado em Londrina desde 1995, vencedor de diversos Prêmios Nacionais e Internacionais, atuou como solista à frente de diversas orquestras brasileiras e europeias. Em 2001 lançou seu primeiro CD com obras de Hindemith, Piazzolla e Guerra-Peixe. Realizou recitais na Europa e Estados Unidos. Entre os anos de 2003 e 2004, a convite do Primeiro Violista da Filarmônica de Berlim (Alemanha), Wilfried Strehle, foi membro da Academia da Filarmônica de Berlim, período em que integrou o naipe de violas da Filarmônica em inúmeros concertos sob a regência de consagrados maestros tais como: Sir Simon Rattle, Bernard Haitink, Daniel Barenboim, Pierre Boulez, entre outros. Atua como Primeiro Violista da OSUEL desde 1995 e da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” desde sua fundação em 1998, além de ser convidado para gravações, participações em Orquestras e professor em Festivais de Música pelo Brasil.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SEGUE EM CARTAZ NO CINE COM-TOUR/UEL


SINOPSE: 

Nova York, final dos anos 40. Sal Paradise (Sam Riley) é um aspirante a escritor que acaba de perder o pai. Ao conhecer o libertário Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um jovem andarilho alucinante, Sal é apresentado a um mundo até então desconhecido, onde há muita liberdade sexual e largo consumo de drogas. A personalidade magnética do recém-chegado conquista Sal e juntos partem para conhecer os Estados Unidos numa jornada de autoconhecimento, longe de uma vida monótona e cheia de regras. Esta parceria eles dividem com Marylou (Kristen Stewart), que é apaixonada por Dean. 

FICHA TÉCNICA: 

Diretor: Walter Salles 

Elenco: Kristen Stewart, Amy Adams, Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Garrett Hedlund, Alice Braga, Sam Riley. 

Produção: Charles Gillibert, Nathanaël Karmitz, Jerry Leider, Rebecca Yeldham, Walter Salles 

Roteiro: Jose Rivera 

Fotografia: Eric Gautier 

Trilha Sonora: Gustavo Santaolalla 

Duração: 137 min. 

Ano: 2011 

País: EUA 

Gênero: Drama 

Cor: Colorido 

Estúdio: American Zoetrope / Film4 / MK2 Productions / Video Filmes 

Classificação: 16 anos 


CURIOSIDADES: 

- Baseado no best seller "On the Road", um dos símbolos da contracultura Pé na Estrada”, escrito por Jack Kerouac nos anos 50. 

- O livro foi eleito pela revista “Time” como um dos 100 melhores escritos em inglês entre 1923 e 2005. 

- A produção executiva é de Francis Ford Coppola, que comprou os direitos em 1979 e não conseguiu tocar o projeto adiante por décadas. 

- Ao longo das décadas, vários roteiros foram escritos em tentativas de adaptar o livro "Pé na Estrada" para o cinema. Segundo o diretor Walter Salles, 15 roteiros haviam sido escritos antes da versão usada no filme. 

- Durante o processo de confecção do roteiro, Walter Salles e o roteirista Jose Rivera tiveram acesso a uma cópia do manuscrito de "Pé na Estrada", que estava com o irmão da última mulher do autor Jack Kerouac. O início do manuscrito era bastante diferente do livro e influenciou o roteiro do filme. 

- No início dos anos 90, numa das várias tentativas de levar o livro "Pé na Estrada" ao cinema, o ainda pouco conhecido Johnny Depp recusou uma proposta para interpretar o personagem Sal Paradise. 

- A atriz Kristen Stewart entrou para o elenco do filme bem antes de ficar conhecida graças à sérieCrepúsculo. Ela foi indicada ao diretor Walter Salles pelos colegas Alejandro González Inárritu eGustavo Santaolalla, que haviam visto seu desempenho em Na Natureza Selvagem (2007). Na época Salles teve que anotar seu nome, já que nunca tinha ouvido falar dela.

- Em conversa com o diretor, Kristen Stewart declarou ser fã do livro e que faria qualquer coisa para interpretar Marylou. Na época ela tinha entre 16 e 17 anos, a mesma idade da personagem. Entretanto, atrasos na produção fizeram com que as filmagens apenas começassem anos depois, quando a atriz já era bastante conhecida. 

- A atriz Lindsay Lohan esteve cotada para interpretar a personagem Marylou. 

- O ator Viggo Mortensen foi escalado para um papel no filme muito por ser um profundo conhecedor da cultura beat, que teve como um de seus ícones Jack Kerouac, autor de "Pé na Estrada". 

- Para melhor compreender o universo de "Pé na Estrada", Walter Salles resolveu rodar antes um documentário sobre o percurso citado no livro. Desta forma ele e uma pequena equipe percorreram o mesmo caminho, entrevistando pessoas e captando informações sobre a ambientação a ser utilizada em Na Estrada

- Antes do início das filmagens, Walter Salles reuniu o elenco por três semanas em um acampamento sobre a cultura beat. Segundo a atriz Kristen Stewart, neste período todos ouviram entrevistas de Jack Kerouac e discutiram literatura. 

- As filmagens começaram em agosto de 2010, em Montreal, no Canadá. De lá o elenco viajou para Quebec, Calgary, México, Arizona, Louisiana, Califórnia, Argentina e Chile. 

- Ao chegar para as filmagens em Nova Orleans, Viggo Mortensen levou consigo as roupas de seu personagem, as armas que poderia usar na época retratada e uma máquina de escrever. Além disto, havia feito uma pesquisa aprofundada sobre o que o autor William F. Burroughs estava lendo na época.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO CINE COM-TOUR

PARA AS CRIANÇAS


SINOPSE:

Na Argélia, década de 1920, o rabino Sfar vive com sua filha Zlabya, além de um papagaio tagarela e um gato sem nome. O gato devora o papagaio e começa a falar sem parar. Para não ficar longe de sua amada dona, o gato decide se converter ao judaísmo, e passa a compreender melhor os fundamentos da religião. Ao mesmo tempo, a chegada inesperada de um judeu russo à cidade obriga o Rabino e seu amigo, um líder islâmico, a fazerem uma cruzada pela África, local marcado pelas mais diversas crenças religiosas, raças e línguas. Vários novos amigos - e inimigos - cruzam o caminho desta caravana.

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Antoine Delesvaux, Joann Sfar
Elenco: Vozes originais de Mathieu Amalric, Hafsia Herzi, Karina Testa, François Damiens, Mohamed Fellag, Daniel Cohen, Eric Elmosnino, Joann Sfar, Maurice Bénichou, Jean-Pierre Kalfon, François Morel.
Produção: Antoine Delesvaux, Clement Oubrerie, Joann Sfar
Roteiro: Sandrina Jardel, Joann Sfar
Fotografia: Jérôme Brézillon
Trilha Sonora: Olivier Daviaud
Duração: 100 min.
Ano: 2011
País: França, Áustria
Gênero: Animação - cópia original legendada
Cor: Colorido
Classificação: 12 anos

TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=dXN3XPHfYW8

CURIOSIDADE:

- O Gato do Rabino tem sua origem no livro homônimo de Joann Sfar. Além de escritor, Sfar adaptou, dirigiu e produziu o filme.


PRÊMIOS:

- Vencedor do César de Melhor Animação em 2012.
- Vencedor do Crystal de Melhor Filme no Festival de Filmes de Animação de Annecy, França.


                                      PARA OS ADULTOS




SINOPSE:

Nova York, final dos anos 40. Sal Paradise (Sam Riley) é um aspirante a escritor que acaba de perder o pai. Ao conhecer o libertário Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um jovem andarilho alucinante, Sal é apresentado a um mundo até então desconhecido, onde há muita liberdade sexual e largo consumo de drogas. A personalidade magnética do recém-chegado conquista Sal e juntos partem para conhecer os Estados Unidos numa jornada de autoconhecimento, longe de uma vida monótona e cheia de regras. Esta parceria eles dividem com Marylou (Kristen Stewart), que é apaixonada por Dean. 

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Walter Salles

Elenco: Kristen Stewart, Amy Adams, Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Garrett Hedlund, Alice Braga, Sam Riley.

Produção: Charles Gillibert, Nathanaël Karmitz, Jerry Leider, Rebecca Yeldham, Walter Salles

Roteiro: Jose Rivera

Fotografia: Eric Gautier

Trilha Sonora: Gustavo Santaolalla

Duração: 137 min.

Ano: 2011

País: EUA

Gênero: Drama

Cor: Colorido

Estúdio: American Zoetrope / Film4 / MK2 Productions / Video Filmes

Classificação: 16 anos

TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=uUzklNReJbs

CURIOSIDADES:

- Baseado no best seller "On the Road", um dos símbolos da contracultura Pé na Estrada”, escrito por Jack Kerouac nos anos 50. 

- O livro foi eleito pela revista “Time” como um dos 100 melhores escritos em inglês entre 1923 e 2005. 

- A produção executiva é de Francis Ford Coppola, que comprou os direitos em 1979 e não conseguiu tocar o projeto adiante por décadas. 

- Ao longo das décadas, vários roteiros foram escritos em tentativas de adaptar o livro "Pé na Estrada" para o cinema. Segundo o diretor Walter Salles, 15 roteiros haviam sido escritos antes da versão usada no filme. 

- Durante o processo de confecção do roteiro, Walter Salles e o roteirista Jose Rivera tiveram acesso a uma cópia do manuscrito de "Pé na Estrada", que estava com o irmão da última mulher do autor Jack Kerouac. O início do manuscrito era bastante diferente do livro e influenciou o roteiro do filme. 

- No início dos anos 90, numa das várias tentativas de levar o livro "Pé na Estrada" ao cinema, o ainda pouco conhecido Johnny Depp recusou uma proposta para interpretar o personagem Sal Paradise. 

- A atriz Kristen Stewart entrou para o elenco do filme bem antes de ficar conhecida graças à série Crepúsculo. Ela foi indicada ao diretor Walter Salles pelos colegas Alejandro González Inárritu e Gustavo Santaolalla, que haviam visto seu desempenho em Na Natureza Selvagem (2007). Na época Salles teve que anotar seu nome, já que nunca tinha ouvido falar dela.

- Em conversa com o diretor, Kristen Stewart declarou ser fã do livro e que faria qualquer coisa para interpretar Marylou. Na época ela tinha entre 16 e 17 anos, a mesma idade da personagem. Entretanto, atrasos na produção fizeram com que as filmagens apenas começassem anos depois, quando a atriz já era bastante conhecida. 

- A atriz Lindsay Lohan esteve cotada para interpretar a personagem Marylou. 

- O ator Viggo Mortensen foi escalado para um papel no filme muito por ser um profundo conhecedor da cultura beat, que teve como um de seus ícones Jack Kerouac, autor de "Pé na Estrada". 

- Para melhor compreender o universo de "Pé na Estrada", Walter Salles resolveu rodar antes um documentário sobre o percurso citado no livro. Desta forma ele e uma pequena equipe percorreram o mesmo caminho, entrevistando pessoas e captando informações sobre a ambientação a ser utilizada em Na Estrada

- Antes do início das filmagens, Walter Salles reuniu o elenco por três semanas em um acampamento sobre a cultura beat. Segundo a atriz Kristen Stewart, neste período todos ouviram entrevistas de Jack Kerouac e discutiram literatura. 

- As filmagens começaram em agosto de 2010, em Montreal, no Canadá. De lá o elenco viajou para Quebec, Calgary, México, Arizona, Louisiana, Califórnia, Argentina e Chile. 

- Ao chegar para as filmagens em Nova Orleans, Viggo Mortensen levou consigo as roupas de seu personagem, as armas que poderia usar na época retratada e uma máquina de escrever. Além disto, havia feito uma pesquisa aprofundada sobre o que o autor William F. Burroughs estava lendo na época.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

HOJE NO CINE COM-TOUR/UEL


SINOPSE:

Na Argélia, década de 1920, o rabino Sfar vive com sua filha Zlabya, além de um papagaio tagarela e um gato sem nome. O gato devora o papagaio e começa a falar sem parar. Para não ficar longe de sua amada dona, o gato decide se converter ao judaísmo, e passa a compreender melhor os fundamentos da religião. Ao mesmo tempo, a chegada inesperada de um judeu russo à cidade obriga o Rabino e seu amigo, um líder islâmico, a fazerem uma cruzada pela África, local marcado pelas mais diversas crenças religiosas, raças e línguas. Vários novos amigos - e inimigos - cruzam o caminho desta caravana.

FICHA TÉCNICA:


Diretor: Antoine Delesvaux, Joann Sfar
Elenco: Vozes originais de Mathieu Amalric, Hafsia Herzi, Karina Testa, François Damiens, Mohamed Fellag, Daniel Cohen, Eric Elmosnino, Joann Sfar, Maurice Bénichou, Jean-Pierre Kalfon, François Morel.
Produção: Antoine Delesvaux, Clement Oubrerie, Joann Sfar
Roteiro: Sandrina Jardel, Joann Sfar
Fotografia: Jérôme Brézillon
Trilha Sonora: Olivier Daviaud
Duração: 100 min.
Ano: 2011
País: França, Áustria
Gênero: Animação - cópia original legendada
Cor: Colorido
Classificação: 12 anos

TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=dXN3XPHfYW8

CURIOSIDADE:

- O Gato do Rabino tem sua origem no livro homônimo de Joann Sfar. Além de escritor, Sfar adaptou, dirigiu e produziu o filme.

PRÊMIOS:

- Vencedor do César de Melhor Animação em 2012.
- Vencedor do Crystal de Melhor Filme no Festival de Filmes de Animação de Annecy, França.